» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.599

Samsung Galaxy A80

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Galaxy A80 é o mais inovador da nova safra de smartphones Samsung. Ele aposta em tela grande com bordas muito finas, mas sem apelar para entalhe ou furo na tela. Para isso, a marca coreana adotou um mecanismo giratório que leva a câmera traseira para a frente do aparelho. É uma solução diferente que tem a mesma proposta do Zenfone 6 da Asus.

Só que para ter toda essa inovação é preciso pagar 3.500 reais pela novidade. E com o Galaxy S10 Plus, o mais avançado da empresa sendo encontrado por este valor, será que vale a pena investir neste novo intermediário? É isso que você confere agora com o TudoCelular.

Acessórios

A embalagem do A80 segue o mesmo design adotado nos demais da linha Galaxy, com o aparelho estampado na parte frontal da embalagem. Além do celular você receberá:

  • Carregador de 25W de potência
  • Cabo USB no padrão C nas duas pontas
  • Manuais
  • Chave para abrir gaveta do cartão SIM
  • Capinha de proteção
  • Fone de ouvido

O fone de ouvido é o mesmo que acompanha o Galaxy A70, mas aqui vem com conexão USB-C, já que o A80 não tem entrada P2.

Design e construção

O A80 é um celular com ótima qualidade de construção, feito em metal e com traseira de vidro com proteção Gorilla Glass. A parte mecânica que move a câmera aparenta boa resistência e não deve apresentar problema de durabilidade muito cedo.

Mas talvez o que vá incomodar você é o espaço entre as duas peças, sendo suficiente para acumular sujeira, um problema que não deve acontecer com o Zenfone 6. Mas em troca disso, você tem uma tela gigante sem nenhum recorte que distraia sua atenção.

Sua tela tem as mesmas 6,7 polegadas do A70, porém é mais esticada o que torna o A80 maior. Ele também é mais pesado, o que pode ser um ponto negativo para alguns.

Samsung removeu o alto-falante frontal. Aqui temos uma tecnologia que faz a tela vibrar para emitir o som de chamadas. O resultado não é dos melhores e quando o volume está alto todos à sua volta vão escutar a conversa.

A versão nacional vem acompanhada de capinha de plástico rígido, o que ajudará a proteger o aparelho em quedas. Mas o que deve incomodar alguns é a falta de entrada padrão para fones de ouvido, e o A80 não vem com nenhum adaptador na embalagem.

Tela e som

A tela Super AMOLED tem a mesma qualidade do A70 e entrega cores vívidas para quem curte alta saturação. Você pode optar por um modo de reprodução mais neutro com cores mais próximas do ideal. O nível de brilho é alto suficiente para usá-lo fora de casa sem dificuldade.

A parte sonora não chega a ficar no nível da qualidade de imagem entregue. Não que o áudio reproduzido pelo único alto-falante na parte inferior seja ruim, mas para um celular nesta faixa de preço esperávamos mais. Som estéreo faz falta aqui.

Pelo menos o fone é confortável e entrega melhor qualidade sonora do que vimos no Galaxy A70, mesmo que seja praticamente o mesmo fone. O áudio enviado pela porta USB-C é mais potente e explorar melhor o que o acessório tem a oferecer.

E se você não curte este fone da Samsung, terá que adquirir um adaptador de USB-C para P2, já que a empresa não incluiu um na embalagem.

Desempenho e jogos

O seu desempenho é muito bom, o que já era esperado para um celular com Snapdragon 730G. Esta plataforma da Qualcomm é similar à que encontramos no Mi 9T, mas esta é otimizada para jogos com uma GPU mais potente. Será que realmente faz diferença?


Em benchmarks gráficos, o A80 consegue alguns pontos a mais que demais smartphones com Snapdragon 730, mas em jogos não tivemos diferença. O que importa é que ele roda todos os títulos com ótima fluidez.

Graças aos seus 8 GB de RAM é possível usar muitos aplicativos ao mesmo tempo sem lentidão ou engasgos. Mas por não ter entrada MicroSD, você fica limitado aos 128 GB de armazenamento.

Também usamos a ferramenta Gamebench para medir o desempenho em jogos:

JOGO FPS
Asphalt 8 30
Asphalt 9 28
Arena of Valor 30
Injustice 2 60
Modern Combat 5 59
PUBG Mobile 30
Subway Surfers 60

Se estiver interessado em medir o desempenho gráfico do seu celular em jogos, só fazer o download do GameBench via Play Store.

Câmera

No mecanismo giratório do A80 temos uma câmera de 48 MP. Já a secundária traz lente ultra-wide para capturar mais de cenários, além de uma terceira do tipo ToF para medição de profundidade em 3D.

Essa câmera adicional é usada com o Live Focus para você desfocar o fundo de cenários, mesmo após a foto ser capturada. A novidade fica para a possibilidade de usar o recurso mesmo em vídeos. O resultado pode até ser interessante, desde que o objeto em primeiro plano não se mova muito.

Diferente do Zenfone 6, não é possível usar a câmera em qualquer ângulo. O mecanismo giratório só permite ficar totalmente alinhado na traseira ou na frontal.

As fotos capturadas com a câmera principal apresentam bom contraste e cores vibrantes, mas há um nível acentuado de ruídos mesmo em locais bem iluminados.

Câmera principal - Câmera ultra-wide - Câmera ToF



Sem modo noturno - Com modo noturno


Selfie com câmera na traseira - Selfie com câmera voltada para frente


A câmera ultra-wide é básica e serve apenas para registrar fotos mais amplas. A qualidade das imagens é inferior, tanto em nível de detalhes quanto em registro das cores.

Fotos à noite ou em locais fechados tendem a pecar em nitidez e ao usar a ultra-wide a quantidade de ruídos é ainda maior. Há modo noturno para ter fotos mais claras, mas em troca de imagens mais granuladas.

Ao usar a câmera para selfies notamos que o foco automático não estava funcionando, mas Samsung corrigiu este problema em atualização de software ainda não liberado no Brasil. Curiosamente, as selfies saem melhores quando a câmera está virada para a traseira, o que não faz sentido.

Selfie com o Galaxy A80 vs Selfie com o Pixel 3a


Se compararmos com o Pixel 3a, um smartphone mais barato, vemos que o avançado conjunto de câmeras do A80 fica muito atrás mesmo para a câmera frontal simples do smartphone do Google.

A filmadora grava em 4K, mas sem estabilização. Para ter vídeos menos tremidos é preciso ficar limitado à FHD. Além disso, a câmera ultra-wide não grava em 4K.

Bateria

Para dar conta de todo este poder e tela gigante temos 3.700 mAh de bateria. Comparado a modelos mais baratos da Samsung com até 5.000 mAh, isso chega a ser um pouco decepcionante.

Pelo menos é possível usar o A80 o dia inteiro sem se preocupar com a bateria, desde que você não exija muito do aparelho.


Resumo do nosso teste de bateria:

  • Foram necessárias 17 horas e 49 minutos para o dispositivo desligar.
  • A tela permaneceu ligada por 8 horas e 30 minutos.
  • Realizamos 12 ciclos completos de testes, incluindo:
  • 72 minutos de navegação no Chrome;
  • 360 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (72 minutos cada);
  • 72 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
  • 72 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (24 minutos cada);
  • 48 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
  • O app que mais consumiu foi o YouTube;
  • O app que menos consumiu foi o Candy Crush Saga;
  • A temperatura ficou entre 20° e 30°C
  • O consumo em standby ficou em 2% por hora

O carregador que vem na embalagem é mais potente do que normalmente acompanha os celulares da sul-coreana, mas ainda assim é preciso esperar mais de uma hora e meia para ter o A80 recarregado.

Software

O A80 vem com interface One UI da Samsung rodando por cima do Android Pie. Você tem basicamente os mesmos recursos presentes nos demais aparelhos da empresa.

O software facilita o uso com apenas uma mão e também traz tema escuro para agredir menos seus olhos em locais pouco iluminados.

O leitor biométrico fica localizado abaixo da tela como no A50 e A70, e funciona muito bem. Não há biometria por facial devido à rotação da câmera ser um pouco lerda, o que seria inconveniente para desbloqueio do aparelho.

Rivais

O Galaxy A80 é um pouco mais rápido que o A70, mas sua bateria dura menos. Apesar se ser bacana usar a câmera giratória, a qualidade das fotos e vídeos não vai muito além do que o modelo mais barato entrega, o que não justifica a grande diferença no preço.

Por menos de 2 mil reais é possível encontrar o Mi 9T que traz hardware parecido. Apesar de ser um pouco mais lento, sua bateria dura muito mais e em câmera não fica atrás do que o modelo da Samsung entrega. Se quiser ir além, dá para comprar o Mi 9 que é mais rápido e registra melhores fotos pagando menos.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela grande sem entalhe ou furo
  • Bom desempenho
  • Roda qualquer jogo sem engasgos
  • Leitor biométrico eficiente

Pontos fracos

  • Falta som estéreo
  • Tempo de recarga poderia ser menor
  • Câmera deixa a desejar (especialmente em selfies)
  • Preço de flagship

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício é complicado. Já é possível encontrar o Galaxy S10 no mesmo preço, que é um celular muito melhor que o A80.

Embalagem e características

Modelo nacional vem com capinha, mas peca por não incluir adaptador para P2

Comodidade

O Galaxy A80 é um celular muito grande e escorrega fácil da mão. Pelo menos vem com capinha para protegê-lo.

Facilidade de uso

A One UI tenta facilitar a vida, especialmente para usar o aparelho com uma mão.

Multimídia

A tela gigante é ótima para ver filmes e jogar, mas peca na falta de som estéreo.

Votação Geral

O Galaxy A80 é um celular bacana, só esperamos que Samsung arrume sua câmera em futuras atualizações.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A80