24 Novembro 2017
No início de outubro, um membro da equipe de No Man’s Sky informou que todos estavam trabalhando para trazer melhorias ao jogo. O título, que foi lançado bem abaixo do que era esperado, levou muitos usuários a pedirem reembolso, e até uma investigação sobre propaganda enganosa foi aberta contra a Hello Games.
Nesta sexta-feira, um tweet da companhia chamou a atenção da internet. A Hello Games teria admitido que o jogo foi “um erro”.
Estava claro que uma grande reportagem se desenhava. Vários sites especializados em cobrir jogos eletrônicos foram atrás de descobrir a verdade. O Kotaku foi um deles:
Suspeitando que a conta tivesse sido comprometida, Kotaku entrou em contato com [Sean] Murray [chefe da Hello Games] por uma conta de email pela qual nos comunicamos no passado, por volta das 9 da manhã.
Perguntamos se a conta do Twitter havia sido hackeada. A resposta que tivemos foi: “Não, o tweet não foi um hack, mas sim um funcionário descontente. O email que enviamos, no entanto, é oficial”.
De acordo com a publicação, a Forbes e o Mashable receberam basicamente a mesma mensagem de alguém que disse ser Sean Murray. Mas a reportagem, ao continuar em contato pelo email, começou a desconfiar que não fosse o chefe da Hello Games o seu interlocutor.
O email ao qual a mensagem se referia não havia sido enviado ao Kotaku. Posteriormente, a redação do site de games pediu uma cópia e recebeu o seguinte texto, encaminhado de outra conta da Hello Games, com horário de 7h55:
No Man’s Sky foi um erro.
Entrei em contato com você porque o silêncio da Hello Games foi injustificável e não profissional. A comunidade me pediu para falar, e eu tenho uma confissão a fazer. O jogo estava simplesmente incompleto ao ser lançado. Nossas mãos foram forçadas não só pela Sony, mas também pela comunidade.
O assédio constante e o absoluto mau comportamento da comunidade tornou difícil que cumpríssemos nossa visão artística, enquanto a pressão da Sony pelo lançamento o mais rápido possível nos forçou a eliminar recursos chave. Quero me desculpar pelo que não entregamos, já que o jogo não atende ao que era nossa visão artística.
No entanto, nós desejamos que a comunidade fosse mais compreensiva com nossa situação. Muita gente pediu reembolso apesar de nossa promessa de continuar a melhorar e atualizar No Man’s Sky. Nós somos um estúdio pequeno que deu sangue, suor e lágrimas a este projeto.
A completa falta de respeito ao nosso trabalho entristece não apenas a mim, mas à equipe também. Queremos melhorar o jogo até o ponto que o imaginamos e além.
Espero que todos os afetados entendam.
Sean Murray
Aparentemente, a origem do problema foi a conta do LinkedIn de Sean Murray, de onde partiu o tweet original sobre o jogo ter sido um erro. Posteriormente, o chefe da Hello Games postou dois tweets em sua conta sobre o assunto:
Server hacked. We're binging Mr Robot Episodes as quickly as we can looking for answers. Ep05 is a cracker
— Sean Murray (@NoMansSky) October 28, 2016
If anything was a mistake, it was using Linked In without 2FA.
— Sean Murray (@NoMansSky) October 28, 2016
Servidor hackeado. Estamos analisando episódios de Mr Robot o mais rápido possível em busca de respostas. Se alguma coisa foi um erro, foi usar o LinkedIn sem 2FA.
Posteriormente, a conta da Hello Games – que não postava nada desde o dia 23 de setembro, respondeu a um tweet de Sean Murray informando que não estava mais hackeada, e que tanto o tweet como os emails eram falsos.
Pode ter sido alguém descontente com o que No Man’s Sky prometeu e o que entregou no lançamento, ou pode ter sido um ex-funcionário descontente, mesmo. Ou até pode ser que Murray se arrependeu de como escolheu pedir desculpas e voltou atrás, dizendo que era tudo arte de um hacker.
Se é que já não foi tudo realmente desvendado, saberemos toda a verdade por trás dessa história um outro dia.
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