LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tira casaco, bota casaco: linha Huawei Mate 30 poderá vir com Android, mas sem apps Google

30 de agosto de 2019 18

Vai chover? Pegarei trânsito hoje? A Huawei poderá usar o Android no futuro? Essas são perguntas constantes do cotidiano (de alguns...). Donald Trump desde maio subiu o tom da sua implicância institucional contra a Huawei e proibiu empresas estadunidenses de fazerem negócios com ela. Após algumas semanas o banimento foi revertido, mas tão logo as brigas comerciais com a China voltaram, misteriosamente a proibição voltou a valer também.

Como plano B a Huawei desenvolveu um sistema proprietário que segundo ela já tem potencial para lançamento comercial. Mas é fato que em um mercado disputado como o de smartphones não é bom mexer em time que se está vencendo. Afinal, mesmo a Microsoft fracassou por aqui. O Android é o melhor aliado das fabricantes.

Com a proibição, porém, nunca se sabe se o próximo lançamento da chinesa poderá ou não fazer uso do sistema - ironicamente - de código aberto. Mas bem, segundo conta a CNBC, a linha Mate 30 deverá usar um caminho legal para acessar o robozinho verde, driblando a proibição.


O veículo conta que a fabricante usará um Android não provido diretamente pelo Google. Isso pode significar que a Huawei se apoiará no AOSP, versão mais crua do SO, e muito usada por desenvolvedores independentes para criação de ROMs personalizadas. A vantagem é que como dona dos produtos, a Huawei saberia quais drivers utilizar para oferecer estabilidade no uso, o que não ocorre quando um dev de fora da cadeia produtiva se arrisca a adaptar uma ROM AOSP para um aparelho.

Além disso a empresa não poderá oferecer os apps da gigante de buscas pré-instalados. Desde já ficamos ansiosos para conferirmos como a criatividade será usada para dentro dos aspectos legais a chinesa oferecer uma forma dos consumidores instalarem Play Store, Gmail e outros de forma simples, já que são serviços essenciais para a maioria esmagadora dos usuários.

Vale lembrar, os primeiros vazamentos da linha Mate 30 já estão entre nós, e eles possivelmente revelaram o visual do produto, que mais uma vez mexerá na traseira dos smartphones.

E você, acha que essas novas sanções à Huawei ainda perdurarão por muito tempo? Conte para a gente nos comentários!

O Huawei Mate 30 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

Tira casaco, bota casaco: linha Huawei Mate 30 poderá vir com Android, mas sem apps Google
  • A Huawei hoje é a segunda maior fabricante de celular do mundo. Boicotada pela Google, certamente despencará no mercado. A saída é desenvolver e lançar logo o Harmony e rezar para que de certo.

      • Vai dar errado infeliz usa sistema Android só que disfarçado N aguenta fica sem aplicativo própria precisar igual sanguessuga no Android.
        Hauwei morre este sistema sem suportes do Android Service pra funcionar os aplicativos no sistema dele sem Google dizer morte nem IOS aguenta sem Aplicativo do Google pra IOS

        • Se realmente vier o P30 sem o Android e os GApps, adeus Huawei. Vai virar empresa local, pois globalmente, não consegue se sustentar.

            • a Huawei é gigante nesse ramo diferente da Microsoft que estava começando. Existe um potencial enorme para o boom do HarmonyOS e eu acredito muito, pois não é sò a Huawei que está trabalhando nesse sistema! tem a xiaomi é o agromerado bbk ou seja a base das maiores fabricantes de smartphones do mundo que vai tornar popular o sistema o espalhando pelo mundo mas claro com as vendas dos seus produtos e em consequência fazer com que desenvolvedores venham fazer parte dessa história %uD83D%uDE0Ab

                • Não viaja, se fosse possível a Samsung ja tinha chutado a Google e adotado Tizen pros celulares, o publico não vai abraçar um sistema sem apps aqui no ocidente, ainda sendo um SO no geral inferior(sim, ele será)

                • Se tem Android, é por que tem Play Store da Google... Não tem como não vir.... Caracterizaria como quebra de contrato entre a Google e Huawei diante de um acordo celebrado das ambas partes interessados.
                  De uma coisa que a reportagem está certo: "empresa não poderá oferecer os apps da gigante de buscas pré-instalados" Mas quem garante a ela a proibição de uso? Sendo que uma vez que o usuário do gmail tem acesso a todos aplicativos do Android, não implicaria a instalar no Huawei Mate 30

                    • Mas mesmo que instale depois, os smart da Huawei não terão suporte, nem de segurança nem de melhorias. Quem vai comprar um smartphone caro pra cacete pra nao ter update? Pra ter que instalar rooms alternativas? Bom, se bem que tem doido pra tudo...olha o cidadão ai embaixo...

                        • Verdade pena o cara pensar Google faz com Android e coisa de fácil de fazer com sistema dele Hauwei e méio difícil onde Google já ganhou em tudo IOS apertado nele.
                          Se fosse na época onde tinha corrida dos sistemas vália Ja é tarde.

                        • Qualquer aparelho que rode Android, e não tiver acesso aos Apps do Google está fadado ao fracasso. O resto é tentar acochambrar. A famosa GAMBIARRA. E ninguém em sã consciência vai comprar a porra de um aparelho de 3mil, 4mil reais para fazer gambiarra... Simples assim.

                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas