
30 Setembro 2016
26 de agosto de 2016 14
O Google Maps para Android atualizou a versão Beta nesta sexta-feira (26) com uma novidade que pode ajudar a quem vive perdido e não sabe lidar muito bem com endereços. O app passa a oferecer suporte aos códigos plus, uma espécie de endereçamento universal baseada em códigos. Cada local do mundo tem o seu, e você já pode descobrir e traçar rotas para qualquer um pelo celular.
O código plus+ é criação do Open Location Code, uma maneira gratuita e aberta de criar códigos únicos para designar áreas – eles não indicam um ponto, mas uma área aproximada e delimitada. O formato varia entre um número de sete dígitos e o nome da cidade (como MQRG+59 Nairobi) ou no formato completo 6GCRMQRG+59.
Assim como no DDD ou DDI, o usuário não precisa se preocupar com o começo para pesquisar dentro da sua própria cidade. Os primeiros quatro dígitos só mudam de cidade para cidade. O código para uma área dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo, é o 588MC86V+9F, ou somente C86V+9F caso você esteja na capital paulista – o código não considera capitalização, então pode ser escrito no formato 588mc86v+9f.
Antes, o Google Maps já permitia pesquisar por códigos plus no campo de busca. Agora, o app também permite descobrir o código de qualquer lugar ao inserir um pino no mapa. Toque e segure sobre uma localização e acesse o card com mais informações. Abaixo da foto estará o código, copiado para a área de transferência com um toque.
Se já existem endereços e coordenadas, para que mais um código de localização?
Os códigos plus são menores e mais simples que as coordenadas, e são universais: não dependem de mudanças de ruas, numeração de casas e outras variáveis. Isso os torna mais práticos para informar sua localização em um parque grande, em shows e festivais – copie o seu código e mande pelo WhatsApp para o amigo descobrir exatamente onde você está.
Além disso, os códigos plus têm um forte apelo para uso em desastres naturais e desabamentos. Eles funcionam off-line e podem ser usados para encontrar sobreviventes sem depender do nome da rua – considerando que, em muitos desses casos, elas até deixam de existir.
Além dos códigos plus, o Google Maps Beta estreou uma nova tela de chegada de trajeto, que mostra informações do destino. Outra mudança é por baixo dos panos: o app já traz indicações de que irá mostrar, no futuro, limites de velocidade na estrada ao usar o recurso de navegação.
O Google Maps Beta versão 9.3.5 pode ser testado por qualquer usuário, desde que entre no programa de testes antes de atualizar o app para Android – é possível fazer isso na própria Google Play.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários