» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.214

LG K51S

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

Depois de nos decepcionarmos com o K61, chegou a hora de conferir o K51s da LG. Ele compartilha muitas características com o modelo mais avançado, porém custa bem menos. Será que dessa vez teremos um melhor custo-benefício? Nesta análise completa do TudoCelular você vai descobrir tudo o que o K51s tem a oferecer e se ele trouxe um avanço considerável comparado ao seu antecessor.

Acessrios

O K51S tem embalagem similar aos demais da nova linha básica da LG. Além do celular você receberá os seguintes acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha para gaveta do SIM/MicroSD
  • Guia do usuário
  • Capinha de silicone
  • Fone de ouvido básico
Design e construo

Os novos smartphones da LG compartilham do mesmo design: eles são do mesmo tamanho e trazem câmera quádrupla na traseira. O K51s tem furo para câmera no canto esquerdo da tela, assim como o K61.

Por mais que seja um celular mais barato, a qualidade de construção é exatamente a mesma com corpo feito de plástico brilhante que aparenta ser vidro. As laterais têm finalização cromada e toda a estrutura possui certificação militar para oferecer maior resistência contra impactos, temperaturas extremas e umidade. Ele pode ser encontrado nas cores titânio e vermelho.

É interessante ver que a LG caprichou mais no design nesta geração, mas fez alguns cortes sem sentido. Ele perdeu a conexão com Wi-Fi 5GHz que temos no K50s.

Tela e som

Outro corte aconteceu no painel, agora vindo um LCD mais básico que tem brilho baixo, tão baixo que é quase impossível enxergar o conteúdo da tela ao sair no sol. O K51s só será indicado para quem usa celular em locais fechados.

Falta contraste e as cores são bem lavadas. O ângulo de visão é satisfatório, mas já vimos telas IPS da marca muito melhores. A parte sonora também não impressiona. O único alto-falante entrega potência razoável de som e com grande foco nos agudos. Ouvir música no K51s será complicado, mas não deve incomodar para assistir vídeos.

Ele vem com fone basicão, o mesmo que acompanha demais da linha K 2020. O som é decente e até tem suporte a DTS:x Surround, por mais que não faça muita diferença. A LG possui fone melhor que vem com outros aparelhos, mas este serve para quebrar o galho até você comprar um decente.

Desempenho

O K51s vem com o mesmo chip Helio P35 presente no K61, mas aqui tem resolução inferior o que acaba ajudando no desempenho. Em nosso teste de velocidade ele conseguiu abrir e reabrir uma dúzia de apps mais rápido que o modelo mais caro que tem 1 GB a mais de RAM.

Em benchmarks temos a mesma pontuação entre os dois. E comparado ao K50s o ganho foi pequeno. No caso do AnTuTu foi apurada uma diferença inferior a 10%. Isso mostra que do Helio P22 para o P35 não há um salto considerável. Comparado à concorrência, o K51s até come poeira nestes testes.


E jogos? Essa é uma parte que também decepciona. Tivemos o mesmo problema de congelamentos em alguns jogos como o Asphalt 9. No K61 suspeitávamos que a culpa estaria na tela com resolução Full HD, mas aqui temos um painel apenas HD e mesmo assim falta fluidez nos games. Títulos mais leves até rodam bem e games mais pesados na configuração mínima não serão um problema para os jogadores menos exigentes.

Cmeras

A LG aumentou a resolução de câmera saindo de 13 MP no K50s para 32 MP no K51s. Se você espera por maior nitidez devido aos pixels extras, esqueça. Por padrão ele acaba comprimindo quatro pixels em um e temos fotos de apenas 8 MP com qualidade inferior ao antecessor.

A boa notícia é que é possível usar todo o potencial do sensor. Você recupera os detalhes perdidos na compressão, mas terá que abrir mão do HDR que não ativa neste modo. Ou seja, ganhará mais detalhes nas texturas, mas perderá detalhes nas sombras.

Padrão | 32 MP



Já ao fotografar à noite não há qualquer benefício em usar a resolução máxima. As fotos saem com bastante ruídos nos dois modos. Você só ocupará mais espaço na memória a troco de nada. No geral, a experiência fotográfica entregue pelo K51s é bastante limitada. Em locais fechados ou à noite a qualidade das imagens cai bastante.

A câmera grande-angular perde bastante das texturas em troca de registrar mais dos cenários. À noite terá fotos tão escuras que esta câmera acaba se tornando praticamente inútil. Há inteligência artificial integrada à câmera que, por incrível que pareça, torna tudo ainda pior. Recomendamos deixar desativado.

Principal | Ultra-wide




Macro




A macro é a grande novidade no K51s, já que no K50s era preciso usar a câmera principal para fotografar de perto. E veja só, é melhor continuar fazendo isso. A câmera macro tem distância focal de 4 cm, o que não permite chegar muito perto do objeto. Foco automático fez falta aqui. Além disso, a resolução de apenas 2 MP não ajuda muito na qualidade das imagens.

A câmera frontal registra boas selfies. O K51s acerta em nitidez, balanço de cores e brilho, e não perde tanta qualidade à noite como é comum em celulares básicos. Seu modo retrato poderia ser melhor. Ele apresenta falhas constantes no recorte entre planos, especialmente na parte das orelhas e cabelos.

Selfie | Retrato




O K51s filma em Full HD com a câmera principal, grande-angular e frontal. A qualidade dos vídeos é bacana e o áudio não abafa tanto quanto os outros da linha. O que decepciona é o foco automático ser muito lerdo. Pelo menos os vídeos não ficam tão tremidos como é comum em celulares de entrada.

Bateria

O K50s nos surpreendeu por entregar ótima autonomia, ficando entre os melhores do segmento básico. Esperávamos que o K51s repetisse o mesmo feito, mas o Helio P35 é tão gastão que o rendimento caiu quase 25%. Você até conseguirá passar o dia todo longe de tomadas, mas terá que pegar leve.


Para quem é viciado em jogar ou passa o dia no YouTube terá que realizar mais de uma carga no dia. Vamos torcer para que no próximo a LG escolha um chip mais econômico ou faça como suas rivais que apostam em baterias maiores.


O carregador de 10W é o mesmo dos demais da linha K 2020 e demora pouco mais de 2 horas para recarregar o K51s. É um bom avanço comparado ao carregador fraco de 6W de antes que fazia o K50s passar quase 3h na tomada.

Software

Além de hardware antigo, também temos software defasado. Você acha aceitável um celular lançado em meados de 2020 ainda vir com Android Pie? O pior é que a LG nem se quiser revelou seus planos de quando começará a soltar a atualização. Inclusive, o K50s ainda continua preso ao Android Pie e também sem data para update.

De ponto positivo temos a nova interface que finalmente foi atualizada depois de anos e perdeu alguns elementos herdados desde o KitKat. Morreu aquele menu que separava tudo por abas e agora temos algo mais próximo da One UI da Samsung. Os ícones também foram redesenhados, mas o software peca por fluidez e é comum ver elementos gráficos demorarem para carregar.

Rivais

O K51s chegou por R$ 1.499 e atualmente pode ser encontrado pouco acima dos R$ 1 mil. Como esperado de um lançamento, ele está mais caro que o seu antecessor, o que não seria nenhum problema se o K50s não fosse um celular melhor. O novo entrega mesmo desempenho, tem experiência multimídia pior, bateria dura muito menos e as câmeras decepcionam.

O Galaxy A30s custa o mesmo e entrega desempenho superior, bateria dura mais e tira melhores fotos. Sem falar que o modelo da Samsung é mais completo por ter Wi-Fi mais avançado e vir até com TV digital.

Ficou decepcionado com a bateria do K51s? O Moto G8 Power custa quase o mesmo e entrega 50% mais bateria com o mesmo nível de desempenho. Ele tem tela com brilho mais forte, som estéreo e registra melhores fotos.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design atual e caprichado
  • Nova interface da LG
  • Boas selfies

Pontos fracos

  • Tela com brilho muito baixo
  • Qualidade das câmeras
  • Autonomia de bateria
  • Android defasado
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

H opes bem melhores de outras marcas atualmente no Brasil

Embalagem e caractersticas

Embalagem vem com o bsico para usar o celular, mas acompanha capinha de proteo e fone de ouvido

Comodidade

O K51s um celular grande com traseira de plstico escorregadia

Facilidade de uso

O Android da LG est muito parecido com o da Samsung e flui bem at mesmo em celulares de entrada

Multimdia

Tela tem brilho baixo e cores lavadas; som no potente e exagera nos agudos

Votao Geral

O K51s um celular com mais contras do que prs e consegue ser inferior ao seu antecessor

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG K51S