
28 Setembro 2014
22 de agosto de 2014 32
Todos nós sabemos que a estratégia da Apple com o lançamento de smartphones é completamente diferente das outras fabricantes, e desde que a empresa revolucionou o mercado em 2007, ele acabou tornando-se mais explorado do que nunca pelas empresas. Em Cupertino eles trabalham de maneira diferente, lançando somente um modelo de iPhone por ano (com exceção de 2013), e no total, de 2007 até agora, a empresa lançou somente 8 modelos do seu smartphone.
Não estamos querendo fazer o velho comparativo "Apple x Samsung", pelo contrário. Apenas queremos mostrar como ambas as empresas tratam de maneira completamente diferente estratégias de marketing para com os seus smartphones, coisa que as duas se diferem e muito.
Do mesmo ano (2007) até agora, não sabemos exatamente quantos smartphones a Samsung lançou no mercado, embora uma rápida pesquisa nos mostre que a empresa já lançou centenas deles. Mas claro, sabemos que a empresa possui uma média fantástica de lançamentos num período de doze meses, e essa matéria que nós publicamos há algum tempo atrás pode esclarecer isso com facilidade.
A Apple é completamente focada em qualidade, tanto que fixa os seus olhos em apenas um dispositivo à cada ano. A Samsung faz o mesmo, trabalha com qualidade na grande maioria dos seus smartphones, embora tenha a quantidade como ponto principal. A empresa sul coreana costuma lançar variantes para diversos países, abrangendo cada vez mais um público diferenciado, enquanto que a Apple, com apenas um modelo, consegue se sobressair em todos os povos (ou quase todos).
A parte bacana da Samsung lançar diversos aparelhos num curto período de um ano é que ela consegue levar dispositivos para diferentes nichos de mercado, alternando os seus aparelhos, assim, em pequeno, médio e alto custo.
Os resultados tem vindo com facilidade para as três empresas, embora nem sempre seja possível manter os números regulares no topo. No entanto, ambas as empresas travam uma disputa com diversas outras concorrentes, como Motorola e LG, por exemplo, que também lançam ótimos dispositivos à cada ano.
No próximo mês nós veremos alguns anúncios bem interessantes, tanto na IFA quanto em outros eventos fora dela, como o da Apple. As expectativas são grandes para os consumidores, que parecem ser cada vez menos fiéis às marcas (e isso é uma coisa muito importante). Até lá, poderemos ver infinitos rumores sobre os novos smartphones, o que nos deixa ainda mais ansiosos, e o que vai nos fazer optar por um dispositivo ou outro não é se uma empresa lança um smartphone por ano ou centenas deles, mas sim a qualidade geral.
Veja também o nosso comparativo entre o iPhone 5S e o Galaxy S5.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários