
Android 30 Ago
30 de agosto de 2019 18
Vai chover? Pegarei trânsito hoje? A Huawei poderá usar o Android no futuro? Essas são perguntas constantes do cotidiano (de alguns...). Donald Trump desde maio subiu o tom da sua implicância institucional contra a Huawei e proibiu empresas estadunidenses de fazerem negócios com ela. Após algumas semanas o banimento foi revertido, mas tão logo as brigas comerciais com a China voltaram, misteriosamente a proibição voltou a valer também.
Como plano B a Huawei desenvolveu um sistema proprietário que segundo ela já tem potencial para lançamento comercial. Mas é fato que em um mercado disputado como o de smartphones não é bom mexer em time que se está vencendo. Afinal, mesmo a Microsoft fracassou por aqui. O Android é o melhor aliado das fabricantes.
Com a proibição, porém, nunca se sabe se o próximo lançamento da chinesa poderá ou não fazer uso do sistema - ironicamente - de código aberto. Mas bem, segundo conta a CNBC, a linha Mate 30 deverá usar um caminho legal para acessar o robozinho verde, driblando a proibição.
O veículo conta que a fabricante usará um Android não provido diretamente pelo Google. Isso pode significar que a Huawei se apoiará no AOSP, versão mais crua do SO, e muito usada por desenvolvedores independentes para criação de ROMs personalizadas. A vantagem é que como dona dos produtos, a Huawei saberia quais drivers utilizar para oferecer estabilidade no uso, o que não ocorre quando um dev de fora da cadeia produtiva se arrisca a adaptar uma ROM AOSP para um aparelho.
Além disso a empresa não poderá oferecer os apps da gigante de buscas pré-instalados. Desde já ficamos ansiosos para conferirmos como a criatividade será usada para dentro dos aspectos legais a chinesa oferecer uma forma dos consumidores instalarem Play Store, Gmail e outros de forma simples, já que são serviços essenciais para a maioria esmagadora dos usuários.
Vale lembrar, os primeiros vazamentos da linha Mate 30 já estão entre nós, e eles possivelmente revelaram o visual do produto, que mais uma vez mexerá na traseira dos smartphones.
E você, acha que essas novas sanções à Huawei ainda perdurarão por muito tempo? Conte para a gente nos comentários!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários