
Android 22 Abr
21 de junho de 2016 13
Diversas pesquisas envolvendo dispositivos móveis apontam que o foco nesse mercado está cada vez maior e um dos principais exemplos é a utilização para deixar praticamente de lado as agências bancárias físicas. Essa ideia é reforçada por Roberto Setubal, presidente do Banco Itaú, ao afirmar que o número de agências bancárias vão reduzir conforme aumenta o número de usuários que realizam operações bancárias por dispositivos móveis.
Dados do próprio Itaú confirmam a fala de seu presidente. Os acessos à conta bancária através da Internet representam 71% das transações somente no primeiro trimestre do ano. Para efeito de comparação, esse número correspondia a 26% em 2008. Também no primeiro trimestre de 2016 houve crescimento do acesso exclusivamente via smartphones. Esse tipo de transação passou a responder por 20% do total. Em 2009 era de apenas 1%. Durante esse mesmo tempo, a participação de agências nas transações caiu de 26% para 8%.
Esse movimento dos usuários para "agências online" foi o principal motivo da criação do NuBank, por exemplo. O banco é uma startup que não possui agências físicas. Todas as ações que são feitas em bancos foram levadas para dentro do aplicativo e um competente centro de atendimento. Com isso, o NuBank consegue eliminar algumas taxas de cobrança, como anuidade, tornado o banco bastante atrativo.
Quando entrei no banco, uma agência tinha 2 mil clientes. Hoje tem 10, 15 mil. Talvez no futuro tenha 50 mil clientes. As pessoas vão cada vez menos às agências, por isso vamos precisar menos delas. Essa tendência de redução no número de agências já acontece nos EUA e na Europa. Aqui no Brasil está começando. É o caminho natural, mas é um processo lento.
Roberto Setubal também acredita que o banco precisa se tornar digital dentro de si. Caso contrário, "não vai conseguir ser um banco digital para os clientes".
Os sistemas de pagamento móvel também são muito importantes nessa era de bancos digitais. Isso porque é por meio de aplicativos como Apple Pay que o usuário irá realizar pagamentos no futuro. Esse movimento de digitalização pode, inclusive, inutilizar a existência de cartões físicos de bancos.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários