» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.899

Samsung Galaxy A8 2018

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Galaxy A8 2018 foi lançado no início do ano incluso em seu nome com uma nova plataforma intermediária da Samsung, o Exynos 7885, como um intermediário premium. Apesar de não ter desempenho comparável a outros modelos da categoria, seu design, construção e alguns recursos o garantem nessa classificação.

Como chamativo para o consumidor, a Samsung escolheu as câmeras. O A8 2018 tem duas lentes na parte frontal, indicando forte foco em selfies. Já na parte traseira, um sensor simples com abertura f/1.7 deveria dar conta do recado. Mas nossos testes mostram que o aparelho decepciona neste quesito, considerando todo o marketing.

Por fim, a bateria tem boa duração, mas fica bem atrás dos principais modelos intermediários de marcas concorrentes. Veja cada detalhe sobre nossos testes, especificações e mais informações sobre o aparelho nos parágrafos abaixo.

Acessórios

Na caixa, você encontra todos os acessórios bem arrumados, sendo quase todos na cor branca. Um dos pontos positivos é a presença de uma capinha protetora, essencial para um dispositivo de preço elevado e construção frágil como este.

  • Carregador Quick Charge
  • Cabo USB para USB-C
  • Fone de ouvido estéreo
  • Capa protetora
  • Extrator gaveta de chip
  • Manuais
Design e construção

Quem já viu o nosso review do A8 Plus, já conhece o design desse aparelho. O A8 é apenas uma versão menor. A linha Galaxy A8 foi a primeira além das linhas S e Note a trazer a tela que a Samsung chama de Infinita, ou seja, tem a proporção 18,5:9.

E, apesar de ter a tela menor que o Galaxy S8, esse modelo aqui tem dimensões um pouco maiores que o topo de linha de 2017. Ainda assim, é um aparelho com tela de bom tamanho em um corpo compacto. São 149.2 x 70.6 x 8.4 mm em um corpo de 172 gramas.

Na frente, além do display, temos um conjunto com duas câmeras, indicando o foco em selfies dessa linha. Na parte de trás, apenas uma câmera principal para fotos de paisagens, objetos ou grupos de amigos sem a presença do fotógrafo.

Na parte traseira, que tem acabamento em vidro, também temos um leitor de impressão digital, um pouco embaixo da câmera, mas em posição que é mais raro você errar e colocar o dedo na lente.

O A8 é considerado um intermediário premium porque tem design elegante, com corpo metálico e acabamento em vidro na frente e atrás, e também oferece certificação IP68, ou seja, não vai estragar se cair em um recipiente com água até um metro e meio.

O dispositivo ainda tem conector USB do tipo C e o P2 para fone de ouvido. Com relação às gavetas, são duas, sendo uma com um espaço para chip de operadora e uma segunda com espaço para chip e um cartão micro SD para expandir o armazenamento interno.

Tela, áudio e recursos

Como já mencionamos, a tela é um pouco menor que a do Galaxy S8 e S9, ficando aqui com 5,6 polegadas. Ainda é Super AMOLED, com preto que não emite luz. A resolução é Full HD+, com uma densidade aproximada de 441 pixels por polegada. O aproveitamento frontal é calculado em cerca de 75%.

O brilho é bom para usar na rua, com a luz do sol forte, e também no escuro, com brilho mínimo que não vai cansar demais os seus olhos. A qualidade da imagem e das cores são também boas, com temperatura de cores personalizável pelo usuário.

O áudio é bem razoável, mas abafa um pouco os agudos quando você chega ao volume máximo. Ao menos a posição do alto falante é boa, porque é difícil você tampar a saída de som com a mão quando estiver jogando ou assistindo um vídeo.

Com relação à interface e recursos, o Galaxy A8 chegou ao mercado com o Android Nougat e foi atualizado para o Oreo no meio de 2018. Não mudou muita coisa, mas melhorou um pouco o desempenho - ficou mais fluido. O aparelho traz a Samsung Experience com todos os seus recursos, sendo praticamente os mesmos dos modelos top de linha. Incluindo o Samsung Pay.

Além do desbloqueio pela digital, o A8 oferece também a leitura facial, Porém, o nível de segurança é baixo, e uma pessoa com uma foto sua poderia acessar seu aparelho.

Hardware e jogos

A Samsung usou uma solução própria e nova - na época do lançamento - como plataforma do Galaxy A8. O Exynos 7885 aqui dentro pode parecer igual ao Snapdragon 660 no papel, mas ainda fica um pouco abaixo na potência entregue ao usuário, principalmente nos gráficos.

Mas o Galaxy A8 é um ótimo smartphone intermediário. Nosso teste de velocidade de abertura de aplicativos foi bem rápido nesse aparelho, ficando próximo do que vimos no A8 Plus. E sem problemas para segurar todos os apps que usamos, graças, principalmente, aos 4 GB de memória RAM.

Em jogos, a performance é boa, mas você não vai conseguir extrair os melhores gráficos de títulos mais novos e pesados disponíveis na Google Play Store. Fortnite ainda não está disponível no momento que a gente fez esse review, e não tem previsão, também. PUBG Mobile rodou bem, com taxa de quadros satisfatória em gráficos medianos.

Bateria

O Galaxy A8 tem bateria de 3.000 miliampères/hora e duração igual à do Galaxy S9 Plus e iPhone XS Max, ficando em torno de 14 horas na nossa simulação de uso real. Não é um resultado muito bom para um intermediário, categoria em que a autonomia costuma ser superior aos flagships.

Ao menos é o suficiente para a maior parte dos usuários levarem o dia inteiro para descarregar o aparelho, e possivelmente chegar em casa com uma porcentagem razoável para colocar o dispositivo na tomada sem grandes sustos.

Aliás, a recarga é bem rápida. O carregador Quick Charge da Samsung, que vem na caixa, leva cerca de uma 1h30min a 1h40min para levar a carga d 0% até 100%.

Câmeras

Lançado com forte marketing na qualidade das câmeras, o Galaxy A8 decepciona nesse quesito. Não é que tire fotos ruins, mas a expectativa fica alta, e não é atingida.

No modo automático, as fotos não raro saem com contraste baixo e cores mais lavadas que concorrentes como Moto Z3 Play ou Zenfone 5. Com pouca luz, mesmo com a abertura f/1.7 da câmera principal, a qualidade é baixa, com muitos ruídos ou imagem escura demais. Mas nesse quesito, pelo menos, ele fica à frente da concorrência.

As selfies, ao menos, entregam resultados mais satisfatórios. Ainda está atrás de concorrentes, com resultado artificial, mas no geral deve agradar a maior parte dos usuários.

Outro ponto fraco é a velocidade do foco, mais lento que os rivais. Além disso, a Samsung insiste em não oferecer a gravação de vídeos em 4K nos seus intermediários. Não que a maior parte dos usuários se importe com isso, mas é um extra que os concorrentes já têm faz tempo.

Conclusão

O Galaxy A8 é um bom intermediário, que chegou ao Brasil com preço elevado. Como sempre, esse valor foi caindo ao longo dos meses, e atualmente já é possível encontrá-lo por um valor aceitável dentro do que o aparelho oferece.

Para quem não se importa em desembolsar um pouco a mais para ter recursos como a proteção contra água e poeira, além de uma construção elegante, é um bom investimento. Se você quer um aparelho potente e com boa duração de bateria, não recomendamos este modelo.

Pontos positivos

  • Tela
  • Construção
  • Suporte a 02 chips + 01 microSD

Pontos fracos

  • Bateria
  • Câmera
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Preço de lançamento é alto e, apesar da queda ao longo do tempo, valor ainda é alto considerando que é um aparelho há um bom tempo no mercado.

Embalagem e características

Para um smartphone ser considerado premium, tem que oferecer diferenciais. Os acessórios e a organização da caixa é um desses diferenciais no Galaxy A8.

Comodidade

O dispositivo tem tela grande em um corpo compacto. Mas é um pouco pesado e espesso.

Facilidade de uso

Quem já está acostumado à Samsung Experience, não vai sofrer com a interface. Quem não está habituado, deve se acostumar rápido.

Multimídia

A tela é um dos pontos fortes, mas o áudio fica devendo um pouco.

Votação Geral

Um bom intermediário, que cobra o preço pela boa qualidade geral. Mas podia entregar mais.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A8 2018