
04 Agosto 2015
Quando a segunda geração do Moto E chegou, muito foi comentado sobre se valeria a pena comprar o smartphone em sua versão mais parruda ou então colocar pouco dinheiro extra e levar um Moto G, que é um smartphone com melhores recursos. Resolvi então juntar os dois aparelhos e listar seus recursos, para saber se realmente o Moto E é ou não uma compra nada inteligente.
Os dois aparelhos são muito semelhantes justamente por ter a própria mãe: a Motorola, ou Lenovo. Os dois são compactos, mas o Moto E é ainda mais e é o que melhor encaixa nas mãos. As bordas emborrachadas do Moto E ajudam ainda mais na pegada, dando uma sensação de segurança ainda maior. Os dois contam com traseira levemente arredondada, mas como o Moto G é o maior de todos, a pegada fica melhor para o lado de seu irmão mais novo. Em materiais, ambos utilizam plástico do mesmo tipo e aparentam a mesma qualidade final do produto. Vencedor neste quesito? Se você quer ergonomia, é o Moto E. Se quer um smartphone com grande tela, é o Moto G.
Por dentro, a versão avaliada pelo comparativo do Moto E vem com um processador Snapdragon 410 rodando quatro núcleos em 1.2 GHz, acompanhado de 1 GB de memória RAM e 16 GB de espaço interno, com GPU Adreno 306. Já o Moto G vem com um Snapdragon 400 também rodando quatro núcleos em 1.2 GHz, acompanhado da mesma quantidade de memória RAM (1 GB) e 16 GB de espaço interno. A GPU muda para uma Adreno 305. Números bem parecidos não? Abrindo apps do cotidiano, o Facebook e Twitter abriram primeiro no Moto E, mas com pequenina diferença de tempo entre ambos. O Instagram abriu ao mesmo tempo nos dois dispositivos. Em jogos, testei o Asphalt 8 que abriu primeiro no Moto G e carregou a pista primeiro no Moto E. A taxa de quadros por segundo foi quase que a mesma nos dois celulares, com alguma vantagem para o Moto E - que roda em menor resolução, claro. Os dois empatam por aqui.
Enquanto o Moto E trabalha com 5 megapixels, o Moto G vai de 8 megapixels e apresenta melhor qualidade nas fotos com boas condições de luz e, principalmente, em fotos noturnas. Neste cenário o Moto E apanhou feio e exibiu poucos detalhes, com muito granulado e baixa resolução. Vencedor por aqui, de longe, é o Moto G.
Ambos trabalham com os mesmos recursos extras e a mesma versão modificada do Android, com hardware semelhante e desempenho bem parecido. O ponto fraco do Moto E é sua câmera de baixa qualidade, muito inferior ao que consegue o Moto G e sua resolução superior em tela e na câmera também. Vencedor, sem pensar duas vezes, é o Moto G. Não é inteligente comprar o Moto E mais caro, com recursos melhores no Moto G e com uma diferença tão pequena de preço.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários