Introdução
Começando a Usar
Funções
Ao usar o principal recurso do SoundHound, que é identificar as músicas que estão tocando no momento, tivemos algumas decepções. Ao encontrar a canção ele exibirá a capa do álbum, com um pequeno ícone abaixo para darmos play e escutar um trechinho dela, uma informação interessante é que logo ao lado, além do nome da música ele exibe a data de lançamento, logo depois o artista e o álbum. Temos abaixo um botão para comprar a música, "Buy", ele nos leva ao site da Amazon.com. Abaixo temos um botão "Listen Now on Music All Access", disponível apenas nos Estados Unidos é um serviço de assinatura próprio do Google para o Google Music, serviço de streaming da companhia.
Depois temos as Letras, porém neste aplicativo foi muito mais frequente o número de vezes em que a letra da música que eu estava ouvindo não foi encontrada. Também temos a informação das Datas da Turnê da banda, ao contrário do Shazam que exibe todas as informações sem sair do app, o SoundHound te leva a uma página da web onde podemos encontrar os detalhes dos próximos shows do artista. Abaixo deste ícone há a opção "Buscar no YouTube", que nos leva a uma tela própria do app que mostra o clipe da música encontrada, ao selecionar qualquer um deles somos levados ao aplicativo do YouTube.
Depois temos um ícone de "Artistas Parecidos" e podemos ver algumas bandas e cantores que são semelhantes ao da música que procuramos. Uma função muito bacana para descobrir novos artistas, nem todos que são apresentadas na lista possuem uma sonoridade realmente parecida, normalmente eles só fazem parte do mesmo gênero. Por último temos um ícone que exibe as aparições da música em álbuns.
No menu superior dessa mesma tela, da música encontrada, podemos visualizar um ícone com o símbolo de uma estrela, ele serve para adicionarmos a canção aos favoritos, logo ao lado temos o ícone de compartilhamento, ao selecioná-lo somos levados a uma outra tela onde podemos adicionar um comentário opcional, compartilhar a nossa localização também opcionalmente e selecionar duas redes sociais para publicar simultaneamente a descoberta da música, no caso são Twitter e Facebook.
Podemos selecionar também a opção localizada logo abaixo "Mais Opções", ao apertar sobre ela abre-se o menu de compartilhamento padrão do Android, onde podemos enviar a canção via SMS, ou para o Google+, Gmail, entre vários outros. Há também um terceiro ícone, voltado para mais opções, este aparece em todas as telas do app e servem para o acesso rápido às configurações, favoritos, histórico, ajuda e informações.
A interface do aplicativo é organizada, porém em alguns momentos as informações parecem estar amontoadas, muito juntas, causando um certo desconforto. Talvez se ele tivesse uma aparência um pouco mais clara, ou não se importasse em exibir as informações com letras um pouco maiores e com mais separação, esse problema fosse resolvido. Dois problemas encontrados ao tentar descobrir músicas com o SoundHound foram a demora para finalizar a pesquisa, o Shazam faz isso em pouquíssimos segundos enquanto que este demorou em média 15 segundos ou mais, além disso diversas canções ele não conseguiu encontrar de jeito nenhum, ou então, apenas após várias tentativas.
O mesmo ocorreu quando tentei cantar trechos de algumas músicas, tanto nacionais quanto internacionais, foi bem difícil. Mas uma função bacana que vale a pena citar é que, se cantarmos uma música que exista mais de uma versão cantada por diferentes artistas, ele exibirá todas elas.
Outros ajustes
Conclusão
Prós e contras




Comentários