
19 Agosto 2015
Android M, a nova versão do sistema operacional móvel da Google, foi apresentado ao público no final de maio e ainda está na fase de testes por meio das compilações Developer Preview para dispositivos Nexus. Milhares de usuários aguardam o lançamento da versão final até último trimestre do ano, mas o sucessor do Android Lollipop poderia trazer sérias dores de cabeça.
A Google trabalha em uma mudança no Android M que resultará em aplicativos com mal funcionamento se os desenvolvedores não fizerem atualizações. Segundo uma pauta do SourceDNA publicada há poucos dias, o OpenSSL cederá seu lugar para o BoringSSL, uma grande mudança para o sistema operacional do robozinho verde. O problema é que, aplicativos que não forem atualizados se adequando a essa mudança, apresentarão problemas quando o usuário tentar abri-los.
O travamento dos aplicativos ocorrerá no nível dinâmico, implicando em que os relatórios de falhas como Crashlytics ou ACRA talvez não registrem o problema. A resposta negativa dos usuários talvez seja a única indicação de que o problema existe. Felizmente, o próprio SourceDNA explica que há formas de contornar o problema, mas dependerá da boa vontade e interesse dos desenvolvedores.
Mas há um problema bem mais difícil de resolver, as centenas de milhares de aplicativos na Google Play que estão há alguns ou muitos anos sem atualização, indicando que esses desenvolvedores não se importam. Por outro lado, o Android não tem um ciclo de atualização rápido e todos os desenvolvedores que se interessarem em manter suas criações compatíveis com o novo sistema terão bastante tempo para realizarem as mudanças.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários