
10 Novembro 2015
03 de novembro de 2015 27
Sabemos do apoio frequente que o Facebook dá à comunidade LGBT, incluindo a declaração oficial emitida hoje pelo seu Vice-Presidente da Rede social em defesa dos transexuais, modificando sua política de uso de nomes reais para melhor acomodar esta minoria. Apesar disso, ainda existe muito que a empresa pode fazer para tornar o seu espaço na internet mais igualitário. Uma das principais reivindicações das mulheres é o fim da censura que a rede impõe ao não permitir que mamilos femininos apareçam em suas fotos.
Esta polêmica já deu muito pano para manga, como a manifestação de diversas celebridades posando com os seios à amostra além de centena de militante feministas que tomaram às ruas de diversas cidades sem usar camisas. Agora, uma nova mulher está tentando fazer frente à "ditadura do mamilo", Courtney Demone explicou para a revista Mashable no mês passado o que ela vai fazer de diferente:
"Como uma mulher trans em momento de terapia de reposição hormonal, meus seios estão começando a crescer. Apesar da dor que isso provoca, é emocionante, afinal eu vou ter seios!" escreve ela, documentando seu procedimento com entusiasmo em seu blog pessoal.
Com apenas 24 anos, a desenhista e escritora ocasional está levando a hashtag #FreeTheNipple para o próximo nível, ela pretende registar todo o processo de crescimento dos seus seios nas redes sociais, colocando um foco maior na transformação dos peitorais masculinos em seios, e tentando entender, em que momento o Facebook e outras redes sociais começarão a implicar com as suas fotos sem camisa.
"Eu quero descobrir em que ponto no meu desenvolvimento da mama que eu preciso começar a cobrir meus mamilos? Eu já sinto vergonha quando eles estão visíveis, mas em que ponto a sociedade passará a dizer que é inaceitável para eles ficarem desnudos Para me dar alguma ideia desse processo, eu tenho os meus bons companheiros Facebook e Instagram que poderão me ajudar a responder a essa pergunta", brinca Courtney.
Desde que o movimento #FreeTheNipple começou, conseguimos ver diferentes alternativas interessantes na redes sociais. Desde a resistência das meninas com diferentes fotos de mamilos até homens que apoiam o movimento fazendo edições em suas próprias imagens, substituindo os seus mamilos por auréolas femininas com auxílio do Photoshop. São centenas de iniciativas diferentes visando espalhar a palavra sobre a sexualização injusta dos corpos das mulheres. Apesar disso, Courtney argumenta que o movimento "não conseguiu mostrar as diversas maneiras pelas quais as pessoas com corpos diferentes são sexualizadas, fetichizadas e envergonhadas " por essa razão ela decidiu criar uma nova hashtag: #FreeAllBodies. Segundo ela esta nova campanha é para uso de todos, na esperança de superar todos os tipos de policiamento de imagem do corpo nas redes sociais, quer eles decorram por gênero, nudez, cor da pele, tamanho ou invalidez.
Vale lembrar que recentemente, o CEO do Instagram (que pertence ao Facebook), Kevin Systrom, afirmou que o motivo da rede social não permitir imagens que exibam mamilos femininos não é culpa de sua rede. Segundo ele a proibição foi imposta às redes sociais pela Apple, já que as regras da App Store proíbem que este tipo de conteúdo seja exibido. A justificativa é um pocuo furada quando sabemos que a definição de pornografia (a cláusula da Apple) é absolutamente subjetiva, e gostamos de acreditar que a empresa nãos e posicionaria contra isso, apesar de todos os seus problemas.
Por enquanto, Courtney ainda não foi vítima de nenhuma censura nas redes sociais, mas ela acha que isso deve começar a ocorrer conforme seus seios crescerem. Para saber mais ou participar da campanha procure pela hashtag #FreeAllBodies no Facebook, Instagram ou no Tumblr.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários