LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Grupo Cyanogen já trabalha na CM 13 ROM com Android Marshmallow

08 de outubro de 2015 7

Esta semana, Google liberou a imagem de fábrica para a linha Nexus do Android 6.0 Marshmallow. A gigante de Mountain View também atualizou o código AOSP que será distribuído para as fabricantes que modificam o código com sua própria implementação. Já sabemos quais smartphones serão atualização para a próxima versão do robozinho, mas ainda não temos data de quando isso poderá acontecer.

Se você não possui um smartphone Nexus e tem pressa em receber a novidade em seu celular, o grupo Cyanogen acaba de soltar uma nota informando que já está trabalhando na CM 13, sendo esta a primeira ROM customizada a trazer o Marshmallow de forma mais aberta para dezena de smartphones do mercado.

O grupo ainda não deu uma data de quando começará a liberar as primeiras builds de teste no canal Nightly, mas o fato de que eles já estão com o código em mãos não quer dizer que veremos alguma ROM em breve. Além disso, os primeiros smartphones a receberem a CM 13 devem ser os da linha Nexus, juntamente os que já contam com tal atualização do Android. Por que isso acontece? Porque ter o código já disponível para aquele modelo facilita bastante modificar o software para uma ROM alternativa.

Os demais aparelhos de outras fabricantes devem vir logo em seguida. Claro, as primeiras compilações chegam com bastantes bugs que vão sendo corrigidos até o lançamento da build estável no canal Snapshot. Os mais cogitados a receberem inicialmente a ROM CM 13 serão os recentes lançamentos da Motorola e da LG. Os atuais flagships da Samsung contam com chipset Exynos, que apresenta maiores dificuldades para lidar com o código puro do sistema, já que Samsung não libera o código fonte com seus drivers e bibliotecas necessárias para que tudo funcione 100%.

É bom ressaltar que estamos diante da CyanogenMod e não o Cyanogen OS que faz parte de alguns lançamentos, como o recente ZUK Z1. A empresa sempre foca em lançar, primeiramente, uma versão estável do seu sistema operacional, enquanto a sua ROM customizada fica em segundo plano. O grupo de desenvolvimento também é separado para cada firmware, mas boa parte do código acaba sendo compartilhado.


7

Comentários

Grupo Cyanogen já trabalha na CM 13 ROM com Android Marshmallow

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas