
14 Julho 2015
01 de julho de 2015 19
Os dispositivos móveis vivem em uma corrida frenética para ver quem entrega o processador mais potente, a câmera com maior resolução, e telas com o máximo de pixels possível. Muitos de nós devemos ter mais pixels espremidos na tela dos nossos smartphones do que em nossas TVs, que ainda estão presas à resolução Full HD na maioria dos casos. Enquanto isso, é cada vez mais comum vermos smartphones serem lançados com painéis Quad HD. Muitos já devem estar cansados de argumentar que não há nenhum benefício para a qualidade da imagem exibida quando é comparada essa resolução com outras menores. No entanto, um novo estudo realizado por GameBench - uma empresa especializada em avaliação comparativa do mundo real desempenho jogos para celular - ajuda ainda mais a entender este nosso caso.
O que o pessoal da GameBench fez é bastante simples - tirar screenshots dos mesmos níveis em vários jogos populares em um iPhone 6 (com tela de 720p), iPhone 6 Plus (1080p), e Galaxy S6 (1440p), e em seguida aplicar um corte com zoom mais elevado em cima da imagem para mostrar as supostas vantagens (ou falta delas) de ter uma maior resolução. Antes de passarmos para as amostras reais, no entanto, dois esclarecimentos importantes devem ser feitos. Em primeiro lugar, dependendo do jogo, uma tela de maior resolução pode tanto significar uma melhor qualidade de imagem ou não, dependendo se o jogo foi codificado e se ele ainda tem as texturas e efeitos necessários para aproveitar a resolução mais alta.
Um bom exemplo é Asfalt 8, que não parece melhor no S6, apesar da resolução muito maior em comparação com os dois iPhones. E em segundo lugar, mesmo que o jogo em questão tenha os recursos necessários para executar em 1440p nativos, a natureza tipicamente simplista das texturas e efeitos disponíveis com a maioria dos jogos móveis significa que você vai ter uma “pixelização” e borrões reduzidos, mas não necessariamente mais informações.
Com o título de corrida da Gameloft, realmente não há nenhum ganho notável na qualidade da imagem. No entanto, o mesmo não pode ser dito do jogo Modern Combat 5, como pode ser visto abaixo. A diferença na qualidade é bem notável, mostrando que o Galaxy S6 consegue lidar com texturas mais completas, além de apresentar uma pixelização muito menor. De forma geral, o título ficará mais bonito na tela do smartphone da Samsung do que nas 4,7 polegadas do iPhone. Outro título testado que apresentou melhorias em resoluções maiores foi o Dead Trigger 2.
Claro que, para os padrões de jogos para PC, esses ganhos ainda são risíveis, e nós podemos identificar pelo menos dois fatores que levam a isso. Em primeiro lugar, os desenvolvedores por trás de jogos de PC são confrontados com preocupações de armazenamento comparativamente insignificantes, enquanto que desenvolvedores de jogos móveis são geralmente pressionados a manter o tamanho de seus títulos dentro do valor definido – afinal, não podemos ver um jogo mobile consumindo metade do armazenamento do seu smartphone. Elementos de arte de modo mais abrangente poderiam ser evitados de propósito. E em segundo lugar, criando novas texturas para várias resoluções (como é o caso do Android e seu exército de dispositivos com diferentes resoluções de tela e poder de fogo) pode ser algo demorado e muito vezes caro.
Resumindo. Quando uma fabricante alega que ter um smartphone com tela QHD resultará em melhor qualidade em jogos, agora sabemos que isso nem sempre será verdade. Vai depender de cada estúdio adaptar as texturas dos títulos para as resoluções maiores. Caso isso não ocorra, você só terá uma imagem esticada que pesa mais para a GPU e aumenta o consumo de bateria em vão.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários