
Tech 19 Nov
O Linux foi contemplado com uma mesclagem do seu kernel para a versão 6.13 na última semana. O update se destaca por fornecer suporte a cartões SD e microSD de até 128 TB, em formatos com alta capacidade e velocidade.
Na prática, esta nova edição traz a compatibilidade com os padrões UHS-II e SDUC. O primeiro se trata do SD Ultra High-Speed II e possibilita velocidades de até 320 MB/s. Já o segundo se trata do SD de Ultra Capacidade, com um armazenamento máximo teórico de 128 TB.
A novidade faz com que o Linux 6.13 esteja pronto para os próximos produtos do setor que devem surgir no futuro. Isso porque, na atualidade, o máximo de espaço oferecido por um cartão SDUC é de 8 TB.
Por sua vez, a velocidade máxima dos cartões SD no formato UHS-II se assemelham mais a um SSD SATA comum em largura de banda. Ainda abaixo do SD Express, por exemplo, que já chegou a alcançar até 985 MB/s no PCIe 3.0. Espera-se que ele atinja até 3.940 MB/s, quando conectado a um PCIe 4.0.
Além da ampliação do suporte a cartões SD e microSD mais modernos, o novo kernel Linux também entrega correções de vários erros e melhorias na estabilidade das máquinas, especialmente em relação a problemas encontrados no próprio uso desse tipo de armazenamento externo.
O download do mais recente kernel 6.13 para o Linux e os detalhes do pacote completo podem ser encontrados no Git, por meio deste link. Vale lembrar que o sistema também havia recebido compatibilidade com o driver gráfico NVIDIA 550.135 na última semana.
E aí, gostou da ampliação do suporte a cartões SD no sistema operacional aberto? Responda no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários