
Economia e mercado 14 Nov
14 de novembro de 2019 0
Cerca de um ano e meio depois de anunciar o protocolo de chat RCS para o Android, o Google oficializa nos Estados Unidos o novo padrão para mensagens de texto. A partir de agora, qualquer usuário Android no país pode utilizar esse formato a partir de hoje (13).
O padrão é o sucessor do SMS e significa, em tradução livre, "serviços de comunicação avançados". Como novidades, já relatadas por aqui, temos o suporte a recibos de leitura, indicador de digitação e a possibilidade de chats em grupo e compartilhamento de imagens de alta qualidade. Mas não conte com criptografia de ponta a ponta, como acontece no WhatsApp ou Telegram.
Por ser baseado no número de telefone, o RCS ativa os recursos quando estiver em contato com outro telefone Android. Para utilizar o RCS, basta baixar o Android Messages como app oficial de mensagens de texto no Android.
Isso já acontece em uma série de dispositivos, mas não é o caso da Samsung, marca que detém a maior fatia de mercado do Android no mundo. Neste caso, é necessário baixar o app do Google na Play Store e defini-lo como padrão.
Ao ativar o RCS, o celular ganha a capacidade de dizer a outros smartphones que ele está apto a enviar e receber mensagens nesse padrão. Essa ação do Google significa, na prática, que os próprios servidores do Google permitirão o uso do RCS, ao invés de deixar esse papel para as operadoras, como acontecia anteriormente.
Recursos virão de forma gradual, como normalmente acontece em outros recursos. Vale lembrar que os iPhones não possuem o RCS, e não há previsão de que isso aconteça, embora o assunto esteja sendo discutido internamente. No Brasil, operadoras como Vivo e Claro já anunciaram o suporte ao padrão RCS,- a Oi foi a primeira a trazer - que vem sendo testado em países como Reino Unido e França.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários