LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ué? DirectX 12 faz Quantum Break perder desempenho no PC

03 de outubro de 2016 13

Após uma longa espera, o aclamado título Quantum Break finalmente chegou aos usuários de PC, podendo ser adquirido tanto por meio da própria Windows Store nos dispositivos que utilizam o Windows 10 quanto na Steam para quem conta com versões anteriores do sistema ou simplesmente não se entusiasmou com a loja oficial.

Pelo visto, os usuários podem ter mais um motivo para evitar a Windows Store ao menos por enquanto, pois de acordo com testes realizados pelo portal DigitalFoundry a versão baseada nas APIs do DirectX 12 apresentam desempenho consideravelmente inferior do que a liberada através da Steam, que ainda tem como base o DirectX 11. Como demonstrado no vídeo abaixo, o jogo se manteve facilmente acima dos 40 fps durante todo o tempo de execução em sua versão disponibilizada pela Steam, enquanto o título baixado via Windows Store "sofreu" para se manter acima de 30 fps, chegando a ficar abaixo disto em momentos mais dinâmicos.

Em ambos os casos a otimização ainda está longe do ideal, já que em teoria a placa gráfica GeForce GTX 970 deveria ser capaz de rodar tranquilamente Quantum Break em resolução Full HD com uma taxa de quadros mais próxima dos 60 fps, porém caso você conte com o título disponibilizado na Steam será necessário um trabalho menor para configurar a qualidade gráfica em um ponto onde esta fluidez seja encontrada. De uma forma geral, foi encontrada uma média de 44 fps no jogo em DirectX 11, enquanto sua versão em DirectX 12 atingiu média de 33 fps, configurando assim uma diferença de 33% entre ambas as versões.

Outro ponto importante a ser destacado é que a versão de Quantum Break disponibilizada na Windows Store incrivelmente apresenta problemas de compatibilidade com a grande maioria de placas gráficas em determinados momentos. Isto faz com que seja exibida a conhecida mensagem de erro "o componente parou de funcionar" e o jogo trave repentinamente enquanto o driver é executado novamente, algo que não acontece na versão vendida através da Steam. Os responsáveis pelo jogo afirmaram que uma solução está em vias de ser liberada, porém não há como sabermos quanto tempo isto levará para ser feito.

Por último, foram realizados testes também com as placas GeForce GTX 1060 e AMD RX 480 tanto com o DirectX 11 quanto com a versão mais atual. Pelo visto os problemas de desempenho são mais recorrentes com componentes da NVidia, pois na GeForce foi novamente encontrada uma redução de aproximadamente 30%, enquanto na placa da AMD não houve qualquer problema em ambos os casos, sendo encontrada a mesma taxa de 43,4 fps.

E você, já instalou Quantum Break em seu PC? O que está achando do jogo? Deixe-nos seu comentário abaixo!


13

Comentários

Ué? DirectX 12 faz Quantum Break perder desempenho no PC

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar