
21 Setembro 2014
17 de setembro de 2014 34
Samsung anunciou o Galaxy Note 4, porém como de costume, a empresa não entrou em detalhes com relação ao hardware. Apenas foi informado que ele viria com dois modelos de SoC, um com Snapdragon 805 e outro com Exynos.
O modelo com Exynos usado no Note 4 é o novíssimo 5433 que será o primeiro chip da Samsung a ter suporte a 64-bit. Ele conta com 4 núcleos Cortex A53 focado em baixo desempenho que garantem melhor economia de energia, além de mais 4 núcleos Cortex A57 focados em alto desempenho para tarefas pesadas.
Estes núcleos pertencem a oitava geração da ARM que oferecem melhor desempenho com menor consumo comparado à geração passada com os núcleos Cortex A7 e A15. Além disso, este novo Exynos é fabricado em 20nm, o que garante um menor consumo e aquecimento comparado aos outros SoCs fabricados a 28nm, como o Snapdragon 805.
Com relação a parte gráfica, o Exynos 5433 é o primeiro a trazer a tão poderosa Mali T760 que é capaz de oferecer até 378GFlops de potência gráfica em sua configuração com 16 núcleos, mais poder gráfico que o Tegra K1 da Nvidia. Porém, a Samsung resolveu cortar os núcleos pela metade para que o desempenho não ficasse muito superior ao da Adreno 420 do Snapdragon 805.
No entanto, há um detalhe curioso aqui. No código analisado pelo site AnandTech, a Samsung removeu as instruções 64-bit do sistema, o que fará com o Galaxy Note 4 execute apenas código 32-bit. Ela poderá ter tomado essa atitude por dois motivos: Não deixar os usuários do modelo com Snapdragon indignados por terem um produto “inferior” ou a empresa poderá ter tomado tal atitude pelo fato do Android KitKat que vem embarcado no modelo não ter suporte a 64-bit. Será que com o lançamento do Android 5.0 a Samsung irá liberar o suporte completo do novo Exynos? Ou será que isso nem é algo importante? Só o tempo dirá.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários