LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ganhar ao navegar na internet? Ideia da Brave desagrada grandes jornais americanos

09 de abril de 2016 11

Que tal navegar na internet por seu smartphone ou tablet? O ex-CEO da Mozilla, Brendan Eich, desenvolveu um browser que tenta fazer exatamente isto. O Brave troca os anúncios originais dos sites por propagandas direcionadas pela empresa, pagando de 10% a 15% do valor ao usuário, enquanto os desenvolvedores ficam com 15%, o site fica com 55% e os fornecedores recebem outros 15%. O usuário, então, pode optar por doar sua parte em bitcoins a seus websites favoritos.

Claro que a ideia primária do Brave, disponível para iOS, Android, PC e Mac, não é trocar anúncios por dinheiro, e sim proteger sua privacidade e melhorar a velocidade de carregamento da web. O que o browser faz é "proteger a soberania de dados e o anonimato" dos usuários, bloqueando o rastreamento de pixels e cookies, realizando um carregamento mais veloz. A diferença no tempo em que o Brave e o Safari demoram para terminar de carregar um site podem ser vistos no vídeo abaixo.

Pois é, mas a ideia pegou mal entre os grandes portais de notícias nos Estados Unidos. Um grupo de 17 jornais, com gigantes como o New York Times e o Washington Post entre eles, enviaram uma carta ao pessoal do Brave informando que este procedimento é ilegal. O argumento é que a empresa de Eich estaria lucrando em cima dos 5 bilhões de dólares investidos pelas empresas noticiosas todos os anos apenas para fazer cobertura jornalística dentro dos Estados Unidos. E parte deste dinheiro é obtida justamente com o dinheiro ganho em anúncios.

Em resposta, Eich declaro que "a NAA enviou uma carta à Brave Software cheia de falsas asserções. A NAA compreendeu fundamentalmente mal a Brava. A Brave é a solução, não o inimigo". Tudo indica que este é apenas o primeiro capítulo de uma nova que deve se alongar nos próximos meses. Como praticamente toda inovação que mexe com algum poder financeiro na internet.


11

Comentários

Ganhar ao navegar na internet? Ideia da Brave desagrada grandes jornais americanos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas