LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google modifica a verificação de boot no Android Marshmallow

20 de outubro de 2015 0

Verified Boot é uma ferramenta de segurança que está presente no Android desde o KitKat, e quando foi introduzida pela Google acabou causando um certo alvoroço no universo alternativo do robozinho. A novidade veio com a missão de verificar a integridade do bootloader do seu smartphone. Caso seja notado que houve alguma alteração indevida, o sistema é travado para que seus dados não sejam capturados por terceiros. Claro, a boa notícia é que os talentosos desenvolvedores do XDA aprenderam a burlar tal segurança para continuar oferecendo ROMs, kernels e até mesmo o Xposed de forma funcional.

Agora com o Marshmallow Google dá um novo passo no controle sobre o bootloader do sistema. O desenvolvedor Ron Amadeo mostrou o que acontece quando você destrava o bootloader nos novos Nexus. Agora, aparece uma mensagem seguida de um link que leva para uma página da Google mostrando quais providências tomar para resolver o problema. Além disso, agora há três graus diferentes de alertas no Marshmallow, como pode ser visto abaixo:


  • Aviso em amarelo: “Seu dispositivo está usando um software diferente do tradicional.”
  • Aviso em laranja: “O software do seu dispositivo não pode ser checado por dados corrompidos. Por favor, retrave o seu bootloader.”
  • Aviso em vermelho: “Seu dispositivo está corrompido. Ele poderá não funcionar corretamente.”

De acordo com o manual do Android Marshmallow, o ícone amarelo irá aparecer se você instalar uma ROM customizada em seu smartphone. O ícone laranja quando você apenas desbloqueia o bootloader para liberar o acesso root, mas continua usando o sistema de fábrica que veio com seu smartphone. O ícone vermelho entra em ação quando você instala algum arquivo corrompido que possa causar algum dano em seu dispositivo. Assim, o bootloader impede que o Android seja carregado.

O desenvolvedor comentou que o aviso dura no máximo 10 segundos. Após isso, o seu dispositivo com Android Marshmallow dará boot normalmente. Caso não saia dessa tela, você pode tentar pressionar o boot de energia para forçar o carregamento do sistema. Caso não seja possível dar boot no smartphone, você poderá desligar ao segurar o botão de energia por 8 segundos e então tentar passar o bootloader ou imagem de fábrica do seu Nexus novamente.

Ainda não há informações se essa mudança feita pela Google poderá impactar no desenvolvimento paralelo do Android. No entanto, pelo que podemos ver, essa mudança visa mais alertar o usuário do que está acontecendo em seu dispositivo do que incentivá-lo a não modificar o sistema.


0

Comentários

Google modifica a verificação de boot no Android Marshmallow

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas