LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dell G15 5530: notebook gamer de entrada com bom desempenho | Análise / Review

31 de maio de 2024 4

A Dell atualizou a sua linha de notebooks gamer G15 em meados de 2023, com o hardware mais recente do momento. Esta série mantém o foco em entregar uma máquina de entrada para jogos, para ter bom custo-benefício.

Será que o laptop traz uma boa experiência ao usuário no que promete? Quais são os principais destaques encontrados aqui? Você confere em detalhes nesta análise do TudoCelular.

Design e conectividade

Este modelo G15 5530 não traz mudanças visuais em relação ao que já se conhece em gerações passadas. Isso significa que você ainda terá nele o logo da marca centralizado na tampa, com linhas que formam um triângulo, e o recuo térmico na parte de trás. A construção do chassi segue em plástico de boa qualidade.

O notebook tem uma espessura de 2,69 cm, além do peso de 2,81 kg. Em outras palavras, não será uma tarefa fácil transportá-lo para outro lugar, mesmo em uma mochila. As bordas são finas nas laterais e um pouco maiores embaixo e em cima, neste local onde é localizada a webcam de resolução apenas HD.

O G15 5530 tem ventoinhas para evitar superaquecimentos nas laterais, na parte inferior e no recuo traseiro. A Dell deixou o funcionamento bem silencioso nesta geração. Mesmo assim, você ainda terá momentos de uma temperatura alta, especialmente durante as jogatinas.

Temos aqui um teclado no padrão ABNT2, com retroiluminação em quatro zonas e LEDs RGB. A digitação é boa, com um espaçamento decente entre as teclas. Os botões W, A, S e D também ficam destacados, para favorecer durante a jogatina. Já o touchpad tem dimensões bem pequenas, o que dificulta o uso no dia a dia. Melhor investir em um bom mouse.

Do lado esquerdo, fica a entrada Ethernet e o conector conjunto para fones de ouvido e microfone. Já à direita, aparecem duas entradas USB 3.2 Tipo-A. As principais portas estão atrás, com direito a um HDMI 2.1, um USB-C com DisplayPort e outro USB-A 3.2, além da entrada para o carregamento. Faltou apenas um slot para cartão microSD.

A conectividade se destaca pelo Wi-Fi de sexta geração e pelo Bluetooth. Na caixa, sem novidades. Além do notebook em si, você vai encontrar apenas a fonte, o cabo de energia e os manuais do usuário.

Tela e som

Esta máquina vem com uma tela de 15,6 polegadas do tipo IPS. Notamos que a cobertura de cores de 100% do padrão sRGB agrada bastante e ajuda a superar o nível de brilho apenas mediano de até 300 nits. O ângulo de visão também é limitado, porém, com pouca distorção dos tons na visualização lateral.

O display traz uma resolução Full HD, para uma boa definição de imagens. Sem falar na taxa de atualização de 165 Hz, que garante uma fluidez acima da média nos games compatíveis.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Entre as principais tecnologias que melhoram a suavidade e exibição em jogos, está a compatibilidade com o NVIDIA G-SYNC nesta máquina. No entanto, não espere a presença de Dolby Vision nela.

A Dell inseriu um sistema estéreo de áudio neste G15 5530, composto por dois alto-falantes, cada um localizado em um dos lados na porção inferior da base. Eles fornecem uma boa potência no geral, com volume máximo que distorce pouco o som.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Na parte de qualidade, vimos um foco grande em médios e agudos neste modelo, o que pode ressaltar os diálogos e ruídos de ambiente nos jogos. Já os graves são praticamente inexistentes aqui.

Pelo menos, este laptop conta com suporte a Dolby Atmos em seus speakers. A configuração dinâmica não chega a deixar o som mais equilibrado, então recomendamos ajustar manualmente um perfil no equalizador dedicado.

Desempenho e sistema

O G15 5530 vem equipado com o processador Intel Core i7-13650HX de 13ª geração. Ele é acompanhado da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4050 com 6 GB GDDR6. Uma configuração entre básica e intermediária para um notebook gamer.

O conjunto de memórias é composto por 16 GB de RAM DDR5 e um armazenamento por SSD PCIe NVMe Gen 4 de 1 TB. A Dell ainda deixou um slot secundário vazio para M.2, caso o usuário queira expandir o espaço interno. Algo sempre positivo ao público gamer.

Na utilização cotidiana, vemos que ele dá conta de tarefas de rotina com bom desempenho. Os programas abrem com facilidade, além de a navegação pela internet acontecer sem qualquer engasgo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Somente tivemos um problema nos benchmarks. Tivemos que rodar de novo o 3DMark, por travamento durante a segunda das quarto etapas deste teste. E por falar nele, aqui houve a marcação de 9.131 pontos. Ele fica com uma nota um pouco abaixo de outros notebooks gamer de entrada aqui.

Já o PCMark 10 mostrou uma pontuação de 7.273, algo que fica um pouco acima da média do encontrado em laptops para jogos com uma configuração mais modesta. Destaque para a performance em criação de conteúdo, a melhor das três categorias do indicador.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Esta variante conta com o Windows 11 Pro como sistema operacional nativo. Ele traz segurança adicional e os programas básicos nativos, como o pacote Office, além de alguns softwares da NVIDIA para gerenciamento da GPU.

Mas o destaque fica para o Alienware Command Center. Apesar de não ser da linha Alienware, este modelo traz o programa que permite saber como está o funcionamento de cada hardware, além de personalizar os LEDs RGB do teclado.

Jogos

Chegamos no ponto principal desta análise: os jogos. Testamos cinco títulos diferentes para saber como esta máquina se comporta com cada um. A exibição ficou sempre em Full HD, sem limitações na taxa de quadros por segundo.

Começando pelo mais leve, Fall Guys rodou sem dificuldade aqui. Mesmo com sala cheia, foi possível aproveitar com todos os extras ativados e sempre beirando os 165 fps.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Passamos para Counter Strike 2 com uma performance satisfatória. A taxa de quadros também se manteve no máximo, sem qualquer perda visual ou engasgos na jogatina. Algo importante para um game de tiro em primeira pessoa.

Em DOOM Eternal, que também depende de muitos frames por segundo, a taxa até se manteve acima dos 60 fps. Mas para rodar em Full HD nessas condições, você vai precisar baixar a qualidade gráfica de Ultra para Alta.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

God of War já exibe as limitações deste hardware. Apesar de rodar com qualidade máxima, você vai ter que sacrificar a fluidez e nem sempre chegará aos 60 fps.

Um cenário parecido é o que acontece com Ratchet & Clank. A beleza visual é mantida aqui, mas a suavidade fica abaixo do ideal em momentos mais movimentados, com uma média na faixa dos 50 fps.

Bateria

A Dell colocou neste modelo uma bateria com 86 Wh. Será que ele entrega uma autonomia satisfatória ao usuário? Fizemos nosso teste para saber.

Experimentamos em uma simulação de um dia de trabalho, com o uso alternado do navegador Edge, de documentos no Word e mensagens no Telegram. Como resultado, tivemos uma duração de 4 horas e 20 minutos até ser descarregado. Um tempo baixo, mas que costuma ser registrado em máquinas para jogos.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Quando vamos para o carregamento, a Dell manda uma fonte de 330 W, ligada a um conector dedicado para realizar o processo.

Fizemos o teste de recarga e registramos um período de pouco mais de 2 horas e meia até que o laptop retornasse aos 100%. Um intervalo muito alto, proporcionalmente à autonomia.

Considerações finais

O Dell G15 5530 é um notebook gamer de entrada com o foco em quem não deseja investir em um modelo mais potente e já fica satisfeito com os componentes que esta edição entrega.

O processador da linha Intel Core de 13ª geração e a placa gráfica da série NVIDIA GeForce RTX 4000 fornecem uma boa atualização de hardware para a máquina, que se complementa com as quantidades satisfatórias de memória RAM e armazenamento. Você vai conseguir rodar os principais jogos na resolução máxima e com uma taxa fps decente, mesmo em títulos mais pesados.

O design mantém o visual que vimos nas gerações passadas, com o recuo na parte de trás para facilitar o sistema de resfriamento e bordas maiores em cima e embaixo da tela. Por falar no display, a taxa de 165 Hz e o material IPS fornecem uma experiência bastante fluida e vívida, ainda que o ângulo de visão deixe um pouco a desejar.

Como principais pontos negativos, temos em especial a bateria, que registrou uma duração de apenas pouco mais de quatro horas, tempo que pode ser ainda menor a depender do seu uso. O carregamento também não ajuda e leva mais da metade do período de autonomia até completar o processo. Além disso, ficou faltando nesta máquina um slot para microSD e um som com graves mais reforçados.

Design com LEDs RGBTela de 165 HzSlot adicional vazio para SSDAlto desempenho em jogosBom desempenho multitarefas
Sem slot para microSDÂngulo de visão poderia ser melhorBateria com baixa duraçãoCarregamento demorado

A Dell lançou o G15 5530 no mercado brasileiro por valores a partir de R$ 5.448. A versão que temos aqui pode ser encontrada no site oficial da marca pelo preço sugerido de R$ 8.598.

Quais são os concorrentes no varejo atual? O Legion Slim 5i é vendido pelo mesmo preço do rival da Dell. Ele também tem taxa de 165 Hz, GPU RTX 4050 e um Core i7 de 13ª geração, porém da linha H. Este ainda entrega como vantagens o design mais fino e leve, o leitor de cartão de memória, mas com SSD de 512 GB.

Outra alternativa é o Galaxy Book 3 Ultra com Core i7 e RTX 4050. O laptop da Samsung exige um investimento um pouco maior, mas conta com um design mais sóbrio, fino e leve, além de ter o dobro de memória RAM do G15.

Você acha que este notebook gamer oferece o melhor custo-benefício do segmento na atualidade? Qual característica você mais gosta nele? Pode contar tudo para a gente aí no espaço abaixo.


4

Comentários

Dell G15 5530: notebook gamer de entrada com bom desempenho | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2