
24 Setembro 2017
23 de setembro de 2017 54
O robôzinho verde, figura que 'personificou' o Android, sistema operacional móvel da Google, foi criado por Irina Blok, uma designer que poucos conhecem. Apesar de ser um dos ícones mais reconhecidos ao redor do mundo, a associação de Blok ao símbolo não a tornou famosa.
A designer contou ao New York Times que o ano 2010 foi um dos poucos momentos onde a reconheceram por seu trabalho.
Ela recorda com humor da situação, quando pouco antes de começar o filme 'Alice no País das Maravilhas' no cinema, o famoso logo apareceu na tela e sua filha de 6 anos de idade gritou "Minha mãe que inventou isso!".
O icônico robô foi criado em 2007, quando a gigante das buscas pediu a sua equipe de designers (da qual Blok fazia parte naquela época) para criar um 'look' para seu software — algo que os consumidores pudessem identificar facilmente.
Mountain View estabeleceu que, no logo, deveria estar presente a figura de um robô, e a partir daí, a designer (que hoje faz parte da equipe do Edmodo) começou a estudar filmes de ficção científica e brinquedos sci-fi.
No final das contas, o processo criativo teve inspiração de algo super comum, que vemos quase todos os dias: as famosas placas universais de 'masculino' e 'feminino' presentes em banheiros.
Blok criou o desenho simplificado de um robô com antenas, algo que até hoje é amplamente utilizado e reconhecido. Enquanto trabalhava no projeto, ela e seus colegas concordaram que o logo deveria ser como o software: algo open-sourced:
Decidimos que seria um logo colaborativo que as pessoas ao redor do mundo poderiam personalizar.
Enquanto a maioria das empresas 'protegem' suas marcas, com processos milionários para aqueles que as utilizam sem permissão, o simpático robôzinho 'Andy' seria 'gratuito' e livre para qualquer um que o quisesse utilizar e modificar.
Desde então, ele ganhou diversas variações e até mesmo uma edição especial do chocolate KitKat com seu formato, com direito a promoções de 'compre um chocolate e leve um tablet' aqui no Brasil.
A design explica que trabalhar na logo do Android foi algo similar a 'criar uma criança', vendo-a 'evoluir com os próprios pés' depois de algum tempo:
Você dá vida a esse indivíduo, e depois eles ganha uma vida própria.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários