
11 Junho 2015
31 de maio de 2015 22
Google estreou um novo produto chamado "App Invites" que visa ajudar os desenvolvedores de aplicativos móveis a crescerem sua base de usuários de sua aplicação. Ainda em versão beta para iOS e Android, App Invites inclui um conjunto de ferramentas padronizadas para o envio de app seja por SMS ou e-mail, destacando contatos recomendados, criando experiências personalizadas para novos usuários, e medindo o sucesso na busca por novos usuários através de relatórios personalizados.
O conjunto de ferramentas chega numa altura em que um número de desenvolvedores de aplicativos móveis, especialmente no segmento de mensagens, contam com um modo de entrar em contanto com novos clientes, a fim de ajudar os usuários a encontrarem amigos que já estão neste tipo de serviço, bem como outros que desejam convidar outros para se juntar a eles. Com o novo app da Google, os desenvolvedores móveis teriam uma maneira mais fácil de projetar fluxos de referência e divulgação do seu app.
App Invites vai além de oferecer aos usuários uma simples lista de contatos para convidar outros para testarem o aplicativo. Ele é um serviço inteligente que pode realmente analisar qual o método preferido de entrega para esses convites. A ferramenta pode recomendar usuários apenas próximos de você, já que de acordo com a Google, suas sugestões são baseadas nas interações entre o remetente e seus contatos através de aplicativos da empresa, como o Gmail e o Hangouts.
Os convites podem ser enviados através de SMS ou e-mails incluindo o botão "instalar" direito no corpo da mensagem. No Android, o processo de instalação é ainda mais fácil - os usuários podem clicar em "App Invite" e poderão baixar imediatamente o aplicativo da loja Google Play sem a necessidade de passar por um navegador anteriormente.
Além disso, os desenvolvedores podem incluir links para páginas específicas no seu aplicativo como parte deste processo de encaminhamento. Isso permite aos usuários fazerem coisas como compartilhar um código de desconto com um amigo, por exemplo. Outros testadores incluindo The CW e Urban Sitter, estão usando os recursos de profundidade para tornar a experiência mais pessoal, também.
Por exemplo, The CW permite aos usuários compartilharem seus programas favoritos com os amigos selecionados, e está integrando o recurso em sua função de divulgar episódios. Desta forma os usuários serão capazes de dizerem aos seus amigos qual o seu episódio favorito ou a série que estão curtindo no memento sem precisar ter que sair colando links em apps de mensagens.
A capacidade de fazer estes convites mais pessoais é uma das melhores características do novo produto. No passado, fazer convites por SMS e e-mail passava a sensação de que os usuários estava sendo bombardeados por spam ao receberem mensagens indesejadas. Com o App Invites, os desenvolvedores poderão ter uma forma mais limpa e honesta de divulgar o seu produto sem irritar os usuários com tal invasão.
Após ter a ferramenta estar configurada, os desenvolvedores poderão medir a eficácia da divulgação do seu app usando relatórios personalizados do Google Analytics. Uma variedade de relatórios em forma de gráficos estão disponíveis em um painel de controle online. Aqui, os desenvolvedores podem controlar quantos convites foram enviados, aceitos, concluídos, bem como, quando, onde e em que plataformas aqueles convites foram compartilhados ou levaram a conversões finalizadas.
O novo produto faz parte das novidades incorporadas no Google Services 7.5 liberado esta semana pela gigante de Mountain View, e agora está disponível em versão beta para qualquer desenvolvedor interessado. O App Invites oferece código de amostra e instruções detalhadas sobre como configurar o sistema em ambas as aplicações do iOS e Android no site do desenvolvedor.
Facebook anunciou na conferência de desenvolvedores F8 deste ano que está testando algo similar. Da mesma forma, app do Facebook permitirá convidar os usuários a compartilharem mensagens personalizadas - mas no caso do Facebook, poderão usar fotos geradas por usuários, imagens de produto (como em aplicativos comerciais), ou até mesmo screenshots de jogos. Facebook também recomenda o uso da opção “compartilhar com”, com base na probabilidade de que a pessoa vai instalar o aplicativo em seu dispositivo. No entanto, o sistema de Facebook é projetado para trabalhar dentro da própria rede social – enquanto o App Invites permite o envio de convites através de notificações push com meio de envio via SMS ou e-mail.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários