
23 Julho 2015
06 de julho de 2015 2
Mesmo que não tenha sido pioneira, a Apple surpreendeu ao lançar o iPhone 5s com um sensor biométrico capaz de realizar a leitura de impressões digitais em seu botão home, criando assim um novo nicho de mercado e fazendo com que várias fabricantes seguissem a onda. De lá pra cá, tivemos inúmeros lançamentos com esta característica, porém poucos deles conseguiram chamar tanta atenção quanto os modelos da Maçã, que contam com um tipo de componente mais veloz e confiável, segundo usuários.
Para tirar a prova, o pessoal do PhoneArena resolveu realizar alguns testes com os principais nomes do mercado atual que contam com um leitor de impressões digitais, separando alguns pontos que fazem diferença para os usuários, como tempo de leitura, funções embarcadas e fidelidade na leitura. Os aparelhos utilizados foram: Galaxy S6, iPhone 6, Note 4, Ascend Mate7, e MX4 Pro.
Como pode ser visto, os modelos da Samsung e Huawei são os que contam com mais funções embarcadas, com o Galaxy S6 e o Note 4 sendo capazes de usar o sensor biométrico para realizar pagamentos e também para fazer login em páginas Web, enquanto o do Mate7 permite "acordar" o smartphone e também bloquear aplicativos.
Ao olharmos para a velocidade de reconhecimento das impressões digitais do usuário, as chinesas Huawei e Meizu saem na frente, com 0,834 segundo por parte do Ascend Mate7 e 0,997 no MX4 Pro, em média. A decepção aqui fica por parte do Galaxy Note 4, que demora em média 1,562 segundo. Isto provavelmente se deve ao fato de que ele foi o único aparelho testado que conta com um sensor do tipo "swipe", ou seja, onde é necessário deslizar o seu dedo sobre o botão para que a leitura seja feita.
Vale notar que duas falhas bastante graves foram encontradas em todos os aparelhos: nenhum deles funciona quando molhado e nenhum deles tenta realizar uma nova leitura após a falha. O primeiro problema provavelmente se deve mais à tecnologia do componente, porém o segundo poderia ser resolvido com uma simples atualização de software.
No quesito confiabilidade na leitura, temos a Samsung nos dois extremos, com o Galaxy S6 sendo capaz de reconhecer a digital do usuário em todas as 50 tentativas, enquanto o Note 4 reconheceu apenas em 40 delas. Com isso, é possível vermos o grande avanço realizado pela sul-coreana no componente utilizado para aumentar a segurança e a praticidade de seus smartphones, algo que deve ser inserido no Galaxy Note 5.
Como pudemos perceber com os testes, a companhia que foi capaz de realizar um trabalho melhor balanceado em seu aparelho foi a Huawei, pois o sensor biométrico inserido no Mate7 conta com a melhor ergonomia, maior velocidade no reconhecimento e uma grande confiabilidade, sendo capaz de reconhecer a digital do usuário em 48 das 50 tentativas, garantindo assim uma taxa de sucesso de 96%.
Até o momento, entretanto, não há qualquer prazo para a chegada do enorme phablet de seis polegadas em nosso país, algo que nem deve chegar a acontecer, já que são vistos frequentemente vários rumores sobre o seu sucessor. Com isso, apenas os modelos da Samsung e Apple podem ser adquiridos oficialmente pelos usuários brasileiros, sendo recomendado o Galaxy S6 para quem quer um melhor sensor biométrico.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários