
11 Abril 2019
18 de junho de 2016 39
O Android TV, sistema do Google destinado para rodar na tela grande, pode ser alvo de um novo malware descoberto pela Trend Micro. A ameaça é do tipo ransomware e pode bloquear o acesso aos seus dados pessoais uma vez que o aparelho seja infectado. Segundo os especialistas, o resgate pedido é de US$ 200 em cartões-presente da iTunes Store.
A dificuldade em identificar o código malicioso está na grande variedade em que o malware se distribui na web. Conhecido como ANDROIDOS_FLOCKER.A, ou simplesmente Flocker, o malware foi há mais de uma no e já reúne mais de 7 mil versões, 1.200 só em 2016. Uma delas, agora, parece ser dedicada ao Android TV.
O Flocker exibe uma tela que imita um órgão governamental, mas é fácil de identificar uma vez que o aparelho já está comprometido: as mensagens na tela são todas em chinês. O malware pede permissões de acesso ao sistema, mas prejudica o uso da TV mesmo se o usuário não as conceder.
O problema é que ainda não há software antivírus para Android TV, o que impede a remoção do ransomware de forma simples. A não ser que você saiba usar códigos por meio do ADB shell no PC conectado, terá que levar o aparelho a uma assistência técnica para fazer uma formatação e livrar o dispositivo do problema.
Ainda não há registro de casos de infecção em TVs brasileiras com Android. No mercado nacional, há à venda modelos com o sistema fabricados pela Sony e Philips.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários