
17 Março 2025
O Galaxy S25 Ultra chega com poucas novidades, apostando em design repaginado, processador mais potente, nova câmera ultra-wide e muitos recursos voltados para Inteligência Artificial. Pelo visto, a Samsung não está preocupada em competir em hardware, mas sim focar na experiência em software. Será que apenas isso é suficiente para continuar dominando o mercado de celulares? Vamos conferir todos os avanços e até alguns retrocessos do S25 Ultra nesta análise completa do TudoCelular.
O Galaxy S25 Ultra vem na mesma embalagem escura do antecessor feita de material reciclado. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:
O Galaxy S25 Ultra traz uma abordagem renovada em termos de design, destacando-se pelo seu formato que agora está mais alinhado aos demais da família. A principal mudança está no uso de uma estrutura com laterais planas e cantos arredondados, que não só conferem um visual mais elegante e refinado, mas também melhoram a pegada e a experiência de manuseio do dispositivo.
Embora sua tela tenha crescido, o aparelho ficou mais estreito e ligeiramente mais fino e leve, sem sacrificar a experiência visual que o dispositivo proporciona. É bom ver que a Samsung corrigiu o design do antecessor ao remover aquele excesso de borda com a moldura exagerada de metal.
O S25 Ultra estreia o Gorilla Armor 2, um vidro cerâmico antirreflexo de segunda geração. Esse material traz uma durabilidade reforçada, sendo capaz de resistir a quedas de até 2,2 metros de altura. Outro detalhe importante é que o novo vidro ajuda a reduzir ainda mais os reflexos em ambientes iluminados, aprimorando a visibilidade especialmente fora de casa.
O corpo do aparelho continua sendo feito de titânio, mas agora de grau 5, o que aprimora ainda mais a robustez sem aumentar o peso do dispositivo. A superfície do material mantém seu brilho característico, apesar de que poderia ter um melhor polimento do metal, sendo mais áspero do que deveria.
Em termos de resistência, o Galaxy S25 Ultra conta com a certificação IP68, que garante proteção contra poeira e resistência à imersão em água. Embora essa classificação seja bem-vinda, espera-se que, no futuro, a Samsung evolua ainda mais suas capacidades de proteção, seguindo os exemplos da Apple e realme, que oferecem resistências superiores à água.
O dispositivo está disponível em quatro cores principais: Titânio Preto, Titânio Cinza, Titânio Prata e Titânio Azul, além da opção exclusiva da loja virtual da Samsung, a Titânio JetBlack, sendo a única que traz laterais escuras. E mesmo na opção mais próxima do preto, ainda temos uma S Pen em cor clara como contraste do design.
O layout das câmeras continua minimalista, com anéis individuais para cada lente e sistema de laser, mas agora os módulos de câmeras se projetam um pouco mais, devido à estrutura mais fina do S25 Ultra. Uma notícia decepcionante, é que esses aros são apenas estéticos e podem descolar da traseira do aparelho.
O suporte para a S Pen também permanece no canto inferior esquerdo, mas, infelizmente, perdeu algumas funcionalidades, como a conectividade Bluetooth e a capacidade de realizar ações no ar, o que pode ser uma decepção para alguns usuários. Ainda há suporte ao carregamento do acessório, o que pode indicar que uma caneta mais completa possa ser vendida à parte.
Na parte de conectividade temos de novidade o Bluetooth agora na versão 5.4. Ainda temos Wi-Fi de sétima geração, NFC e suporte a redes 5G. O carregamento sem fio evoluiu para o padrão Qi2 Ready, garantindo suporte com acessórios magnéticos, permitindo até ter um porta documentos grudado na traseira do celular.
O novo topo de linha coreano apresenta algumas mudanças no design da tela em comparação com o modelo anterior. O display cresceu para 6,9 polegadas, o que é bom, considerando o mesmo tamanho do aparelho de antes, mas esse aumento na área útil da tela pode passar despercebido para a maioria dos usuários.
O painel adotado é um Dynamic LTPO AMOLED 2X com resolução QHD+ e taxa de atualização de até 120Hz. Ele vem na resolução Full HD+ por padrão, sendo possível reduzir para HD+, o que pode resultar em pequeno ganho de bateria.
Embora a tela ofereça ótima qualidade de imagem, ela não é considerada de última geração, já que não possui suporte ao Dolby Vision e apresenta uma profundidade de cores de 8 bits, limitando a reprodução a 16 milhões de tons diferentes. Isso pode resultar em gradientes de cores não tão suaves em comparação com telas adotadas por outras fabricantes, como a Xiaomi.
Nos testes de brilho, o Galaxy S25 Ultra alcançou uma luminosidade de cerca de 1900 nits no modo de brilho adaptativo, e cerca de 800 nits em operação manual. Embora esses valores sejam aceitáveis, eles não são impressionantes, considerando que tem celulares que já chegam ao dobro disso. Pelo menos o vidro antirreflexo compensa em locais com forte exposição de luz.
A taxa de atualização é gerida por dois modos: Adaptativo e Padrão. Ambos os modos ajustam a taxa de atualização automaticamente, mas o modo Adaptativo pode alcançar até 120 Hz, enquanto o Padrão é limitado a 60 Hz. Ele vem no modo maior velocidade por padrão, mas isso não garante que todos os jogos vão tirar proveito dos 120 Hz.
O celular avançado da Samsung também oferece suporte para HDR10 e HDR10+, além de ser compatível com o padrão Ultra HDR do Android. Isso garante uma melhor exibição de fotos e vídeos, com destaque para áreas específicas em fotos capturadas com o dispositivo. O aparelho também oferece suporte para streaming HDR no YouTube e Netflix. A coreana só continua devendo uma menor oscilação de brilho e tecnologias avançadas para proporcionar maior conforto ocular.
O S25 Ultra mantém a configuração tradicional de alto-falantes estéreo híbrido, com uma saída principal de som na parte inferior e outra na parte superior, que também funciona como alto-falante de chamadas. A Samsung opta por manter os canais separados, ao invés de enviar níveis mais baixos de cada canal para o alto-falante oposto, como fazem alguns concorrentes.
Nos testes de qualidade sonora, o celular apresentou bons resultados em termos de volume, igual ao modelo anterior e no mesmo patamar de outros dispositivos da mesma categoria. O suporte ao Dolby Atmos segue presente e ao ser ativado causa uma sensação de som mais amplo e envolvente.
A reprodução sonora do S25 Ultra é bastante parecida com a do S24 Ultra, com diferenças sutis, como uma leve ênfase nos graves em algumas faixas. Apesar disso, ele ainda é uma escolha superior em relação a muitos smartphones topo de linha, com ótimo equilíbrio sonoro entre graves, médios e agudos.
O Galaxy S25 Ultra traz o hardware mais potente da atualidade, o Snapdragon 8 Elite for Galaxy, uma versão turbinada do chipset da Qualcomm presente nos maiores lançamentos do ano. As diferenças ficam para um processador com velocidade máxima de 4,47 GHz, contra 4,32 GHz do modelo padrão, além de GPU e NPU mais potentes.
A Samsung chegou a lançar uma versão de 16 GB de RAM do aparelho, mas apenas em alguns mercados selecionados. O Brasil segue com a única opção de 12 GB de RAM em três versões de armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB.
A primeira boa notícia é que o Galaxy S25 Ultra é o celular Android mais ágil que testamos, superando todos os outros em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. Curiosamente, ele alcançou números inferiores em benchmarks a celulares com o Snapdragon 8 Elite tradicional que testamos. O que pode indicar que o sistema de dissipação térmica não funciona tão bem quanto deveria.
Ele foi bem em jogos e rodou tudo na qualidade máxima com todos os recursos extras ativados. A Samsung ampliou a câmara de vapor para evitar superaquecimento ao jogar por várias horas. O Game Booster oferece algumas configurações para jogos, podendo criar perfis individuais para cada título e até ganhou novos recursos na One UI 7.
Enquanto as fabricantes chinesas têm adotado baterias de silício-carbono de alta capacidade, a Samsung ainda aposta nas tradicionais baterias de íons de lítio de 5.000 mAh, as mesmas utilizadas desde o Galaxy S20 Ultra.
Outro aspecto que não evoluiu é a potência máxima de recarga, limitada a 45W. Em contraste, outros smartphones já oferecem suporte para mais de 100W, proporcionando tempos de recarga significativamente mais rápidos. Mas será que o Galaxy S25 Ultra é realmente tão decepcionante quando o assunto é bateria?
Para nossa surpresa, o dispositivo se saiu muito bem em nosso teste de uso moderado, que inclui apps populares e alguns jogos, oferecendo quase 40 horas de autonomia. A Samsung promete que a Inteligência Artificial do aparelho otimiza o consumo de energia com base no perfil de uso, o que pode aumentar ainda mais a duração da bateria com o tempo.
A má notícia, porém, é que o tempo de recarga permanece praticamente o mesmo, levando pouco mais de uma hora para carregar completamente. Com apenas 15 minutos na tomada, você consegue recuperar um terço da carga, e em 30 minutos, a bateria ultrapassa a metade, garantindo várias horas de uso contínuo.
O Galaxy S25 Ultra não traz grandes mudanças no hardware da câmera em relação ao modelo anterior, algo que também ocorreu com o S23 Ultra. As atualizações no conjunto de câmeras são graduais, com destaque para a substituição da ultra-wide de 12 MP por uma nova de 50 MP.
O sensor principal de 200 MP continua o mesmo do modelo anterior, e segue oferecendo excelentes resultados em termos de detalhes e alcance dinâmico. A nova câmera ultra-wide é capaz de registrar fotos de alta qualidade com um pouco mais de detalhes comparado com o modelo anterior. A reprodução de cores e o alcance dinâmico agradam, resolvendo o maior ponto fraco da linha em anos.
O desempenho fotográfico do S25 Ultra é consistente, mas a falta de grandes mudanças pode deixar alguns usuários que esperavam inovações tecnológicas um pouco desapontados. As câmeras continuam empolgando em cenas bem iluminadas, com cores mais naturais nesta geração.
A unidade telefoto de 5x também foi mantida, sem grandes alterações, e a outra câmera com zoom óptico de 3x ainda apresenta boa qualidade de imagem, embora já esteja na hora de ser aposentada. Detalhes e cores são bem representados, mas há granulação visível, especialmente nas sombras. Apesar disso, a câmera consegue capturar boas fotos com alcance dinâmico decente.
Ao abusar mais do zoom temos um visual mais processado, com algumas falhas de textura e perda de nitidez que deixam as imagens mais borradas do que deveriam, especialmente no zoom máximo. Para macros, o conjunto garante imagens com muitos detalhes e também acerta no desfoque de fundo com efeito profissional.
Em condições de pouca luz, o S25 Ultra adota uma abordagem conservadora ao processamento das imagens. Apesar de ter ruído perceptível e sombras um pouco suaves, as exposições são bem balanceadas, sem que as fotos fiquem escuras demais.
A câmera ainda sofre com um tom esverdeado nas áreas mais escuras, mas os destaques são bem tratados. No entanto, o modo noturno, por outro lado, tende a exagerar na redução de ruído, resultando em uma aparência mais artificial, com nitidez excessiva.
A câmera frontal de 12 MP permanece a mesma de modelos anteriores, mas continua entregando ótimos resultados, com excelente faixa dinâmica, bons detalhes e tons de pele agradáveis. O desfoque é bem executado, sem interferir na qualidade das selfies. As fotos noturnas agradam, com pouca perda de nitidez.
A filmadora do S25 Ultra é capaz de filmar em 4K a 60 fps com todos os sensores, enquanto o principal ainda oferece a opção de gravar vídeos em 8K a 30 fps. A filmadora segue fazendo ótimos vídeos, assim como antes, mesmo ao usar o zoom. Há estabilização eficiente para lidar com os tremidos, o foco é ágil e a captura de som é limpa, detalhada e usa IA para reduzir o ruído de fundo. A câmera frontal ainda sofre um pouco para gravar em locais mais escuros.
O Galaxy S25 Ultra vem com o Android 15 e a interface One UI 7, trazendo um visual familiar, mas com algumas mudanças importantes. A Samsung promete sete anos de atualizações de software, que incluem updates importantes do Android e patches de segurança.
A interface segue com o design tradicional, incluindo ícones, widgets e papéis de parede característicos. A navegação também continua similar, com suporte a gestos e botões, enquanto a área de notificações agora é separada da área de controles rápidos, seguindo o estilo dos iPhones.
A funcionalidade da S Pen foi reduzida, pois agora não conta mais com recursos como sensor giroscópio ou conectividade Bluetooth. No entanto, ainda é possível fazer anotações, desenhar e usar a função de reconhecimento de caligrafia em vários idiomas. Algumas funções tradicionais, como Criar Nota e Escrever na Tela, continuam presentes, mas não é mais possível controlar a câmera como antes.
O grande foco da Samsung atualmente é sua suíte voltada para Inteligência Artificial. O Google Gemini vem integrado em todo o sistema e oferece recursos como resumos de textos, traduções, criação de imagens e até sugestões de receitas com base em fotos do conteúdo da sua geladeira.
A entrada por linguagem natural agora permite controlar o telefone de forma mais intuitiva, como realizar buscas por voz na Galeria ou ajustar configurações do sistema com comandos simples. É possível fazer interações entre aplicativos, como buscar restaurantes e compartilhar a localização, ou fazer anotações enquanto utiliza outros apps.
A nova interface também permite analisar o conteúdo da tela e sugerir ações baseadas nela, como criar GIFs de vídeos ou transformar fotos em papéis de parede. O Circule para Pesquisar foi melhorado, permitindo identificar músicas tocando ao fundo, por exemplo. O uso de IA no dispositivo promete aumentar a produtividade e facilitar interações, oferecendo uma experiência mais fluida e personalizada. Um dos seus destaques é o recurso de apagar objetos em fotos, sendo muito superior ao de outros smartphones.
Além disso, o sistema oferece recursos como o Now Brief e o Now Bar, que ajudam a manter o usuário atualizado com resumos diários de compromissos, informações sobre músicas tocando, direções no Google Maps e até atualizações de esportes ao vivo. Esses recursos tornam a interface mais inteligente e adaptada ao seu dia a dia.
Para garantir a segurança dos dados, a Samsung implementou o Knox Matrix e o Vault, que protegem as informações armazenadas no dispositivo com padrões de criptografia baseados em computação quântica. Isso garante que os dados pessoais e as preferências dos usuários fiquem seguros, sendo processados localmente no dispositivo, e não na nuvem, oferecendo mais controle sobre a privacidade.
O Galaxy S25 Ultra oferece grandes avanços em relação ao iPhone 16 Pro Max? O modelo da Samsung se destaca, especialmente no campo da Inteligência Artificial, com recursos mais avançados e resultados mais precisos. Em termos de experiência multimídia, ambos os dispositivos competem bem, mas o S25 Ultra leva vantagem em ambientes externos graças à sua tela antirreflexo. Além disso, o desempenho é ligeiramente mais ágil, a autonomia da bateria é superior e o tempo de recarga é mais rápido. Em câmera, eles entregam experiência similar com pequenas diferenças.
O realme GT 7 Pro, também equipado com o Snapdragon 8 Elite, não traz a versão turbinada presente no modelo da Samsung. No nosso teste de multitarefas, ele foi um pouco mais lento, mas supera o S25 Ultra em autonomia de bateria e tem um tempo de recarga muito mais rápido. O modelo chinês se destaca pela excelente tela com brilho superior e suporte a Dolby Vision, além de oferecer um som potente e de qualidade. Em termos de câmeras, embora o realme registre ótimas fotos, o Galaxy S25 Ultra ainda se mantém superior.
O Galaxy S25 Ultra tem tudo para ser um dos melhores de 2025, mas vale a pena esperar o preço cair
O Galaxy S25 Ultra traz apenas carregador de 25W na caixa de acessório
O Galaxy S25 Ultra é um celular grande e escorregadio e não vem com capinha na caixa
One UI agora vem recheada de recursos com Inteligência Artificial, mas perdeu algumas funcionalidades da S Pen
Tela traz novo vidro de baixo reflexo, tem brilho forte e som estéreo potente para excelente experiência multimídia
O Galaxy S25 Ultra está mais ágil, sua bateria dura muito mais, mas ainda demora para recarregar e não trouxe grandes novidades em câmera
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S25 Ultra