
Tech 04 Jul
Não é uma novidade que o TikTok por vezes viraliza com uma série de vídeos de tendência. A mais recente engloba trazer pessoas que já morreram “à vida”, por meio de Inteligência Artificial.
Essa tendência consiste em exibir personalidades já falecidas com suas imagens recriadas por IA, para que relatem como morreram. Entre os exemplos feitos pelos internautas, estão a atriz Daniella Perez – assassinada pelo então namorado Guilherme de Pádua – e a menina Isabella Nardoni – morta pelo pai e pela madrasta.
Até mesmo o jornalista Tim Lopes, vítima de homicídio em 2022 a mando do traficante Elias Maluco, “apareceu” para contar os detalhes da sua morte. Outro caso inclui alguns dos tripulantes do submersível Titan, que implodiu durante viagem rumo aos destroços do Titanic.
O perfil que teria começado com essa tendência se chamaria Histórias Extraordinárias. Ele teria mais de 30 mil seguidores e foi derrubado da plataforma, após influenciar ondas contas a fazerem o mesmo.
Apesar de ser feito sem grandes restrições pelos usuários, o uso da imagem de terceiros – mesmo já falecidos – sem o consentimento da família pode levar até processos judiciais contra os donos dos perfis por danos morais. Contudo, como os criadores são anônimos, seria necessário acionar primeiro o TikTok para descobrir as informações dessas pessoas.
Essa prática não tem ganhado espaço apenas no TikTok, mas também na publicidade. Nesta semana, a Volkswagen divulgou um novo comercial para celebrar seus 70 anos com um vídeo que recria Elis Regina e a coloca cantando com sua filha, Maria Rita.
Qual é a sua opinião sobre o uso de IA para trazer de volta “à vida” pessoas que já morreram? Diga para a gente!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários