
24 Junho 2015
16 de junho de 2015 7
No começo do mês, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, apresentou uma nova versão da sua aclamada rede social focada em países que contam com internet lenta. A novidade chegou inicialmente para alguns países da Ásia e África, ficando o Brasil para uma segunda rodada posterior. Hoje, dia 16/06, o Facebook Lite finalmente chega de forma oficial para os brasileiros e traz todas as melhorias informadas pela empresa em nota à imprensa.
Nós acabamos de lançar o Facebook Lite, um novo aplicativo desenhado para oferecer as pessoas uma experiência mais rápida em redes móveis lentas em celulares Android ao redor do mundo. Nós construímos o Facebook Lite para ser veloz, mais confiável e muito eficiente na utilização de dados até mesmo quando a largura de banda é a mínima. A aplicação pesa menos de 1 MB e precisa de apenas alguns segundos para ser baixada. Estamos iniciando a disponibilização na Google Play Store. Nós continuaremos a trabalhar para servir todos no mundo, além de dar continuidade à construção de ferramentas para pessoas em cada comunidade até todos estiverem conectados — comentário dado por Zuckerberg.
O novo aplicativo é baseado em um antigo cliente da rede chamado Snaptu, com funções adicionais como acesso à câmera e notificações push. Ele, no entanto, é uma versão que traz apenas as funções mais simples do app completo: visualização do feed de notícias, atualização de status, envio de mensagens no Messenger integrado, e notificações. Dá até para conversar pelo Facebook Messenger sem precisar de nenhum aplicativo adicional. Ele pesa 435 KB, usa menos dados e foi projetado para funcionar em conexões 2G, lentas ou instáveis.
Essa novidade é interessante para quem vive em regiões onde o 3G é escasso e o 4G não tem nem sinais de quando será implementado. Google também vem dando uma forcinha para os brasileiros, onde pretende liberar ainda este mês uma nova atualização do seu algoritmo de compressão que será capaz de reduzir em até 80% o consumo de dados em smartphones. Isso permitirá que você consiga abrir uma página até quatro vezes mais rápido mesmo em conexão 2G.
Para aqueles que ainda não baixaram e testaram o Facebook Lite, a novidade já está disponível oficialmente via Play Store sendo compatível com qualquer dispositivo com Android 2.2 ou superior.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários