LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perdeu o iPhone ou Android? Nova ferramenta do Google permite busca e bloqueio remoto

01 de junho de 2016 15

Usuários do Google em dispositivos móveis agora podem encontrar smartphones perdidos com muito mais facilidade. E não apenas usuários Android: quem possui um aparelho iOS sincronizado com uma conta do Gmail também poderá procurar o iPhone facilmente com o novo recurso adicionado ao Minha Conta da gigante das buscas, sem necessidade do Android Device Manager.

Há algumas semanas um recurso de busca pelo telefone diretamente na ferramenta de pesquisa. Fazendo uma busca por "Find my phone" ou "Encontre meu telefone" em um browser ou no app, o resultado mostra um mapa e a localização dos aparelhos vinculados à sua conta. É possível até mesmo pedir que o telefone toque, facilitando uma busca dentro de casa, por exemplo. Esta opção só encontra dispositivos Android, não servindo para o iPhone. A ferramenta que funciona para usuários da Apple é outra.

Busca por smartphone no Google

Já nesta quarta-feira, 1, o Google comemora um ano da função Minha Conta. Para comemorar, entre outras novidades, a gigante das buscas incluiu na página da conta dos usuários o recurso Encontrar seu smartphone. É uma ferramenta um pouco mais completa do que a da busca, pois, além de funcionar com o iPhone, também permite ainda bloquear o dispositivo, tentar ligar, sair da conta e algumas outras opções, inclusive de deixar um número de contato na tela para que um possível bom samaritano que tenha encontrado o telefone possa te ligar.

Com isto, usuários tanto de Android como de iOS que perdem seus smartphones, seja por roubo ou por esquecer em táxi, casa de amigos ou qualquer outro lugar, podem rapidamente acessar esses dados e optar por tentar recuperar o aparelho ou simplesmente garantir a segurança de sua conta bloqueando tudo e dando logout remotamente.

Para funcionar, no entanto, é necessário que o aparelho tenha a localização ativada, assim como a permissão de bloqueio remoto. E tem que estar sincronizado à conta do Google. Ou seja, é mais útil para quem perdeu o telefone do que para quem foi roubado, infelizmente.

Página Encontrar smartphone

Acesso ao Minha conta por voz

Além da nova ferramenta de busca pelo smartphone, o Google anunciou que também está incluindo o acesso ao Minha conta por voz, via Google Now. Basta pegar seu smartphone, dizer "Ok, Google" e, então, "Show me my Google account", ou "Mostre Minha conta do Google". A inclusão desta nova opção será liberada aos poucos para os usuários, que precisam atualizar o app do Google em seus smartphones.


15

Comentários

Perdeu o iPhone ou Android? Nova ferramenta do Google permite busca e bloqueio remoto
  • Uma grande bosta! Só funciona se o celular estiver conectado à internet ou com o GPS ligado! Não li nada de novo nesta notícia.

      • Se bem nesse caso a Google disse se perdeu e não se foi roubado. kkkk

          • Hoje em dia nem precisa de muita coisa:

            Hoje com o número do celular, mesmo que tirem o chip sim, a polícia encontra o celular.Roubaram um iPhone e um amigo e ele não tinha iMEI, Cloud nada.Só com o número do celular a polícia bateu na porta da casa do ladrão.Então, qualquer celular independente do SO pode ser encontrado.Só se o cara desmontar o celular para aproveitar alguma peça que não possa ser rastreada.

              • Com número do celular só encontra se ainda estiver com o chip, provavelmente o ladrão não teve tempo de tirar o chip, já que o iphone tem aquele esquema da bandeja precisar de algum acessório para ser aberta. Mas tirando o chip e jogando fora, dá na mesma, não conseguem rastrear o celular, apenas o chip.

                • é igual no WP?
                  que funciona depois de formatar, ou sem gps e wifi ligado?

                  no wp pelo menos é assim, e ele ainda salva o imei, então mesmo que o cara troque o chip, isso ainda funciona...

                    • Nem sei pra que essa coisas. Hoje com o número do celular, mesmo que tirem o chip sim, a polícia encontra o celular.
                      Roubaram um i`Phone e um amigo e ele não tinha iMEI, Cloud nada.
                      Só com o número do celular a polícia bateu na porta da casa do ladrão.
                      Então, qualquer celular independente do SO pode ser encontrado.
                      Só se o cara desmontar o celular para aproveitar alguma peça que não possa ser rasgtreada.

                        • Legal isso em, não sabia que o WP era assim, muito bom, vou migrar.... mas o chato é a falta de aparelhos...

                        • **** Saiu fora de formatação. Eu tenho que lembrar de usar o fórum para postar texto colado. E o pior é que não consigo editar a mensagem aqui no trabalho. Vou repostar a mensagem. Algum moderador pode excluir a anterior? ****

                          Tem um tópico no AndroidPit que trata de segurança do Android. Resgatei a minha mensagem lá.

                          "Por mais absurdo que possa aparecer, a sugestão de Proteção e rastreamento do dispositivo é a mais inútil por causa da forma que ela é implementada através da combinação de três requisitos:

                          1. É necessário que o aparelho esteja ligado.
                          2. É necessário que o aparelho esteja conectado à Internet.
                          3. É necessário que o serviço de localização esteja ativado.

                          Os três são falhos, mas o requisito nº 3 é o mais confiável na minha opinião. ^^

                          O requisito nº 1 é falho porque no caso de roubo ou furto basta que o aparelho seja desligado pelo ladrão e pronto. Um recurso que poderia ser implementado é a adoção de uma senha de bloqueio de desligamento, assegurando que o aparelho não seja desligado ?acidentalmente?, possibilitando o processo de rastreio. Infelizmente esse recurso não é à prova de bateria removível ou com baixíssima carga.

                          No caso do requisito nº 2 eu acredito que ele poderia ser perfeitamente descartável. Só precisamos de acesso à Internet para os procedimentos de rastreio e bloqueio. O resto deveria ficar à cargo do serviço de localização, mas tem gente paranoica que prefere desativar o GPS do aparelho (o que vai contra ao requisito nº 2). Aí não adianta nada, fora que voltamos ao caso do requisito nº 1, onde o serviço de GPS não funciona com o aparelho desligado. E outra: aparelhos como o Moto X Play oferece acesso ao SIM Card pela lateral do aparelho. Se o bandido tiver um pouquinho de conhecimento e um alfinete (no caso do Moto X Play) ele arranca o SIM Card e adeus conexão à Internet.

                          É aí que sugiro aos desenvolvedores de hardware incluir uma configuração que permita que um segundo GPS seja ativado automaticamente com o aparelho desligado, mediante permissão do usuário. E, para que o recurso seja à prova de falhas na bateria ou bateria removível este segundo GPS seria alimentado por uma pequena bateria interna recarregável, que seria recarregada pela bateria principal, tendo sua energia drenada apenas quando o segundo GPS fosse ativado."

                          http://www.androidpit.com.br/dicas-seguranca-android

                          Eu acho tecnicamente possível.

                            • O texto não deixa claro se vai ser igual o Buscar iPhone que bloqueia o aparelho mesmo apos restaurado. Hoje meu celular pode ser bloqueado, mas se restaurar uma nova pessoa pode usar.

                                • A Google acrescentou essa função no Android 5.1 (resetando, perde seu email) , mas conhecendo um pouco de ROMs, a pessoa consegue burlar facil facil

                                  • Beleza, mas funciona com o aparelho desconectado da Internet, com a localização desativada e/ou desligado? Isso sim seria uma grande novidade para o recurso citado.

                                      • bem provável que não, sendo que muitos ou até digo todos os recursos da Google depende de uma conexão ativa, seria bom se o comando fosse via gsm no caso ao uso de sms. ai sim seria otimo, bastando apenas ter rede, e para facilitar o bloqueio gravar o mac do aparelho para caso a pessoa que tem o aparelho nao retirar o chip e desfazer todo o processo. bem acho que eu deveria trabalhar como ideias para a google.

                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas