
27 Maio 2015
04 de março de 2015 48
Samsung sempre vem aprimorando a sua tecnologia AMOLED a cada lançamento da empresa. Com o Galaxy Note 4, a sul-coreana conseguiu criar uma tela que beira a perfeição sendo elogiada por vários sites como a melhor tela já usada em um smartphone. Além de ter cores brilhantes e contraste alto, pela primeira vez a Samsung foi capaz de oferecer um novo perfil de calibração, chamado de Básico, que anula a saturação da tela para conquistar os fãs da tecnologia IPS. Agora, com o Galaxy S6 era esperado que a empresa desse um passo à frente e trouxesse uma tela ainda melhor.
A primeira mudança com relação ao S5 é que tanto o S6 quanto o S6 Edge contam com tela de maior resolução, saindo dos 1920 x 1080 pixels da geração anterior para 2560 x 1440 em ambos. Isso garante que os dois flagships entreguem 557 pixels por polegada em sua tela de 5,1”. Porém, será que a precisão de cores e tão acertada como no Note 4? O site PhoneArena realizou alguns testes com colorímetro para medir a saturação, gamma e balanço de cores. O teste foi feito com o perfil Básico que reduz ao máximo a saturação exagerada das telas AMOLED.
Como pode ser visto nas imagens acima, a tela do Galaxy S6 Edge realmente mostra bom equilíbrio de cores, no entanto há um certo exagero no espectro sRGB apresentando valores acima do ideal, isso faz com que algumas cores sejam exibidas de forma não tão fiel na tela como tons de verde e amarelo. No entanto, a degradação é bem suave e será notada por poucos usuários. Em termos de gamma a Samsung mostrou ótimos resultados ficando bem próximo do ideal, mas apresentou uma taxa de escala de cinza muito elevada, o que pode fazer elementos de sombreamento ficarem mais escuro do que deveriam na tela, prejudicando a exibição de filmes com cenas muito escuras.
Além disso, a temperatura do branco está acima do ideal, considerado como 6500K. A tela do S6 Edge apresenta brancos próximos à marca de 6971K, isso faz com que qualquer elemento na cor branca tenha uma leve tonalidade azulada. No entanto, a tela do S6 Edge consegue atingir uma intensidade de brilho bem alta, indo além dos 500nits, algo totalmente raro em termos de telas AMOLED que sempre ficam abaixo dos 400nits.
Na tabela acima é possível ver um comparativo da tela do S6 Edge com a de outros modelos do mercado. É possível notar que a Samsung melhorou o brilho e gamma em sua nova tela, mas esta apresenta resultados inferiores na temperatura do branco, fidelidade de cores e escala de cinza quando comparado com a tela do Galaxy Note 4, que até então, continua sendo considerada como a melhor AMOLED do mercado.
Temos que levar em conta que o teste foi feito com uma unidade pré-finalizada do S6 Edge. Os resultados poderão ser diferentes em unidades comerciais, além do fato de que a tela do S6 padrão poderá apresentar resultados diferentes daqueles vistos aqui. De qualquer forma, a tela do novo flagship da Samsung mostra ótimos resultados e irá agradar a grande maioria dos usuários.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários