LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Site garante que Oppo e Huawei estariam trapaceando em testes de benchmark

30 de setembro de 2018 28

Após a Huawei ser acusada de fraudar testes de benchmark no aplicativo 3DMark desativando proteções contra o superaquecimento de alguns dispositivos para elevar a capacidade de hardware, a própria companhia chegou a confirmar que realiza tais ações declarando que esta é uma prática tradicional no mercado.

Como consequência, o próprio 3D chegou a remover quatro modelos da fabricante chinesa e sua subsidiária Honor impedindo que sejam comparados com outros smartphones. Mas agora mais um escândalo envolvendo fraudes de benchmark pela Huawei é revelado!

De acordo com o site Tech2, mesmo após a polêmica envolvendo a Huawei, a companhia teria persistido em seguir com a ideia de fraudar os resultados de benchmark, assim como sua subsidiária Honor e as concorrentes Oppo e Realme (subsidiária da Oppo).

O portal revelou que todas as quatro empresas estariam elevando os níveis de performance em alguns smartphones removendo o limite de aquecimento dos processadores e componentes internos. Em um dos modelos analisados, a temperatura da bateria chegou a alcançar incríveis 61 ºC, marca que põe em risco a integridade não apenas do dispositivo como também do próprio usuário, podendo resultar na explosão da bateria.

Temperatura acima da média reforça fraudes em resultados de benchmark.

De forma resumida, o Tech2 declarou que as "melhorias" implementadas pelas empresas para impulsionar os números em benchmark poderiam superar os 90% de impulso quando comparados com os resultados originais na mesma ferramenta de benchmark. Segundo o site, modelos como o Honor 10, Huawei P20 Pro, Oppo Find X e Realme 1 e 2 estão sendo impulsionados por suas fabricantes para apresentar resultados superiores.

Resta saber se após toda a polêmica a Huawei, Oppo e suas respectivas subsidiárias deixarão de fraudar resultados em aplicativos de benchmark ou se continuarão utilizando a desculpa de que "se todos fazem, nós também fazemos."


28

Comentários

Site garante que Oppo e Huawei estariam trapaceando em testes de benchmark
  • Pra quem gosta de números em benchmarks, vou contar uma experiencia que fiz, que da pra notar como da pra trapacear em muito nos benchmark. Eu tenho um Mi 5s (Snap 821 esquentatinho), fiz alguns testes de Antutu por curiosidade e o mesmo apresentou 120000 pontos e reparei que o mesmo estava esquentando um absurdo quando rodada o benchmark, dai eu tive a brilhante (idiota) ideia de por o Mi 5s pra rodar o Antutu no congelador da geladeira (não indico a ninguém fazer essa brincadeira), garantindo que a temperatura fosse baixa e que o processador pudesse trabalhar no máximo sem perder a potência. Resultado de 120000 passou pra quase 150000, uma diferença bem significativa.

    Claro que foi um ideia meio idiota esse teste que fiz, mas mostra que, quem quer, da seu jeito pra trapacear. Uma coisa é certa, não da pra confiar 100% em testes, o melhor teste que se pode fazer é você mesmo testando o aparelho com o seu uso, e suas necessidades (isso se for possível é claro).

      • E outra coisa, 120k no antutu é pontuação de SD810 e SD660. SD821 faz 160k, enquanto o SD820 faz 150k. Tem alguma coisa errada com esse teu aparelho, você está fazendo underclock?

        • Eu tô cansado de fazer isso... Aí vai duas colocações: Em primeiro lugar isso é muito perigoso (e altamente ineficiente) porque quando você tira do congelador tudo que estava "congelado" no seu celular fica úmido primeiro para depois evaporar. Então se acontecer da sua placa-mãe ficar úmida já sabe né? Em segundo lugar é altamente ineficiente porque nada mais é que um ambiente frio, seria a mesma coisa de você viajar para o polo norte e rodar o antutu lá. Além disso o frio precisa passar primeiro pela sua tela, capa traseira, bateria para depois chegar no SoC, alem do fato de que não pode deixar água cair na lente na câmera, senão quando secar você vai ter uma "marca d'água" bem massa

            • Mas isso não caracteriza como uma trapaça, pois nos processadores como AMD e a Intel fazem o mesmo esquema... "Congelar" os chips para rodar com os clocks mais altos e recordes de velocidades além dos limites impostos...

              • Explicado o Find X ter quase 300k de atuou. E os outros com SD845 mal chegam em 280k.

                Nem o SD810 chega a bateria em 60 graus. Kkkkkkk

                  • Chega sim. Já tive a oportunidade de testar um Z5 Compact onde a bateria chegava na casa dos 60 enquanto o SoC estava lá em 80 ou mais. Na verdade isso depende de como o aparelho é construído. Na linha Compact da Sony os aparelhos tem pouco espaço vertical disponível (já que a proposta é fazer aparelhos com 5 polegadas ou menos), então a bateria fica "atrás" da placa-mãe, do outro lado do PCB, enquanto que nos modelos maiores a placa-mãe fica num lugar separado (em cima ou esticada ao lado, como nos galaxys s da vida) e a bateria em outro compartimento. O ruim disso é que o todo o calor do chip passa para a bateria, o que deve diminuir bastante a vida útil além de aumentar os riscos de explosão. Mesmo assim com todos os Z5C vendidos ao redor do mundo não vimos notícia de nenhum deles explodir...

                    Levando tudo isso em consideração eu posso dizer que a bateria do Z5C foi umas das melhores já feitas para smartphones (por causa da sua alta tolerância a calor) e o quão grave é essa notícia, se o SoC esquenta tanto, mas tanto que faz a bateria chegar a 60Cº mesmo estando separados um do outro, não posso imaginar a temperatura desses SoCs, será que eles atingem 100Cº?

                      • Chega sim, meu antigo moto z com 820 passava disso kk

                        • Todo esses aparelhos com grande discrepância nas pontuações estão trapaceando..
                          Não existe vários aparelhos com mesmo processador (ou com processador equivalente) e só alguns conseguem pontuações estratosféricas..

                            • Tipo One Plus 3 com 20000 a mais na época?

                                • Mas o poder de fogo da OnePlus vem do trabalho em conjunto do Hardware e Software (no caso, android com a Oxygen OS) não sei se ná época já era o Oxygen mas sei que todo o tempo a OnePlus sempre impulsionou o hardware com a comunicação dele com o software, deixando os números bem altos e impulsionando o desempenho...

                                • Depende do quanto a empresa consegue ir longe com o procurador, um exemplo é que o xiaomi black shark tem um sistema de resfriamento líquido bem superior ao mi 8, ambos tem o mesmo processador, mas o black shark consegue ir mais longe por causa do resfriamento. É igual a um pc, o calor pode diminuir o clock.

                                    • Só que estes não têm. E ocorre só em benchmark, não no uso de.outros apps.
                                      Aí os bobos que compram baseado em antutu estão sendo feitos de trouxa por estas empresas

                                      • E também esses teste são muito estranhos.. basta uma atualização e nuda tudo..

                                        • Novidade pra alguém a Huawei fazer isso??? Ela mesma admitiu kk PF né

                                            • Ainda me pergunto pq usam esses testes com números, o que vale é teste de usabilidade, e os smarts dessas marcas já mostraram que são muito bons...

                                              • Se pá o Antutu é uma farsa total

                                                • Chineses sendo chineses....

                                                    • Oppo, One Plus, Vivo, todas do mesmo grupo e que estão nos tops, Hj em dia, sou fã da Xiaomi mas não duvido que ela também se utilize de algo para superar as demais

                                                      • Sobre a Huawei... Nada de novo sob o sol. Desde a vez em que ela estava entregando smartphones com Chips de memória com qualidades e velocidades diferentes do esperado, passei a não duvidar de mais nada.
                                                        Agora a OPPO é novidade %uD83E%uDD14

                                                        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas