
Curiosidade 19 Mai
22 de março de 2025 3
Versão global do Legion Y700 (2024), o Lenovo Legion Tab Gen 3 teve a resistência avaliada pelo YouTuber Zack Nelson, do canal JerryRigEverything, mostrando bons resultados, apesar de haver leves preocupações em relação à rigidez. O aparelho também já foi desmontado, revelando algumas características bem interessantes dos componentes internos, incluindo o sistema de resfriamento robusto e a bateria.
Começando pelo teste de resistência, o tablet gamer da Lenovo não foge do convencional. Há vidro temperado na tela, que resiste a riscos até o nível 6 da escala Mohs de dureza, e corpo em peça único de metal, com o logo "Legion" em alto relevo e um módulo de câmeras retangular na traseira.
Um aspecto interessante destacado por Zack é a presença de duas portas USB-C, algo que também costuma ser visto em celulares gamer. A ideia é permitir que o dispositivo seja carregado durante o uso, deixando uma porta livre para conectar fones ou cabos para transmissão de vídeo. O Legion Tab Gen 3 pode ainda ser usado diretamente na tomada, por contar com um recurso que interrompe o carregamento da bateria para preservar a saúde da célula.
Passando para o teste de aquecimento da tela com um isqueiro, o dispositivo consegue suportar o calor por até 30 segundos até começar a desligar os pixels em uma espécie de mancha preta — temos um painel IPS LCD por aqui. Conforme o display resfria, a mancha é desfeita e os pixels se recuperam.
O momento mais crítico da avaliação de Zack ocorre quando o Legion Tab Gen 3 é flexionado: diferente do smartphone gamer da marca, o tablet consegue resistir, mas apresentando uma curvatura acentuada, chegando ao ponto de uma das portas USB-C ter a extremidade levemente amassada.
Em uso comum, o aparelho não deve ter qualquer problema, sendo bastante resistente, mas pode ser uma boa ideia utilizar a película de vidro e a capa de proteção inclusas na caixa para manter a integridade do Legion Tab.
Passando então para o desmanche, o tablet precisa ser aberto pela tela, em virtude do corpo em peça única de alumínio. Curiosamente, por não haver nenhuma certificação de resistência a líquidos e poeira, o painel tem remoção fácil, já que o adesivo não precisa ser tão resistente para lidar com água e detritos.
Logo ao ser aberto, o dispositivo já mostra uma das suas características mais interessantes: a presença de uma grande câmara de vapor, responsável pela refrigeração do processador. A peça é 14% maior que a solução adotada na geração anterior, e ocupa mais de dois terços do corpo do tablet, devendo assegurar que o chip trabalhe em capacidade máxima por mais tempo.
Outro elemento curioso é a grande quantidade de parafusos — Zack contabiliza a remoção de 33 deles até ser possível manusear a bateria. Isso não é necessariamente um problema, especialmente ao considerarmos que há cores para separá-los, mas exige mais atenção na hora de remontar o aparelho.
Por falar na bateria, as células são mais um ponto de destaque do Legion Tab. Temos duas delas, com 3.275 mAh cada, para totalizar os 6.550 mAh. Assim como nos smartphones, essa divisão ocorre para que seja possível acelerar o carregamento rápido, que atinge 68 W de potência por aqui, sem que a vida útil seja afetada.
É mais um ponto forte a presença das pull tabs, adesivos que possibilitam a remoção das baterias de forma fácil e sem riscos, consequentemente garantindo um reparo tranquilo. No geral, o dispositivo mostra ter uma construção robusta e bem reparável, aspectos positivos ao levarmos em conta o tamanho mais compacto do modelo.
Lançado originalmente em setembro na China, como Legion Y700 (2024), o Lenovo Legion Tab Gen 3 tem a proposta de ser um tablet gamer compacto, de tamanho similar ao do iPad Mini. O dispositivo chama atenção pelo processamento com Snapdragon 8 Gen 3, até 16 GB de RAM, tela IPS LCD de 8,8 polegadas com resolução de 2560 x 1600 pixels e taxa de atualização de 165 Hz e sistema operacional Android 14. Sem previsão de vir ao Brasil, o modelo é vendido no exterior por US$ 549,99 (~R$ 3.150).
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários