Com um visual muito refinado e informações super detalhadas, o Accuweather promete não deixar ninguém na mão. O app é gratuito, compatível com Android 2.2 ou superior e abrange nada menos que 2,2 milhões de locais em todo o planeta. Além disso, o app ainda é capaz de enviar notificações e de exibir a temperatura atual na barra de notificações do seu smartphone.
Curioso para saber como o app funciona? Confira a seguir.
Design sofisticado
Uma das características que mais chamam a atenção no Accuweather é o visual. Ao invés de optar por mostrar as condições climáticas com ícones já conhecidos, ou seja, desenhos de nuvens com ou sem sol ou chuva, o aplicativo exibe uma imagem bonita e realista, praticamente uma fotografia.
O Accuweather dispõe os elementos climáticos na sua interface de maneira bem inteligente. A temperatura fica em destaque, até porque normalmente é o elemento que as pessoas procuram primeiro. Ao fundo, como um “papel de parede”, fica a imagem referente ao clima em si: nuvens escuras indicam grande nebulosidade e possibilidade de chuva, enquanto um céu limpo representa um dia ensolarado, por exemplo.
Em letras menores, o Accuweather mostra dados complementares, logo acima da temperatura: a velocidade dos ventos e um curioso indicador sobre a qualidade do clima para a prática de atividades físicas, representado pelo ícone de uma bola de futebol. O aplicativo permite possível alterar esse indicador para outras atividades, como viagens, o que também muda o ícone.
Um detalhe que torna o Accuweather ainda mais sofisticado é uma solução um tanto minimalista. Não há, na interface principal, botões para acesso às diferentes áreas do aplicativo. Você acessa as outras telas de maneira natural, arrastando a tela para a esquerda ou para a direita.
Para se localizar no app, é fácil: no topo, localizado no meio, está o local do aplicativo em que você se encontra no momento, destacado em verde. À esquerda e à direita, ficam outras áreas, com o título em letras brancas. Isso pode confundir um pouco no início, mas assim que você passa alguns minutos explorando o app, consegue perceber como funciona esse padrão facilmente.
Essa dinâmica funciona para todas as partes do Accuweather. Simplificando: assim que você abre o app, encontra à sua disposição as seguintes áreas: “localizações”, “agora” e “a cada hora”. Deslizando mais para a esquerda, o app revela ainda outras funcionalidades: “diária”, “mapas”, “vídeos” e “notícias”. Se, na tela “a cada hora” você tocar em uma faixa de horário específica, irá para outra tela, na qual o deslizar dos dedos leva você à previsão do tempo em outros momentos do dia, em intervalos de uma em uma hora.
Para voltar ao menu principal, é só tocar no ícone de sol, no canto superior esquerdo, até que ele mostre uma lista com cada área do aplicativo, dispostas na vertical.
Previsão com imagens e gráficos
E não são apenas esses dados. O Accuweather é um dos aplicativos de previsão do tempo mais detalhados já vistos. Ele exibe a intensidade da radiação ultravioleta (UV), porcentagem da umidade do ar, visibilidade, ponto de orvalho e pressão. Lá no final da tela, na parte inferior, o app dá alguns detalhes sobre a viabilidade da prática de atividades ao ar livre. Ao tocar na pequena seta cinza, você pode visualizar outras opções, como pesca e caça, projetos DIY (faça você mesmo), saúde respiratória e viagem.
Ao deslizar a tela para a esquerda, o Accuweather entra na seção “a cada hora”, na qual relata as variações climáticas ao longo do dia. Um recurso visual muito interessante é o gráfico, que mostra o quanto a temperatura sobe e desce ao longo de 24 horas, bem como a sensação térmica. A linha azul corresponde à temperatura e a verde indica a sensação térmica. Esses gráficos podem ser desabilitados nessa mesma tela, tocando o botão de opções do Android.
Assim como na área anterior, você pode desativar o gráfico ou configurá-lo para exibir precipitações ou demais condições.
Sempre que você toca em um item do app, seja uma faixa de horário específica ou um dia da semana, o Accuweather exibe uma nova tela com todos os detalhes aos quais você tem direito, semelhante à tela inicial. Ou seja, velocidade do vento, chance de chuvas, umidade e até neve (quando for o caso). Rolando a tela para a esquerda ou para a direita, você acompanha os mesmos detalhes para os próximos horários ou dias.
Mapas, notícias e vídeos
À primeira vista, trata-se de um mapa simples, sem grande utilidade. No entanto, se você tocar em “dados do mapa”, o Accuweather exibe o mapa em tela cheia com informações visuais a respeito da nebulosidade. Ao apertar o botão “play”, o aplicativo anima o mapa com a previsão de nebulosidade ao longo das próximas horas, mudando de cor de acordo com a legenda: poucas nuvens ficam em um tom de rosa muito claro, até chegar ao vermelho e ao roxo, que indicam forte nebulosidade.
O recurso é promissor, mas não funciona a contento. A animação é truncada e as cores não aparecem com clareza, fazendo com que seja muito difícil identificar os reais níveis de nebulosidade na região.
A partir da tela de mapas, deslizando o dedo para a esquerda, o Accuweather exibe a área de vídeos. Trata-se da típica previsão do tempo diária, como vemos sempre nos telejornais. São vários vídeos, cada um referente a uma região específica. O Brasil só aparece em duas opções: a primeira, com a previsão do tempo para todo o mundo, e a previsão específica para a América Latina.
Infelizmente, como era de se imaginar, o vídeo é bem pouco específico e muito curto, com pouco mais de um minuto. Portanto, a previsão engloba cada continente de um modo geral. O Brasil, incluído na América Latina, aparece representado por pouquíssimas regiões. Nos nossos testes, apareceram apenas Rio de Janeiro e Fortaleza, o que não é suficiente para quem mora em regiões como o Sul ou o Norte.
Outras opções de vídeos trazem a previsão para a Ásia, Europa, o Canadá, os Estados Unidos e a América Latina. Neste último o Brasil aparece com poucos detalhes a mais do que no vídeo referente à previsão mundial. Como o vídeo é dividido por regiões, é possível verificar informações sobre o clima em algumas capitais do Norte, Nordesde e Centro-Oeste.
O recurso de vídeos enriquece o Accuweather, mas levanta dúvidas sobre sua real utilidade. Tendo em vista que o app fornece informações super detalhadas sobre o clima em qualquer região, inclusive com as variações de hora em hora, parece um tanto desnecessário visualizar vídeos com uma previsão tão superficial. A não ser para viajantes, que podem querer ter uma vaga ideia sobre como estará o tempo em outro país sem a necessidade de configurar uma nova cidade no aplicativo.
Por último, à direita da seção de mapas, está a área de notícias. Outra área com pouca utilidade para pessoas que não viajam ou não têm conhecidos ou familiares no exterior, já que não há informações sobre o Brasil.
Integração com o Android e configurações
O Accuweather integra-se ao Android de uma maneira bem legal para quem não faz questão ou não gosta de incluir widgets na tela. Além de exibir a temperatura atual na barra de notificações, o app também mostra mais detalhes quando você desliza a barra para baixo. São eles: condições atuais de sol ou nebulosidade, cidade escolhida e o horário em que foi feita a medição.
O recurso é elegante, mas decepcionou um pouco por causa do atraso na atualização. Às 15h, mesmo após verificar a temperatura atual dentro do próprio Accuweather, esse campo continuou exibindo as condições de uma hora atrás.
A seção “My Accuweather” é bem interessante. Nela, você pode personalizar os padrões climáticos que considera aceitável para as atividades que o aplicativo exibe na área de previsão do tempo, como viagens, esportes ao ar livre e pesca. Para cada categoria, você define um intervalo adequado de temperatura, sensação térmica, velocidade do vento e rajadas de vento.
Você também pode dizer ao aplicativo se aceita que outros elementos estejam presentes, como nuvens, chuva, neve, gelo, trovoada ou nevoeiro.
Considerações finais
O Accuweather é um aplicativo muito completo e personalizável, com previsão do tempo para duas semanas, exibição de variações climáticas de hora em hora e até vídeos com a previsão para outros continentes.
A interface bem trabalhada e com imagens complexas para representar as condições do céu, a disponibilidade de vídeos e notícias, e os mapas, são recursos que enriquecem o aplicativo, mas não são imprescindíveis e muito menos úteis para todo mundo, a não ser para pessoas com necessidades bem específicas. Tudo isso também pesa no aplicativo, que é bem mais pesado que alternativas mais simples, mas não menos informativas. Dependendo das capacidades técnicas do hardware do seu aparelho, você pode enfrentar alguns travamentos e lentidão na navegação dentro do próprio app.
Como pontos positivos, fora o enorme detalhamento das informações, fica a excelente integração ao Android, com a exibição de notificações e alertas extras de mau tempo, e belíssimos widgets bastante completos, com duas opções de tamanhos.
Prós e contras






Comentários