O Where’s My Droid é um aplicativo criado exclusivamente para ajudar você a encontrar seu dispositivo em caso de perda. Ele permite personalizar cada comando SMS que será enviado ao aparelho perdido, e permite soar um alarme, ativar a luz do flash para facilitar a busca e até enviar coordenadas de GPS e fotos feitas com as câmeras diretamente para outro celular.
Conheça mais sobre o Where’s My Droid a seguir.
Primeiros passos e visual
Assim que você abre o Where’s My Droid pela primeira vez, você precisará ler os termos de uso exibidos na interface do próprio aplicativo, totalmente em inglês, e aceitá-los. Depois, o app ajuda você a configurar rapidamente suas principais funções em apenas duas telas. É bem fácil e rápido.
Primeiro, você precisa setar quais comandos SMS você irá enviar de outro aparelho para soar o alarme do dispositivo perdido e para acionar o GPS. Esse é um dos poucos apps que permite a personalização do comando, ao invés de obrigá-lo a usar um padrão pré-definido. Assim, fica bem mais fácil escolher uma palavra ou frase que você irá se lembrar facilmente em casos de emergência. A última tela serve apenas para avisar a você que as configurações iniciais foram concluídas.
Feito isso, o Where’s My Droid exibe sua interface principal. Ela é construída de maneira bem simples, não muito sofisticada: apenas um fundo em cinza bem escuro, quase preto, e seis botões em verde, com um efeito metálico. As letras são bem legíveis, mas não há como alterar o idioma para português. Isso não deve ser um problema, já que é bem fácil entender o que faz cada função. A seguir, vamos ajudar você nessa tarefa.
Alarme, GPS e câmera
A primeira opção é a “ring setup”, para ajustes de alarme. Se você perder seu telefone, você precisará enviar via SMS, por outro aparelho, o comando configurado previamente para soar o alarme.
Na área “ring setup”, você pode ajustar o aplicativo para emitir um ringtone padrão quando o aparelho for perdido (algo que já vem marcado por padrão). Você também pode querer que o smartphone também vibre enquanto recebe o alarme e alterar o toque padrão para uma sirene, mais estridente e audível. Outra opção interessante é de ativar o flash da câmera para facilitar a localização, caso você tenha perdido o aparelho em um local próximo.
Nessa seção, você também pode alterar o comando SMS para ativar o alarme, mudar a duração dele arrastando uma barrinha cinza por intervalos que vão de 30 segundos a 10 minutos e configurar o app para enviar um feedback por SMS avisando que o comando foi recebido. Por fim, é possível configurar o app para retornar o volume ao configurado anteriormente de maneira automática quando o telefone for encontrado.
Há duas opções que só podem ser ativadas na versão paga do Where’s My Droid: o “call feature” e “custom ringtone”. O primeiro serve para caso você não tenha um outro celular à mão. Aí, você pode ativar as funções do app a partir de uma chamada de um número fixo. O “custom ringtone” serve para escolher um toque específico para o som de alarme.
Ao mandar a mensagem, o alarme toca e uma tela é exibida com um botão para você ativar caso tenha encontrado o telefone. Não há nenhum código numérico ou senha, ou seja, esse recurso não serve em casos de roubo.
Na área “GPS Setup”, você ajusta as preferências de rastreio do dispositivo. Aí, você também pode alterar o comando SMS, ativar ou desativar a função e configurar até três mensagens que serão enviadas pelo app. A primeira retorna dados como latitude, longitude e velocidade que o telefone está percorrendo. A segunda envia para você um link do Google Maps com a localização do aparelho. Por fim, a terceira, informa o endereço da rua em que ele está localizado.
Nesse quesito, o Where’s My Droid não foi tão eficiente. As mensagens não chegavam de primeira e foram necessárias muitas tentativas para obter algum resultado. Mesmo com o ícone do GPS visível no telefone de testes, que funcionou como o aparelho “perdido”, as coordenadas não eram enviadas para o outro aparelho. Mesmo na interface web, bem simplória e sem um cadastro único para cada usuário, os comandos não funcionaram corretamente.
Um recurso muito legal do Where’s My Droid é a possibilidade de usar as duas câmeras do aparelho, tanto traseira quanto frontal, para tirar fotos, ajudando você a descobrir onde está seu dispositivo. Essa função também é ativada através de um comando SMS, que pode ser modificado a seu gosto na área de configurações. Há um comando para cada câmera e a imagem é enviada diretamente para os servidores do Where’s My Droid. De volta, em outro celular, você recebe um link para visualizá-la. Infelizmente, essa funcionalidade também só está disponível para usuários da versão Pro.
Ajustes de segurança
O quarto botão da tela inicial é o “security settings”, que dá acesso a algumas funções mais avançadas de segurança – a maioria delas paga. O “remote lock”, ou seja, o bloqueio remoto, por exemplo, só pode ser usado na versão Pro, o que deixa uma imensa brecha de segurança. para quem usa o app gratuitamente.
Ao ativar a funcionalidade, você pode colocar remotamente um bloqueio na tela do seu smartphone. Assim, se alguém localizá-lo, não vai conseguir utilizá-lo, já que o bloqueio só poderá ser desativado por uma senha definida por você ou por um comando SMS que só você conhece.
O mesmo vale para o “remote wipe”, ou limpeza remota, que também só funciona na versão paga. Só que o comando servirá para excluir todos os dados no telefone – incluindo o próprio Where’s My Droid. Ou seja, você só poderá usar esse recurso se realmente não tiver mais esperanças de obter o aparelho de volta e quiser pelo menos manter seus dados longe do acesso de estranhos.
Na área de opções gratuitas, o Where’s My Droid oferece uma lista que pode ser usada tanto para permissões quanto para proibições. Ou seja, na área “White/Black list”, você pode escolher se quer adicionar apenas números que NÃO poderão de forma alguma enviar comandos SMS para seu aparelho, ou incluir apenas números de confiança que podem mandar torpedos, de modo que o aplicativo ignore qualquer outro. Em qualquer uma das formas, você pode incluir até dez números diferentes.
Vale a pena dar uma olhada também no menu “passcode”. Ele permite definir uma senha numérica que sempre será solicitada quando o app for aberto. É importantíssimo configurar uma senha para evitar que estranhos desativem os recursos do app ou alterem os comandos SMS.
Outro recurso gratuito é a notificação de troca do cartão SIM. Você define um número de telefone ou endereço de e-mail para onde o Where’s My Droid vai enviar uma notificação avisando da troca e informando o novo número.
Considerações finais
O Where’s My Droid é um bom aplicativo para localizar seu celular, mas, caso você decida manter a versão gratuita, não poderá contar muito com ele em caso de roubo. Os recursos mais seguros, como o bloqueio total da tela e a limpeza remota do aparelho, só podem ser usados se você desembolsar US$3,99, o equivalente a cerca de R$8.
Como o aplicativo é totalmente dependente da interação por SMS, eventualmente ele pode deixar você na mão, já que você fica à mercê de um serviço prestado pelas operadoras de celular, que nem sempre funciona a contento, entregando as mensagens imediatamente. Há uma interface web para interagir com o app, mas é bem simples e não requer um cadastro único para cada usuário. Na hora de escolher a operadora do telefone, um campo obrigatório para enviar comandos pela Internet, só há a Claro e a Vivo, o que limita um bocado a atuação do site.
Prós e contras






Comentários