
03 Julho 2019
06 de fevereiro de 2019 5
Apesar de os novos smartphones terem especificações técnicas cada vez mais poderosas e baterias com duração maior, nem sempre isso significa uma durabilidade do aparelho em relação à vida útil.
Para ajudar os usuários a conservarem melhor seus dispositivos, a Positivo Tecnologia – que renovou recentemente o contrato de patrocínio com o Corinthians – deu cinco dicas de preservação do bom funcionamento por meio dos seus especialistas em celulares, Marcelo Pataro e Alisson Fondazzi.
Um dos indicadores de que o smartphone perdeu a performance é a lentidão, gerada principalmente pelo número de aplicativos abertos ao mesmo tempo.
“Preste atenção ao número de aplicativos que você abre, pois o processador pode ficar sobrecarregado se houver muitas ações sendo executadas ao mesmo tempo, ainda mais quando em conjunto com uma conexão 3G ou 4G. Quando possível, use o Wi-Fi e feche todos os apps que ficam abertos na segunda tela. Isso evita que a bateria seja colocada a um elevado nível de consumo.”
Marcelo Pataro
Especialista em celulares da Positivo Tecnologia
Outra possível causa é a quantidade de arquivos armazenados na memória interna do aparelho. A recomendação consiste na configuração para que qualquer mídia salva fique na nuvem ou em um cartão de memória.
“Uma dica é programar para que essas mídias recebidas em aplicativos de conversas, por exemplo, fiquem armazenados na nuvem ou em um cartão microSD, assim sobrará mais espaço na memória do aparelho e ele não ficará sobrecarregado.”
Os lugares onde o usuário coloca o seu smartphone podem afetar em especial a bateria. Painel de carro exposto ao sol ou em cima da pia do banheiro durante um banho quente são fatores que afetam o desempenho e a autonomia.
Isso se deve pelo fato de as baterias usarem reações químicas como base do armazenamento de energia. Com a elevação da temperatura, esses processos ficam prejudicados.
“Todo celular é fabricado para trabalhar numa temperatura ambiente somada a uma temperatura de 15°C, ou seja, até, no máximo, 45°C. No painel de um carro em um dia de sol, onde a temperatura pode passar de 70°C, a bateria pode sofrer desgaste extremo.”
Alisson Fondazzi
Especialista em celulares da Positivo Tecnologia
Não é à toa que cada aparelho vem acompanhado por um carregador específico. Por isso, não é recomendado pegar um emprestado de um amigo. Mas, caso seja necessário, deve-se conferir se o acessório possui certificação da Anatel e qual a sua tensão – geralmente, 5V.
“Se for necessário utilizar um carregador que não veio com o seu celular, o usuário deve começar verificando se esse produto é certificado pela Anatel, o que já garante padrões rígidos de segurança. Além disso, deve estar atento a tensão que o carregador entrega, que geralmente chegam a 5 volts, mas podem ser maiores e com isso prejudicar o aparelho. O carregador original respeita o limite de tensão que o celular precisa e produtos não originais muitas vezes enviam mais tensão do que o necessário e danificam a bateria ou o aparelho.”
Alisson Fondazzi
Um dos mitos no uso de smartphones é que o dispositivo somente poderá ser carregado quando estiver sem energia. No entanto, as atuais baterias de íon de lítio permitem que o usuário coloque na tomada por partes.
A bateria com vida útil de um a dois anos conta com 300 ciclos de carga e, após o período, baixa a autonomia para 60% da capacidade máxima ainda.
“O ideal, inclusive, é não deixar descarregar 100%, porque quando a bateria fica zerada, pode perder a reação química que costuma utilizar. Se for deixar o celular guardado em casa
Marcelo Pataro
Para completar, outro fator que exige atenção dos proprietários de celular é o material da sua capinha. Aquelas que apresentam aspecto metalizado pode interferir na recepção e emissão da antena do aparelho.
“O metal pode tanto causar interferência no caminho das ondas de radiofrequência quanto constituir um bloqueio para elas. Se você perceber que o celular, às vezes, perde o sinal, considere que pode ser a capinha e não a operadora.”
Marcelo Pataro
Você costuma seguir as dicas dadas pela Positivo para o seu smartphone? Costuma ter outra prática de conservação diferente? Relate no espaço abaixo.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários