
Apple 10 Mar
28 de janeiro de 2025 0
Depois de ser mostrado brevemente durante o lançamento do Galaxy S25, os primeiros óculos de Realidade Aumentada (AR) da Samsung tiveram diversos novos detalhes revelados no primeiro vídeo de hands-on já lançado, publicado pelo canal MKBHD. Chamado no momento de "Project Moohan", apesar de ter ficado conhecido como "Galaxy XR", o acessório tem fortes semelhanças com o Apple Vision Pro, mas tem no software diferenciais importantes que podem torná-lo muito atraente.
Desde que mostrou a primeira imagem dos óculos em novembro, a Samsung tem mantido o mistério em torno do "Galaxy XR". Até então, era sabido apenas que a solução está sendo desenvolvida em uma parceria com o Google e a Qualcomm, e que traria um design muito próximo ao do Vision Pro, apesar de haver alguns refinamentos.
Com o vídeo publicado por MKBHD nesta segunda-feira (27), tivemos os primeiros detalhes mais concretos do funcionamento do dispositivo, que embarca algumas características muito promissoras. Começando pela construção, é inegável a forte semelhança com os óculos da Apple, inclusive em termos de design e materiais usados.
No entanto, conforme menciona o YouTuber Marques Brownlee, a faixa de suporte possui ajustes que distribuem melhor o peso, mantendo-o mais na região das sobrancelhas, em vez da base dos olhos como no Vision Pro. Em uso prolongado, essa diferença pode garantir mais conforto.
Também há uma bateria externa conectada à lateral do aparelho, mas em vez de uma conexão proprietária, essa bateria adota um conector USB-C, o que significa que o usuário terá a liberdade de utilizar qualquer powerbank que desejar, seja para estender o tempo de uso, ou para reduzir o peso da célula de energia.
Para comandos básicos, o headset conta com botões de energia e volume no topo, além de um touchpad na lateral direita. Estão presentes ainda ao menos oito câmeras frontais para analisar o ambiente, junto de duas internas para rastreamento dos olhos, enquanto a navegação é feita basicamente da mesma forma que no Vision Pro com gestos de pinça, ainda que quaisquer mouses e teclados com Bluetooth possam ser usados.
NEW VIDEO - I Tried Samsung's Secret Android XR Headset, and it was awesome. Think of it as the Nexus/Pixel of headsets. Full of smart software features like this. Coming this year.
— Marques Brownlee (@MKBHD) January 27, 2025
Full video: https://t.co/lmtW0fvdhd pic.twitter.com/Yc2DpP6YLA
O que realmente se estabelece como o grande trunfo do Galaxy XR é o software: o aparelho utiliza o novo Android XR, sistema operacional de código aberto desenvolvido pelo Google. A solução não apenas estabelece uma base comum para que óculos de AR de variados preços e formatos sejam lançados, abrindo caminho para um ecossistema robusto, como ainda mantém ampla compatibilidade com o Android tradicional.
A solução oferece acesso completo a todos os apps da Play Store, incluindo os que foram pensados apenas para celulares e tablets, e está totalmente integrado ao Google Gemini, o assistente de IA generativa da gigante das buscas. Sua presença por aqui parece fazer mais diferença que nos celulares, ao permitir realizar qualquer comando com a voz, reduzindo a fadiga causada pelos gestos de navegação.
Fecha os recursos mostrados a presença do Circule para Pesquisar, que funciona de maneira muito intuitiva ao possibilitar pesquisar por qualquer objeto ao circulá-lo com as mãos. Um olhar mais aprofundado no software pode ser visto no vídeo completo de Marques Brownlee a seguir.
Conforme destaca o YouTuber, ainda não há um prazo ou preços para a estreia do Galaxy XR, mas a Samsung afirma que o valor será mais baixo que o do Vision Pro, vendido por US$ 3,500 (~R$ 20,7 mil), e que a estreia ocorre ainda em 2025. Mais informações devem ser divulgadas nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários