
25 Novembro 2015
03 de agosto de 2015 34
A Sony anunciou hoje o Xperia M5, criando assim um sucessor para o M4 Aqua lançado ainda em março deste ano durante a MWC 2015. O dispositivo conta com especificações realmente interessantes, além de um design consideravelmente mais compacto e alguns outros diferenciais que devem chamar a atenção dos usuários, sendo este um dos grandes nomes do nicho de "intermediários" atualmente.
Como sempre fazemos neste tipo de lançamento, resolvemos separar um rápido comparativo entre o novo smartphone e seu antecessor, para que os usuários brasileiros possam se decidir se vale a pena esperar pela chegada do modelo mais recente ou se o atual aparelho vendido em nosso país já é mais do que suficiente para seu perfil de uso.
Apesar de manter a mesma dimensão de seu antecessor, o Xperia M5 recebeu um grande upgrade na qualidade de seu display, ao menos em teoria. Como podemos ver, o novo smartphone conta com uma tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), o que confere uma densidade de 441 ppi. Enquanto isso, o M4 Aqua conta com um display de mesmo tamanho e resolução HD (720 x 1280 pixels), ficando assim com "apenas" 294 ppi.
Como não foram realizados quaisquer testes com a tela do novo aparelho, resta aguardarmos para que possamos confirmar se a superioridade numérica se traduzirá também em qualidade final, pois existem alguns casos onde mesmo aumentando a resolução não foi vista uma diferença nítida entre gerações de dispositivos.
Enquanto o Xperia M4 Aqua conta com um chipset Qualcomm Snapdragon 615, o novo modelo da companhia nipônica é equipado com o recente MediaTek MT6795. Este, teoricamente, é um chip de potência superior, sendo geralmente visto apenas em smartphones mais parrudos e sendo até mesmo comparado ao Exynos 7420 da Samsung em termos de desempenho teórico. Com isso, deveremos ter uma fluidez e agilidade maiores ao executar tarefas no aparelho mais recente.
Em termos de números, ambos contam com oito núcleos 64-bit, com o modelo da Qualcomm rodando a 1,5GHz enquanto a solução da MediaTek consegue alcançar a marca dos 2GHz em seus processadores mais potentes. Além disso, a GPU PowerVR G6200 também promete um desempenho superior à Adreno 405 utilizada no M4 Aqua, sendo equiparável à geração 430 das placas gráficas da Qualcomm.
Vale destacar que, além de um SoC mais potente, o Xperia M5 possui ainda 3GB de RAM contra "apenas" 2GB de seu antecessor, o que significa que ele também se sairá melhor ao abrir vários apps ao mesmo tempo, sendo capaz de realizar um multitasking muito mais eficiente.
Este é outro ponto que precisamos aguardar por testes mais aprofundados, pois apesar de contar com 2.600mAh contra 2.400mAh de seu antecessor, o Xperia M5 teoricamente conta com um hardware bem superior, o que deve "pesar" também em relação ao consumo energético.
Ao olharmos para o armazenamento, por outro lado, vemos uma vitória clara do novo modelo, já que sua versão padrão é vendida com 16GB internos, enquanto o M4 Aqua contava com uma versão de apenas 8GB. Como ambos possuem slot para cartão microSD, contudo, a diferença não será tão notada por quem pode obter a edição mais cara do atual modelo vendido em nosso país.
Este provavelmente é o setor que mais evoluiu na linha, sendo o grande "chamariz" escolhido pela companhia nipônica para seu novo smartphone. Contando com o potente sensor IMX230, o Xperia M5 é capaz de tirar fotos muito superiores ao que tínhamos no M4 Aqua, podendo capturar imagens de até 21,5MP, gravar vídeos em 4K, e realizar zoom digital de até cinco vezes sem perda de qualidade. Para efeito de comparação, a câmera principal do M4 Aqua tirava fotos de até 13MP, podendo gravar vídeos em resolução Full HD.
Além disso, o módulo frontal também recebeu uma grande atenção, passando agora a contar com resolução máxima de 13MP e lentes de maior ângulo, além de poder gravar vídeos em até Full HD. Enquanto isso, o modelo anterior contava com 5MP e capacidade de filmar em HD.
Como ambos os aparelhos foram anunciados com poucos meses de diferença, não temos mudanças significantes na parte do software, principalmente porque a Sony decidiu inserir o mesmo Android 5.0 Lollipop presente no Xperia M4 Aqua em seu novo aparelho. Com isso, ambos possuem basicamente as mesmas funções, não sendo este um ponto que possa ser analisado para definir qual dos dois é a melhor escolha.
Outra característica que contou com mudanças notáveis foi a identidade visual utilizada pela Sony. Enquanto o modelo mais antigo abusa das bordas ao redor de seu display, o novo aparelho é visto com uma cara muito mais compacta, algo que acaba influenciando em suas dimensões, pois o Xperia M5 conta com 145 x 72 x 7.6mm enquanto o M4 Aqua possui 145.5 x 72.6 x 7.3 mm. Por outro lado, a versão mais recente é ligeiramente mais espessa e pesada, possuindo 142,6 gramas enquanto o seu antecessor pesa apenas 136 gramas.
Além disso, o smartphone mais novo será vendido nas cores preto, branco e dourado, enquanto o modelo lançado ainda em março pode ser encontrado em preto, branco e coral, sendo a última um tom de vermelho. Vale lembrar que ambos os dispositivos contam com certificação de resistência IP68, sendo capazes de sobreviver a um banho de até um metro e meio de profundidade em água doce por uma hora e meia sem qualquer problema.
Como pode ser visto, o Xperia M5 supera seu antecessor em todos os quesitos, sendo até mesmo comparável a alguns modelos topo de linha lançados recentemente, o que é um ponto positivo ao lembrarmos que ele é especulado para ser vendido por algo em torno dos US$ 390. Caso isto se confirme, poderemos vê-lo sendo lançado no Brasil por algo próximo dos R$ 1,5 mil como seu antecessor, o que certamente o faria chamar a atenção mediante concorrentes extremamente caros.
Até o momento, não há qualquer informação sobre o preço ou a disponibilidade do aparelho em nosso país, restando aguardarmos que a Sony se pronuncie sobre o assunto para sabermos em que termos o veremos em terras tupiniquins.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários