
04 Fevereiro 2016
02 de maio de 2016 2
O UnaPhone Zenith pretende ser mais uma opção de smartphone superseguro com uma estratégia pouco usual: impedir a instalação de qualquer aplicativo. Os criadores consideram essa a única forma de impedir que apps suspeitos obtenham a localização do aparelho, ou tragam ameaças piores, como infecção por malware.
A ideia é propor uma diferenciação concreta em um mercado de smartphones seguros crescente, com a presença do Black Phone 2, do ainda não lançado Turing Phone e até de modelos da Blackberry. O Zenith é baseado no chinês Elephone P9000, lançado em janeiro, e é equipado com o UnaOS, um sistema operacional baseado no Android 6.0. Porém, o software é bastante modificado, tudo em favor da segurança.
Ele não tem nenhum app do Google, incluindo o Google Play, e vem com frameworks e bibliotecas do sistema alteradas para impedir brechas de segurança. Os criadores dizem que falhas conhecidas, como a Stagefright, estão corrigidas, tornando o aparelho o mais protegido possível de interceptações por hacker. O celular vem somente com cerca de 40 apps pré-instalados de fábrica, testados e aprovados pela equipe de engenheiros da UnaPhone.
É quase impossível modificar o sistema. O bootloader é travado, permissões de root não podem ser obtidas e o acesso ADB não pode ser feito. Além disso, a criptografia de armazenamento, que codifica os arquivos para impedir o acesso sem senha mesmo por hackers, é ativado por padrão. As únicas alterações permitidas vêm de atualizações OTA oficiais, restrição que faz até a operadora não conseguir identificar o celular.
Internamente, o UnaPhone Zenith traz um hardware de respeito, que inclui 4GB de RAM e processador octa-core. Veja o resumo de especificações já divulgadas.
O UnaPhone Zenith ainda não está à venda. Supostamente prontos para iniciar o processo de fabricação, os criadores iniciaram uma campanha no Indiegogo para financiar a produção em massa do aparelho. Cada unidade pode ser reservada por US$ 459, ou quase R$ 1.600, incluindo frete para o Brasil. A promessa de entrega é para setembro de 2016.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários