
10 Fevereiro 2017
Desde que anunciou seus novos Moto Z e Moto Z Force que a Lenovo vem buscando meios de divulgar toda a ideia de acessórios modulares, demonstrando que este tipo de conceito pode ser interessante para incluir funcionalidades extras nos smartphones. Como visto, a companhia chegou até mesmo a anunciar um prêmio de US$ 1 milhão para quem criasse um Moto Mod que a convencesse, sendo este o meio encontrado de fazer com que os desenvolvedores de hardware se interessassem por este novo nicho.
Agora, eis que a Motorola finalmente lançou ao público a sua plataforma de desenvolvimento de Moto Mods, bastando que os interessados acessem o site da companhia para ficar por dentro de tudo o que é necessário para se tornar um parceiro credenciado. O portal conta com uma vasta gama de materiais que podem ser utilizados por desenvolvedores, seja para terem uma ideia do funcionamento dos Moto Mods ou até mesmo como base para a criação de seus próprios módulos, tornando tudo o mais prático e intuitivo possível.
Um dos principais pontos positivos do projeto de desenvolvimento da Motorola é o MDK (Mod Development Kit), incluindo imagens detalhadas de todos os setores que precisam ser levados em consideração na hora de criar o seu protótipo. Com ele, desenvolvedores precisam apenas criar seus próprios componentes e incluí-los na placa já disponibilizada por padrão, partindo então para os testes "em campo" rapidamente. Devido a isto, não é preciso se preocupar com relação às dimensões ou localização dos componentes em seus módulos, já que o MDK garantirá que tudo fique exatamente no lugar onde deve estar.
Vale notar ainda que a Motorola se preocupou não apenas com a parte do hardware, mas também com todo o suporte necessário com relação ao software. Em sua página é possível ter uma vasta ideia de como os módulos irão trabalhar no dispositivo, e no que é necessário fazer para que eles contem com aplicativos e updates de firmware caso necessário. Com isso, a empresa visa não apenas incentivar os desenvolvedores a criarem Moto Mods compatíveis com seus flagships, mas também em fazer com que eles continuem sendo suportados e recebam cada vez mais funções com o passar do tempo.
Os novos Moto Z e Moto Z Force terão sua comercialização iniciada no Brasil em setembro junto aos Moto Mods já lançados, sendo eles:
Outras opções já estariam em fase final de desenvolvimento por parte da Lenovo, incluindo o módulo OneCompute para uso dos smartphones como se fossem computadores (uma espécie de Continuum para Android) e outros dois que serviriam para aumentar a qualidade das fotos capturadas pelo aparelho e para fazer com que ele possa ser usado embaixo d'água sem problemas.
Ainda não há qualquer previsão para o valor cobrado pelos smartphones ou acessórios, sendo necessário aguardarmos que algo mais concreto sobre o assunto seja disponibilizado.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários