LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel demostra todo o potencial da nova API gráfica Vulkan que chegará para o Android

31 de agosto de 2015 7

O mundo dos jogos é regido pelas API gráficas que fazem o hardware ser melhor acessado pelos programas que demandam de grande processamento 3D. Microsoft vem apostando no DirectX 12 que trará um grande avanço em cima da geração passada. Apple vem investindo no Metal que faz com que o iOS ofereça uma melhor experiência em jogos quando comparado ao que encontramos no Android.

Recentemente, vimos Google anunciar a nova API gráfica que será usada no Android. A novidade, chamada de Vulkan, promete melhorar o desempenho, fornecendo acesso mais direto para a GPU pelos desenvolvedores que podem gerenciar a memória e vários segmentos por conta própria ao invés de deixar a cargo dos drivers, dando-lhes mais trabalho a fazer, mas também fornecendo maior flexibilidade. A diferença é que, como o OpenGL, Vulkan estará disponível para qualquer um e poderia, teoricamente, ser adicionado a qualquer dispositivo, e também a todos os principais sistemas operacionais.

Assim como no Metal e DirectX 12, Vulkan vai exigir tanto suporte ao sistema operacional, assim como suporte de hardware. Vulkan deve ser compatível com qualquer GPU que atualmente suporta OpenGL ES 3.1, que inclui GPUs da Qualcomm Adreno série 400 e mais recente, PowerVR da Imagination Technologies série 6 e mais recentes, da Nvidia Tegra K1 e mais recentes, além das Mali 600, 700, e 800. Desta forma, a API cobre praticamente todos os telefones high-end e tablets lançados desde o final 2013 em diante.

Na última sexta-feira, Intel aproveitou a SIGGRAPH 2015 para mostra o que a API Vulkan poderá oferecer com os chipsets da empresa. Para isso, confira o vídeo liberado pela empresa:

A boa notícia da vez é que o Vulkan não será restrito apenas ao Android. Praticamente qualquer sistema atual poderá tirar proveito da novidade, desde que seja compatível com o OpenGL. Assim, esperamos ver a novidade no Tizen, Ubuntu, Red Hat, SteamOS e Windows 7 em diante. Mas a Apple vai ficar de fora?

Futuramente iremos ver o Mac OS também suportar a novidade. Não para por aí, até mesmo o PlayStation 4 ganhará suporte nativo à novidade, o que permitirá termos jogos com gráficos ainda mais avançados devido ao melhor uso da GPU do console. A Sony é uma das mais interessadas na novidade, já que a japonesa acredita que a API Vulkan tem mais a oferecer do que o OpenGL. Vamos torcer para que grandes melhorias surjam disso aí.

Mas temos também que analisar o lado das desenvolvedoras de jogos. Não adianta apenas a fabricante do hardware adicionar o suporte se o jogo não vai ser programado usando a nova API. Assim, o que temos de certeza, por enquanto, é que Source, Cryengine, Unreal Engine e Unity já estão trabalhando em nova atualização para incorporar suporte ao Vulkan. Sem falar que muitas outras devem adotar a novidade em breve.

Será que o Vulkan vai vingar? Ele chega com uma grande vantagem sobre o seu rival DirectX 12 que é compatível apenas com o Windows 10. Com isso, será muito mais fácil para as várias fabricantes e produtoras de jogos terem maior interesse pela novidade diante da sua maior flexibilidade herdade do OpenGL.


7

Comentários

Intel demostra todo o potencial da nova API gráfica Vulkan que chegará para o Android

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas