Software 10 Out
Golpistas e spammers encontraram uma forma de explorar uma brecha no WhatsApp para adicionar pessoas em grupos e enviar “ofertas”. Conforme noticiado pelo Tecnoblog, esse novo esquema aumenta a dificuldade ao denunciar e bloquear o número, já que o usuário é excluído depois do envio.
Em geral, o WhatsApp possui um ajuste em suas configurações que permite que apenas contatos adicionem o usuário em grupos. Nesse sentido, essa é uma medida para evitar que uma pessoa seja adicionada em um grupo por engano. No entanto, os golpistas conseguiram burlar essa proteção fornecida pelo aplicativo de mensagens.
Como se pode ver na imagem, a mensagem enviada com a suposta oferta surge como resposta para um status publicado pelo próprio WhatsApp. Mas, isso só acontece na versão web do mensageiro. Outro detalhe importante é que a pessoa é removia após o envio da mensagem, impossibilitando que o contato seja denunciado.
Entre as possíveis razões que podem ter dado origem a essa falha, um usuário afirmou que o aplicativo verifica a lista de contatos após o grupo ser criado. Portanto, o spammer consegue adicionar e enviar a mensagem rapidamente antes mesmo de ser identificado como contato ou não.
Outra possível razão está em uma possível falha no recurso que permite adicionar status no mensageiro. Importante destacar que os relatos de usuários sobre o problema revelaram que a mensagem do grupo vem da resposta ao status publicado pela própria companhia.
Por enquanto, a empresa da Meta ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Mais sobre o WhatsApp: confira os recursos adicionados recentemente em uma atualização para iOS e a chegada de um novo atalho para adicionar contatos em listas personalizadas.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Comentários