28 Março 2016
Quanto será que um usuário médio gasta com jogos de smartphones? Que tal US$ 24,33 (quase R$ 100) por mês? Segundo um relatório feito pela Swrve, essa é a média de gastos dos usuários que compram jogos ou itens especiais dentro de certos jogos, conhecidos como freemium.
- 1,9% dos usuários pagaram por itens dentro de jogos em fevereiro;
- Dos jogadores que pagam por esse itens, 64% fazem apenas uma compra, enquanto apenas 6,5% fazem 5 ou mais compras;
- O gasto médio mensal desses jogadores é de US$ 24,33 (saindo de uma média de US$ 22 em 2014);
- Um jogador típico realiza, em média, 1,8 compras em jogos pagos, com um valor média de US$ 13,82 por compra - o mai alto valor por compra individual;
- 2,5% das compras custam mais de US$ 50, e essas compras correspondem aproximadamente a 17% de toda a receita em jogos;
Diferentemente da estratégia utilizada em jogos pagos durante a compra, os jogos freemium são, geralmente, gratuitos, mas possibilitam compras de itens individuais dentro do próprio jogo para melhorar a experiência. Essa foi a forma encontrada por desenvolvedores para manter uma forma constate de receita, já que a venda de jogos implica em um pagamento único. Ou seja, continuam vendendo mesmo depois da instalação, lembrando que mesmo alguns jogos pagos possuem itens à venda dentro dos jogos.
O relatório da Swrve usa dados vindos de "dezenas de milhões de usuários" no mês de fevereiro, sendo esclarecer em mostrar como os desenvolvedores de jogos conseguem suas receitas, como esse mercado funciona. A plataforma da empresa processa nada menos do que 6 bilhões de eventos por dia, detectando que 20% das compras são fraudulentas, ou seja, não gerando valor para o desenvolvedor.
Comentários