LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo! Carregar o smartphone via USB oferece mais riscos do que parece

01 de junho de 2016 13

O perigo de utilizar carregadores alternativos para recuperar a carga dos dispositivos móveis já é bem conhecido. Desde problemas como o inchaço da bateria, que pode levar a uma explosão, até uma combustão espontânea do aparelho já foram noticiadas até mais de uma vez. Sem falar no perigo de levar um choque, que pode acontecer tanto no carregamento pela tomada como via USB.

A Kaspersky agora está alertando para um outro tipo de perigo de carregar smartphones e tablets em conexões USB. E vale tanto para computadores como para aquelas torres que, aqui no Brasil, são mais comuns em shoppings centers, e até mesmo nos ônibus, como os de São Paulo e Nova York, que oferecem esse recurso. Na verdade, qualquer dispositivo com este tipo de conexão para carregar a bateria de outro aparelho possui o mesmo risco.

Em primeiro lugar, o risco está no fato de muitos smartphones estarem configurados para abrir um protocolo de transferência de mídia ao serem conectados via USB. Isto é padrão, por exemplo, em celulares Android da versão Kit Kat. Você pluga o aparelho em um computador e, automaticamente, aparece uma pasta do armazenamento interno do celular. Isto pode permitir que um hacker instale arquivos indesejados, como malwares ou vírus, e ganhe controle do dispositivo.

Neste momento, quem é mais esperto já sabe que é só configurar o aparelho para o modo de carregamento apenas para evitar problemas, então. Ou até mesmo mantê-lo bloqueado durante todo o tempo em que estiver conectado. Bom, há um outro problema.

Dados podem ser roubados (Ilustração: Kaspersky)

Conversa entre smartphone e computador

Sempre que você conecta um dispositivo móvel a um computador ou outra fonte via USB, os dois aparelhos conversam entre si e se apresentam. Isto significa que, mesmo bloqueado ou no modo de carregamento, o smarpthone apresenta suas credenciais à fonte. Isto inclui o nome do dispositivo, nome da fabricante e número serial do aparelho. E este é um problema que independe do sistema operacional.

Estas informações são preciosas nas mãos de um cibercriminoso. Com elas, uma pessoa má intencionada pode acessar seus contatos e fazer ligações utilizando o seu número de telefone. O que significa que elas seriam cobradas de você.

Mas e aí, o que fazer? De acordo com a Kaspersky, não há muito como se proteger. Você não sabe que tipo de sistema ou programas estão funcionando em uma fonte de conexão USB até que conecte o dispositivo. Daí, a empresa recomenda não utilizá-los. E pronto. Se você estiver na rua e seu aparelho estiver ficando sem bateria, o jeito é esperar para chegar em casa mesmo. Ou andar por aí com o carregador de tomada (original) e procurar uma boa alma que te permita usar uma fonte de energia por alguns minutos.

Ou você pode tentar recarregar nos trilhos de um trem. Não que seja menos perigoso, além de ser ilegal. Mas ao menos não tem o perigo de seus dados serem roubados.


13

Comentários

Perigo! Carregar o smartphone via USB oferece mais riscos do que parece
  • Como configuro meu smartphone para não carregar via USB, utilizo ele para voar com drone e ele está descarregando o rádio controle do drone

      • Povo que não pensa há uma alternativa simples.

        Desligue o celular, ele carrega da mesma forma.

        Isso faz me lembrar da história que contam que os EUA demoraram anos e algumas centenas de dolares para inventar uma caneta para escrever com ausência de gravidade para ser utilizada nas viagens espaciais.
        Sendo que um Russo resolveu o problema em 30 segundos e gastando alguns centavos de dólares; decidiu utilizar um lápis.

          • Sério que ninguém entendeu o post? O risco é somente para o perigo de alguém invadir seus arquivos no Smartphone ou colocar algum malware nele através do PC. Nada a ver com o carregamento em si. É apenas ao modo de transferência de arquivos. E é bom sempre termos cuidado mesmo.

              • Essa foto do cara na suspeito todo preto e encapuzado no pc... kkkkkkkkkkk

                  • Está mais fácil um maluco plugar o pen-drive com milhões de dados sigilosos no carregador de celular para ver se guarda "energia elétrica".

                      • Olha isso: "para abrir um protocolo de transferência de mídia ao serem conectados via USB". Primeiro, para haver um reconhecimento desse protocolo, precisa de um sistema para receber esse protocolo. Segundo, em uma rede elétrica, talvez um dia possa haver a transferência de dados que AINDA é uma idéia que não foi posta em prática pelos pesquisadores. Terceiro, Ninguém vai ficar conectado o dia inteiro em uma rede elétrica procurando usuários, sendo que isso nem existe ainda. Daí vem a conspiração. Talvez os militares, mas mesmo que isso fosse verdade, que militar ficaria conectado para roubar dados de um mero terráqueo!?

                          • Realmente paranoia. Até pq muitos dos carregadores (salvo alguns da Nokia/M$ e Samsung com cabo direto) utilizam da tomada tipo USB para se colocar o cabo USB e carregar o telefone. Então o seu próprio carregador já seria uma fonte de insegurança por se utilizar do USB. Cada uma viu...

                            • com certeza o onibus vai hackear meu celular talvez usar para qeimar gasolina

                              • Que paranóia, quando vc conecta em usb de dispositivos como o dos ônibus, shoppings e até mesmo alguns monitores de computador que possuem usb apenas para energia o smartphone não abre o armazenamento, ele reconhece como se estivesse na tomada.

                                  • Isso é um perigo e tanto.

                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas