
22 Abril 2016
19 de abril de 2016 12
O Google poderá, no futuro, usar a câmera frontal do seu smartphone para saber como você reage ao navegar por páginas e anúncios na web. Ao menos é o que indica uma nova patente registrada pela empresa nos EUA, que também prevê o uso do sensor biométrico do aparelho para saber mais sobre o comportamento real do usuário.
A intenção é avaliar expressões faciais, incluindo o movimentos dos olhos e coloração da pele; temperatura do corpo, frequência cardíaca e dilatação da pupila para entender se você gosta - e de que forma - ou não de um determinado conteúdo encontrado online, que podem ser websites comuns ranqueados na busca ou anúncios do Adsense.
O método é controverso, pois pode representar um nível a mais de invasão de privacidade promovido pela gigante das buscas, comumente acusada de passar do ponto quando o assunto são os dados pessoais do usuários.
A funcionalidade, porém, poderia servir também para um propósito mais nobre. Com acesso ao comportamento de quem usa um celular Android, a invenção do Google, que envolve incrementos basicamente no software, poderia ajudar a monitorar a saúde do dono, possivelmente até chamando ambulância automaticamente em caso de um ataque cardíaco e outros casos sérios que precisem de atenção imediata.
De qualquer maneira, como é comum em patentes recém-registradas, é impossível saber quando essa tecnologia poderá, de fato, estrear no mundo real. Na verdade, não é possível nem bater o martelo e dizer que ela será usada em algum momento no futuro.
Ainda poderá levar um tempo para você se preocupar - ou não - com uma inteligência artificial bisbilhoteira.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários