LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A3: Still Alive leva história do PC ao celular com jogabilidade ampla | Análise / Review

10 de novembro de 2020 5

Em fase de pré-registro desde o final de outubro no Brasil, o jogo A3: Still Alive foi lançado oficialmente no país nesta terça-feira (10) para celulares equipados com os sistemas operacionais Android e iOS.

O game é desenvolvido pela Netmarble e tem como base o A3 Online, título para PC. Ele busca misturar o gênero RPG de mundo aberto com Battle Royale. O TudoCelular teve acesso antecipado ao jogo, testou os detalhes e conta os destaques para você nesta análise:

História

A3: Still Alive ambienta o jogador em um mundo pós-apocalíptico, no qual fica abandonado à beira da ruína. A personagem Radienne acaba por se sacrificar para dar uma última chance aos demais guerreiros.

A função do player é derrotar a escuridão e restaurar a deusa. Você verá que, depois de algumas missões ou tarefas, aparecerão várias cutscenes com mais trechos da história, que norteia todo o desenvolvimento do game.

Jogabilidade

A jogabilidade é a principal característica de A3: Still Alive. Ela atrai gamers que curtem MMORPGs e também aqueles que curtem o ritmo mais frenético PvP dos Battle Royale. A possibilidade de alternar entre os estilos impede você de enjoar do jogo, além de proporcionar diferentes tipos de experiência dentro de um mesmo lugar.

No modo campanha, o game apresenta muita influencia de Diablo, com os desafios que aparecem ao longo do progresso quando você participa de missões. O mundo aberto entrega diferentes ambientes aos jogadores: desde florestas, até desertos, campos de neve e tempestades.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Conforme você conclui as missões, poderá ganhar equipamentos melhores – os quais podem ser aprimorados – e sobe de nível. A campanha, como consequência, permitirá aumentar os status dos personagens, que passam por vida, ataque e defesa, entre outras alternativas.

São cinco classes iniciais: Berserker, Templário, Maga, Assassino e Arqueira, que se alternam entre danos físicos e mágicos, a distância ou a curto alcance. Tudo vai depender da sua estratégia e do tipo de personagem que mais te agrada. Você pode configurar sua build conforme o avanço.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Guildas e Soul Linkers

Por mais que você tenha a opção de jogar sozinho, a Netmarble deu grande enfoque em batalhas com mais pessoas ou até personagens de suporte, para ganhar força nas conquistas de território.

Uma das maneiras é por meio de Guildas. Você consegue unir membros nesse grupo e ir para batalhas estratégicas, a fim de avançar com maior facilidade contra os inimigos. Ainda há o Festival da Guilda, que permite conseguir um baú exclusivo com itens raros.

Outra opção é ter Soul Linkers ao seu lado. Eles consistem em parceiros de Inteligência Artificial, invocados para auxiliá-lo nas lutas. São centenas de opções que variam em ataque, defesa e suporte. Eles também podem ser fortalecidos ao longo do tempo.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Battle Royale

Aqui está outra grande possibilidade de A3: Still Alive: o modo Battle Royale. São 30 jogadores no total que se enfrentam em setores. O único que sobreviver levará itens raros. Ele pode ser jogado sozinho ou também em equipes.

Uma característica importante de ser mencionada no Battle Royale é o campo de visão reduzido. A menos que você consiga algum item para ampliar a área de cobertura, você apenas verá o que está em um pequeno círculo ao seu redor. Isso ajuda na imprevisibilidade do que você encontrará.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com
Gráficos

A qualidade de imagem presente no jogo é digna de um derivado de game para PC. Ele entrega gráficos 3D de alta definição, com preenchimento de toda a proporção do celular – no caso testado, em uma tela 18:9.

Por se tratar de um jogo de muito movimento, com várias ações e mudanças no ambiente, os efeitos acabam por ser essenciais para a experiência. Todos os ataques contam com um show de cores para caracterizar o movimento e também a classe do personagem determinado.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

As cutscenes são muito bem elaboradas e tem uma aparência que lembra muito animações de TV. As imagens aqui não são feitas para parecer com personagens reais, apesar de tem uma riqueza de detalhes bem grande para a plataforma.

Outro ponto a ressaltar é a exigência para o aparelho. Você provavelmente precisará de um smartphone intermediário premium ou top de linha para rodar bem o título. O TudoCelular testou em um Galaxy Note 9 com as configurações de imagem em “Alta” e, mesmo assim, deu para sentir algumas travadas no meio das cenas ou de algum movimento que requisitasse mais poder.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A depender do dispositivo, será necessário alterar as opções de taxa de atualização, resolução, texturas e efeitos de ambiente e sombra nas configurações internas do título.

Na trilha sonora, o destaque é a combinação de barulhos do ambiente – o que pode ser o som de uma tempestade ou de passos na mata – com música que remete a um cenário de suspense, para dar mais emoção ao jogador.

Considerações finais

Não há dúvida de que este é um jogo para você viciar e ficar por muitas horas no dia conectado. A complexidade introduzida pela Netmarble mostra que é um game consolidado – não é à toa que se trata de um dos principais sucessos na Coreia do Sul.

Agora, a chegada ao Ocidente mostra os planos da desenvolvedora de tornar o título uma referência no segmento de game mobile. E conteúdo para isso ele tem: A3: Still Alive consegue combinar história bem elaborada, jogabilidade variável e gráficos de alta qualidade – mas que permite ajuste para rodar em aparelhos mais modestos.

Por falar na jogabilidade, as possibilidades variadas de jogo contribuem para ter um potencial de atrair um grande público. Quem gosta de RPG vai encontrar neste game um atrativo grande, assim como os fãs de Battle Royale, que terão um formato mais imprevisível.

A questão agora fica apontada para o futuro do jogo quanto às atualizações. A editora deverá lançar novidades periódicas para trazer eventos e mais itens aos jogadores. A manutenção e o lançamento de novidades serão a chave para dar longevidade aos gamers que entrarem no mundo pós-apocalíptico apresentado.

História bem elaboradaJogabilidade ampla (RPG e Battle Royale)Gráficos de alta qualidadeGrátis para jogar
Jogo pesado para determinados aparelhosMicrotransações

Onde jogar?

A3: Still Alive é gratuito para jogar, apesar de conter microtransações para a aquisição de itens melhores. Contudo, não parece ser do tipo pay-to-win. Você conseguirá avançar bem nos status do seu personagem sem precisar desembolsar para isso. Por isso,

O jogo está disponível para ser baixado nas lojas oficiais para os sistemas Android e iOS. Os links para download podem ser encontrados no card abaixo do texto.

Você curtiu a proposta de A3: Still Alive e o conteúdo que ele oferece aos jogadores? Interaja conosco!

* A Netmarble, por meio da assessoria Theogames, forneceu uma cópia do “A3: Still Alive” para Android ao TudoCelular para análise.

A3: Still Alive

Desenvolvedor: Netmarble

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


5

Comentários

A3: Still Alive leva história do PC ao celular com jogabilidade ampla | Análise / Review

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas