
20 Janeiro 2015
Um dos dois mais potentes smartphones que foram lançados em 2014, pouco tempo atrás, é o Moto X. Junto dele, em um patamar de preço pouco acima, está o parrudo Xperia Z3 em seu tamanho grande - nada de compacto, aqui é o gagdet de verdade. Colocamos os dois smartphones lado a lado para listar as diferenças de hardware, design e desempenho de cada um, com direito a uma pequena demonstração do poder de cada câmera.
Por aqui há uma diferença bem grande entre ambos os dispositivos. A Sony aposta em uma cara mais quadradona, mais reta e com apenas bordas levemente arredondadas - o que mudou de linhas retas de seus antecessores. Assim como o Xperia Z3, o Moto X chega com bordas em alumínio e traseira em material diferente das laterais (plástico ou bambu no Moto X e vidro no Z3), mas a traseira do celular da Motorola é levemente curvada e isso garante uma pegada bem mais confortável para o usuário. Ambos não oferecem acesso para a bateria, que é mais duradoura no Xperia Z3 e sua ótima forma de gerenciar a energia utilizada pelo sistema.
Neste ponto, ambos utilizam exatamente a mesma versão do processador da Qualcomm, um MSM8974AC que roda quatro núcleos, ambos em 2.5 GHz e com arquitetura Krait 400. Junto disso temos 2 GB de memória RAM para o Moto X e 3 GB de memória RAM para o Xperia Z3, GPU Adreno 330 para os dois lados e 32 GB de espaço interno no modelo da Motorola e 16 GB para a Sony - há uma versão de 32 GB para o Z3, mas que não chegou e não há previsão de chegada para o Brasil. O desempenho acaba ficando com melhor resultado do lado da Motorola, que adota uma versão quase que totalmente limpa do Android, enquanto Sony utiliza algumas modificações e que fazem com que o desempenho caia. Não é algo tão significativo como acontece nos Samsung, mas é perceptível que o 1 GB de memória RAM extra não faz quase que diferença no desempenho. Jogos abrem com boa velocidade em ambas as plataformas e isso vale até mesmo para os bem pesados, como é o caso do Asphalt 8. O Android roda melhor no Moto X, com maior fluidez e desenvoltura quando há muitos apps abertos ao mesmo tempo.
A Motorola nunca foi uma empresa muito conhecida por sua qualidade de câmera e isso se repete por aqui. O Xperia Z3 consegue fotos melhores em praticamente todos os testes que fizemos, seja ele em baixa luz, com boas condições de luz ou outros ambientes. A resolução é bem maior para o lado do Z3, com seus 20.7 megapixels contra os 13 megapixels do Moto X, mas não é isso que muda a qualidade final da foto, o que muda é como cada sensor lida com as informações que chegam - e nesse quesito, o Xperia Z3 sai na frente até mesmo em vídeos, filmados em até 4K (mesma resolução do Moto X)
Se olharmos capacidade interna de memória, hardware e design, junto de um preço nada exorbitante, o Xperia Z3 ficaria para longe neste comparativo. Além disso, o Moto X é o único dos dois que conta com o Android 5.0 já instalado (até o momento da publicação deste comparativo, em janeiro de 2015). Por outro lado, o Xperia Z3 concentra bons resultados e uma câmera bem melhor do que o Moto X, mas isso tem um custo extra - que não concordo que faça valer os quase R$ 1 mil extras para comprar um Z3. De fato? Vá de Moto X e seja feliz.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários