LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple ainda cogita lançar óculos inteligentes estilo os modelos Ray-Ban da Meta

10 de março de 2025 0

Atualização (10/03/2025) - RS

A Apple anda parece interessada na possibilidade de lançar óculos inteligentes para compor o seu portfólio. Pelo menos, é o que diz o analista Mark Gurman em sua newsletter Power On, mencionando que a companhia está cogitando produzir um modelo parecido com os modelos Ray-Ban da Meta.

Segundo Gurman, a proposta desse dispositivo não seria exatamente a mesma do Vision Pro, já que não é voltado para o lado de realidade aumentada. Entretanto, ainda seria um produto com inteligência artificial integrada, além de ser equipado com câmeras e microfones para entregar uma boa experiência de uso.

De acordo com ele:

Se a Apple puder trazer suas proezas de design, oferecer qualidade de áudio no nível dos AirPods e integrar firmemente os óculos com o iPhone, acho que a empresa teria um sucesso estrondoso. É incompreensível que a Apple ainda não tenha chegado lá.

Óculos da Meta desenvolvido pela Ray-Ban

Vale lembrar que a Apple já foi assunto de notícias envolvendo um dispositivo desta categoria. Entretanto, uma das últimas atualizações sobre o tópico é de que a empresa teria cancelado o seu projeto. No caso, a ideia desse produto era de ser conectado ao Mac, com o processamento pesado acontecendo no computador.

Vale destacar que Gurman já falou anteriormente sobre a Apple estar conduzindo estudos em seus escritórios para entender a demanda para esses produtos. Além disso, parece que a maçã está trabalhando em uma versão do sistema do Vision Pro, o VisionOS, adaptada para rodar em óculos inteligentes.

Seja como for, mais informações podem surgir nas próximas semanas sobre o desenvolvimento do dispositivo. Enquanto isso, o Vision Pro está previsto para receber funções de IA e um aplicativo dedicado no iPhone em breve.

Matéria Original (27/01/2025)

Apple deve lançar seus primeiros óculos de AR dentro de três anos, indica rumor

A Apple deve continuar investindo em dispositivos de Realidade Aumentada (AR), mas ainda deve demorar alguns anos para que vejamos os resultados desses investimentos, conforme sinaliza o jornalista e leaker Mark Gurman. De acordo com as informações, os executivos da Maçã esperam que os primeiros óculos de AR da marca sejam apresentados apenas daqui a três anos, em virtude dos desafios da tecnologia.

Em sua newsletter semanal Power On, Gurman destaca como a Apple investe há pelo menos 10 anos em tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada, passando por uma longa jornada. Partindo do conceito de oferecer uma interface para carros, a gigante realizou vários ajustes até finalmente ter lançado em 2023 o Vision Pro, o "primeiro computador espacial" da empresa, que combina as Realidades Virtual e Aumentada em um aparelho.

Mesmo com todo o esforço, o produto não teve sucesso, principalmente devido ao formato desconfortável e ao preço exorbitante de US$ 3,500 (~R$ 20,8 mil). Isso, porém, teria reforçado a crença da Maçã em soluções de AR, que continuam em desenvolvimento dentro dos laboratórios da companhia.

Os anos de investimento da Apple nas Realidades Virtual e Aumentada resultaram no Vision Pro, que teve pouco sucesso pelo design e preço (Imagem: Divulgação/Apple)

Gurman sugere que, além de fabricar e testar telas que possam ser usadas nos óculos de AR do futuro, a Apple também já estaria realizando estudos para verificar o apelo e os ajustes que precisariam ser feitos na interface e nos recursos para atrair o público.

Frente a esses esforços, o jornalista acredita que a Apple tenha os meios para se tornar uma força nesse segmento de dispositivos. Ainda assim, a má notícia é que deve demorar um bom tempo para vermos os resultados — a empresa esperava lançar óculos de AR logo após o Vision Pro, mas os desafios técnicos seriam grandes demais.

De acordo com as informações, os executivos esperam que os primeiros aparelhos sejam lançados daqui a apenas três anos ou mais, prazo que parece partir de 2028. Nesse período, os planos da Maçã envolveriam lançar formatos mais baratos do Vision Pro para atrair a atenção do público.

Com soluções como o Galaxy XR e o Android XR, a Apple deve encarar um futuro muito concorrido no segmento de óculos de AR (Imagem: TudoCelular)

A única questão levantada por Gurman é se a Apple pode acabar sendo passada para trás: a Meta já fez bastante sucesso com os óculos inteligentes desenvolvidos com a Ray-Ban, e demonstrou recentemente uma alternativa de AR com design muito similar a óculos tradicionais.

Não apenas isso, mas concorrentes como a Samsung já estão trabalhando em modelos próprios com apoio do Google e o novo Android XR, que se mostrou promissor segundo testes preliminares feitos por alguns veículos de imprensa — a Maçã deve encarar um cenário acirrado nos próximos anos.

No fim das contas, tudo indica que teremos um futuro em que os dispositivos de AR terão presença garantida nas casas dos usuários. Resta saber qual das marcas terá a solução mais acertada para garantir mais espaço entre o público.


0

Comentários

Apple ainda cogita lançar óculos inteligentes estilo os modelos Ray-Ban da Meta

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo