
23 Novembro 2015
Hoje em dia, os memes fazem parte do idioma universal da Internet, e existem muitos serviços que permitem a criação dessas imagens divertidas acompanhadas de textos sobrepostos. Também há dezenas de ótimos serviços de mensagens instantâneas, que permitem o envio de uma dessas criações que podemos fazer. Mas agora, existe o Pext, que trouxe a proposta de unir os dois recursos em um único aplicativo.
Criado por dois ex-Googlers, o Pext foi concebido para criar e enviar memes da maneira mais rápida em dispositivos móveis, a partir da mensagem que o usuário escrever. Ao invés dos serviços que já conhecemos para criar memes, não é necessário buscar uma imagem e depois escrever algo por cima dela. Ao escrever algo, o Pext vai sugerir uma imagem para ser utilizada, e colocará o texto automaticamente.
A aplicação foi projetada para ser simples e rápida. Uma vez que o usuário se cadastrou com o número de telefone e verificou sua conta, tudo o que precisa fazer é começar a escrever algo e o Pext realiza uma busca através do Google Imagens, usando como base o que for digitado. Caso não goste da imagem que aparecer na pré-visualização, não tem problema. Basta deslizar para trazer uma nova sugestão. Ainda não está satisfeito? Continue deslizando.
Se preferir, é possível também refinar os resultados utilizando um termo com hashtags. No exemplo abaixo, o usuário quis enviar a mensagem desejada com uma imagem de um gato. Para isso, bastou escrever #kitten.
O melhor desse recurso é que as palavras escritas com hashtags não aparecem nas mensagens, elas servem apenas para ajudar o Pext a encontrar a imagem ideal. Então, é legal testar algumas mensagens utilizando filtros com nomes de memes famosos, como #NamoradaSinistra, #NotBad, #TrueStory, #WTF, entre outros.
Após criar a mensagem do jeito que deseja, basta selecionar um contato e enviar. E aí que está o único inconveniente para uma experiência completa: o Pext acaba de ser lançado em beta, ou seja, ainda há poucos usuários aderindo à brincadeira. No entanto, ainda é possível compartilhar os memes criados através de serviços, como email, e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.
Ainda é cedo para dizer se o Pext conseguirá sucesso o suficiente para ter uma base de usuários que permite uma interação dentro do próprio aplicativo, ou seja, se você encontrará seus amigos utilizando o serviço para assim enviar seus memes a eles utilizando o próprio Pext, ao invés de outros mensageiros.
Outro ponto fraco é que as sugestões podem não ser lá muito boas, o que exigirá uma filtragem mais refinada com as hashtags, em alguns casos. Por exemplo, o rapaz da imagem abaixo não parece realmente odiar cenouras, e a outra sugestão possui marca d'água do Shutterstock. É possível que em futuras atualizações o algorítimo de buscas seja aprimorado.
De qualquer forma, ainda é uma forma bastante prática e rápida para criar seus memes, além de ter disponível todas as imagens que o Google consegue encontrar, e não depende de um acervo especifico, como é o caso de alguns serviços similares.
Os usuários que desejarem testar podem instalar o Pext para Android na Play Store ou o Pext para iOS na App Store.
#Fikdik.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários