
Android 15 Mar
09 de abril de 2016 11
Que tal navegar na internet por seu smartphone ou tablet? O ex-CEO da Mozilla, Brendan Eich, desenvolveu um browser que tenta fazer exatamente isto. O Brave troca os anúncios originais dos sites por propagandas direcionadas pela empresa, pagando de 10% a 15% do valor ao usuário, enquanto os desenvolvedores ficam com 15%, o site fica com 55% e os fornecedores recebem outros 15%. O usuário, então, pode optar por doar sua parte em bitcoins a seus websites favoritos.
Claro que a ideia primária do Brave, disponível para iOS, Android, PC e Mac, não é trocar anúncios por dinheiro, e sim proteger sua privacidade e melhorar a velocidade de carregamento da web. O que o browser faz é "proteger a soberania de dados e o anonimato" dos usuários, bloqueando o rastreamento de pixels e cookies, realizando um carregamento mais veloz. A diferença no tempo em que o Brave e o Safari demoram para terminar de carregar um site podem ser vistos no vídeo abaixo.
Pois é, mas a ideia pegou mal entre os grandes portais de notícias nos Estados Unidos. Um grupo de 17 jornais, com gigantes como o New York Times e o Washington Post entre eles, enviaram uma carta ao pessoal do Brave informando que este procedimento é ilegal. O argumento é que a empresa de Eich estaria lucrando em cima dos 5 bilhões de dólares investidos pelas empresas noticiosas todos os anos apenas para fazer cobertura jornalística dentro dos Estados Unidos. E parte deste dinheiro é obtida justamente com o dinheiro ganho em anúncios.
Em resposta, Eich declaro que "a NAA enviou uma carta à Brave Software cheia de falsas asserções. A NAA compreendeu fundamentalmente mal a Brava. A Brave é a solução, não o inimigo". Tudo indica que este é apenas o primeiro capítulo de uma nova que deve se alongar nos próximos meses. Como praticamente toda inovação que mexe com algum poder financeiro na internet.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários