LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android atualizado: relatório elege melhores marcas em distribuir atualizações de segurança

29 de abril de 2020 30

O Android 11 está cada vez mais próximo de ser lançado, mas embora ele seja uma atualização muito importante, os pacotes de segurança continuam sendo vitais para garantir que os ataques de hackers sejam cada vez menos efetivos. Felizmente, relatórios apontam que as fabricantes estão cada vez mais eficientes ao atualizar seus aparelhos com esses pacotes.

De acordo com o reportado pelo ZDNet, as fabricantes se tornaram mais rápidas ao liberar atualizações de segurança para seus celulares após um aviso emitido pelo SRLabs em 2018, onde ele alertou o Google que muitas fabricantes atrasavam essas atualizações. Em resposta, a desenvolvedora do Android passou a fiscalizar mais de perto como essas atualizações eram tratadas.

A partir de então, a SRLabs tem acompanhado quanto tempo as marcas demoram para atualizar seus dispositivos após o Google publicar o Boletim Mensal de Segurança do Android, que sinaliza que o novo pacote está disponível. Para monitorar isso, um aplicativo chamado SnoopSnitch foi utilizado para identificar 10.000 versões desses pacotes em 2018 e 7.000 em 2019. Veja o resultado nesse gráfico.


A primeira coluna da tabela acima mostra o atraso ao implementar pacotes de segurança em dias. No topo obviamente vemos o Google, que atualizou seus dispositivos quase que imediatamente em 2018 e 2019.

Como você pode ver, as melhores marcas em atualizar a segurança dos seus aparelhos são: Google, Sony, Nokia, Huawei, LG e Samsung, demorando no máximo 2 semanas para disponibilizar o novo pacote de segurança quase sem pular nenhum deles.

Entretanto, por outro lado as piores são: Oppo, Lenovo, ZTE, Wiko, TCL, Vivo e HTC, que costumam simplesmente pular algumas dessas atualizações e demoram em média 1 mês para liberá-las. Xiaomi, OnePlus, Asus e Motorola apesar de demorarem para atualizar seus aparelhos, dificilmente pulam esses pacotes mensais, o que é mais aceitável.


Apesar disso, o Android continua fragmentado. De acordo com relatórios da SRLabs, somente 30% dos pacotes de segurança foram aplicados em aparelhos com Android 9 ou mais recente. Como você pode ver no gráfico acima, a maior parte dos pacotes de segurança foi distribuída para aparelhos com Android 8.1 e 9, mesmo que em atraso.

Enquanto isso o Android 11 já providencia novidades que podem agilizar ainda mais nesse processo para desenvolvedores aplicarem suas atualizações ainda mais rapidamente.

O seu aparelho é atualizado com frequência?
Conte qual a marca, modelo e quando você recebeu a última atualização nos comentários.


30

Comentários

Android atualizado: relatório elege melhores marcas em distribuir atualizações de segurança
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista