LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Furada? Vendas fracas levam empresas a reverem mercado de tablets

30 de agosto de 2016 65

O mercado de tablets sempre foi muito controverso. Em 2010 a Apple entrou nesse mercado com o iPad, atraindo diversas concorrentes. Por um certo tempo, as vendas cresceram, assim como o número de empresas que se aventuravam por esse mercado. Entretanto, os tablets causavam muita estranheza nas pessoas, já que era grande demais para ser tão portátil quanto um smartphone e nem tão produtivo quanto um notebook. Por conta disso, muitas pessoas acabaram não vendo necessidade de comprar novos modelos com tanta rapidez ou até mesmo não adquirir um.

Isso levou o mercado de tablets para uma incrível baixa, com diversas empresas diminuindo o número de modelos que disponibilizava para vendas ou deixando o mercado por completo. É o caso da Motorola, que desistiu de atualizar sua linha Xoom, deixando-a morrer na segunda geração.

E, conforme as vendas de tablets continuam a cair, mais empresas sofrem com esse problema e desistem desse mercado. Em 2016, por exemplo, a Asus é esperada para vender menos de 3 milhões de tablets em todo ano. Por conta disso, a empresa decidiu diminuir o número de pessoas trabalhando em tablets, transferindo seus funcionários envolvidos nessa área para outros setores como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Outra empresa que pretende largar o mercado de tablets é a Acer. Por conta da baixa nas vendas, a empresa decidiu limitar a produção de seus tablets voltados para o mercado de entrada. Além disso, a MSI, que ficou conhecida por lançar aparelhos de alta produtividade, deixou o mercado totalmente.

Uma das únicas empresas que parecem não estar sofrendo tanto com a baixa nas vendas de tablets é a Apple. No começo do ano, especialistas informaram que o lançamento do iPad Pro ajudou a Apple a manter sua liderança no mercado e acreditavam que a empresa tinha vendido dois milhões de unidades.

Mas se o mercado de tablets vai mal, as vendas de dispositivos 2-em-1 continua crescendo. Apesar da fonte não informar nenhum número, foi falado que os aparelhos híbridos estão apresentando altas nas vendas, possivelmente por conta da decisão da Microsoft de tornar o Windows 10 um sistema mais universal. De qualquer forma, também foi dito que, apesar de registrar alta, os dispositivos híbridos ainda não conseguem vender o bastante para compensar as baixas vendas dos tablets.


65

Comentários

Furada? Vendas fracas levam empresas a reverem mercado de tablets
  • O problema não é o conceito do tablet mas sim a qualidade. A maioria esmagadora tem pouca memória, 8GB a no máximo 16GB, raros são os que tem caneta (Stylus), falta atualização de sistema, falta também conectividade com outros dispositivos. Já tive diversos tablets, Windows, iOS e Android, dos quais dois foram da Samsung com a caneta S Pen, sempre usei eles mais do que o meu computador de mesa. A S Pen é incrivelmente útil, o aplicativo de notas é fantástico, por isto mudei de dispositivos da Apple para o Galaxy Note 5 e o Galaxy Tab A 9.7, faço praticamente tudo com eles. O que mais desejo hoje é que a Samsung coloque no mercado um novo modelo do Galaxy Tab com tela de alta resolução, seria perfeito.

      • Mas o mundo de tablets praticamente começou e perdurou por muito tempo com um tablet que só na última versão ganhou uma caneta, o iPad. O que falta mesmo são preços justos! G Pad (V500) Snapdragon 600, 2GB de RAM, 16GB por R$500, iPad Mini 16GB por ~R$800, já vi esses preços, pena que não voltam!

        • olha tecnologia seja ela de que formato for feita vem de bom tamanho pra este nosso mundo moderno ,gente que tem poucas condições e nunca usou qualquer produto ,como um celular um computador não tem noção das facilidades quew trás neste nosso mundo modero ,e pra melhorar ajuda até nossa juventude ,com facilidades pra adentrar num mundo moderno e novo

            • Tenho tablets, ipad e com android e até com w10 sempre uso um pouco cada um acho super uteis, em casa poupo a bateria do celular usando os tablets sempre q sai algum app novo p/ ios ou android dou uma testada pelo tablet principalmente jogos alguns na tela do celular são injogaveis.

                • Também sou do tipo que prefere tablet. Não consigo ler na internet nem ver vídeos no YT em telas de 5". Nada melhor que um aparelho portátil, com bateria que dura 1 semana dependendo do uso, e tela grande com ótima resolução. Celular pra mim é ligação e Whatsapp. Tablet pro restante. Eu tinha um Galaxy Note 8.0 que usei 3 anos e agora ele deu problema, que ainda pretendo consertar, e agora estou com um iPad Air 2. Não gasto muito com celular, mas tablets pra mim tem mais utilidade. Até pra vistoriar obras e imóveis aquele Note 8.0 me servia, aí vem uma galera dizer que celular faz o mesmo... Nunca...

                    • Vc eh colecionador ou político?! Kkkkk

                        • Sou usuario comum, embora pequeno há sim um publico que aprecie os tablets q nao devem morrer subitamente.

                            • Morrer pode até não morrer, mas preço alto somado a um produto não muito necessário, conheço varias pessoas que tem 2 a 3 celulares mas nenhum tablet. No fim das contas tablets são mais pra alguns poucos que gostam mesmo

                              • Acho que é político. Só pode. Ou desenvolvedor, embora ele não tivesse falado nada a respeito.

                                  • Apenas curto tablets mesmo, tem gente q nao gosta de PC ou de notebooks ou o celular é mto pequeno ai tem o tablet é só mais uma opção mesmo.

                                      • Eu só acompanhei a zoeira do outro. Que por sua vez falou isso porque vc disse que tinha iPad, Android e os 2-em1 com Windows. Daí vem logo na cabeça: Pra que o cara tem tantos tablets se apenas um já resolve? Entendeu. Mas eu só acompanhei a zoeira.

                                          • Pois é cara. Fico observando alguns comentários e chego a conclusão que cada vez aparecem mais haters aqui nesse site rsrs. As pessoas tem que entender que tudo é questão da necessidade e finalidade para qual outra pessoa adquire um tablet. Mas aí vem uns caras que não sabem dessa necessidade e começam a ironizar ou desdenhar dos outros. Eu tenho tablet em casa e uso para consumir mídias, além de fazer o que vc citou (testar aplicativos antes no tablet), mas tem cara que não aceita isso e fica desdenhando.

                                              • Epa Eu não sou Hater.. Gosto de zuar um pouco pra descontrair mas tem uns aqui que passam dos limites. Eu iria comprar um tablet pra estudar musica , mas no fim das contas peguei um notebook. Tablets melhores são caros e notebooks acabam compensando mais, no meu caso peguei um Asus tela 15,6 por 1.500 qualquer tablet com resolução melhor tava beirando a casa dos 1.000

                                                  • Foi mal se me referia vc de forma inadequada. Mas as vezes perco a paciência lendo algumas postagens aqui rsrs.
                                                    Vou dar um exemplo de uso do tablet na minha casa, além dos que eu já citei. Minha esposa estuda para concurso e costuma fazê-lo usando o tablet para leitura e ver vídeos além de acompanhar professores pelo periscope. Então, é como eu escrevi a pouco. Cada pessoas tem suas necessidades. Não adianta outros tentarem generalizar.

                                                      • Aki meus filhos não largam o Pc e Eu iria até comprar outro mas deixei pra black fraude.. Mas como Eu tinha que continuar os estudos cogitei um tablet mas no fim preferi um not mesmo

                                                          • Meu note eu nem deixo meus filhos chegarem perto rsrsrs. OS moleques tocam o horror!!! Eles curtem muito ficar vendo vídeos no youtube e Netflix, então eu forço para que eles usem o Xbox ou tablet mesmo.

                                              • A Samsung também segue apostando no segmento. Mas de 2 anos pra cá, é nítido o quanto o ritmo de lançamentos dela diminuiu. Se em smartphones ela lança dezenas de modelos, em tablets, se chegar a 10, é muito, e desses, só 1 ou 2 é flagship, o resto é tudo mid-range pra baixo.

                                                  • quem foi que falou mesmo que o Linux é o melhor?? kkkkkkkkkkkkkkkk. Tô vendo, viu. Bom demais, tanto no PC, quando em Tablets. kkkkkkkkkkkkkkkk.

                                                      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... E quem tem dúvida disso? Meu tab S da BostaSung ou melhor ElanãoatualizaSung, ainda espera pelo Android M e até agora nada. Sem mencionar que vez ou outra ela trava bonitinho. Horrível Tablets Android. Só presta para a criança brincar mesmo e mais nada. Já os 2-em-1, esses sim, são tablets de verdade, isso quando não vem com as porcarias dos Atoms, né. Mas se vier com Core i3 ou até o Core M, ainda vale a pena. PS: Além dos tablets Android não prestarem pra nada, ainda cobram os olhos da cara neles. Acho bem feito essa queda. E se os 2-em-1 continuarem com preços altos, eles também terão quedas nas vendas. Não tem como uma empresas sustentar por tanto tempo esse preços absurdos aí.

                                                        • O problema é apenas o preço, tanto do equipamento quanto do conteúdo para consumir nele. Quem lê quadrinho, revista ou jornal virtual em um tablet sabe que qualquer outra coisa é desconfortável. 2 em 1 é pesado e desajeitado (além de ser caríssimo). Celular tem pouca área útil (geralmente tem até os botões na tela) e possui mais distrações para quem quer focar na leitura. Tive um Galaxy Tab e mudei para um Nexus 7 e não troco por nada.

                                                            • Me desculpe, mas onde que eles são desajeitados? Pesado sim, mas também não é tão pesado assim. Até porque eles vem com muito mais qualidade, coisa que Tablets Android não sabem o que é. E pelo o que o Tablet Android oferece, eles, no final da conta, sai bem mais caro do que um bom 2-em-1. Pode chorar agora. Linux e Android nunca foram um bom sistema. Nem mesmo em Smartphones. Mas as pessoas querem empurrar à força goela abaixo eles, como sendo o suprassumo. Coisa que na verdade não são. quem tem o pé no chão sabe do que eu estou falando. PS: Me refiro ao Linux, porque todos adoram abrir a boca para falar que o Android é Linux. então... PS2: O Symbian dá uma surra no Android em todos os quesitos. Pena foi ele não ter evoluído melhor para telas sensíveis e não ter facilitado o manuseio dele, pois o mesmo era bem complicado de mexer em funções mais avançadas. Tirando isso, o Symbian dava uma surra no Android. Agora podem Chorar. Uso, ou melhor, usei Android desde a versão 2.0 e passei por todas as versões, assim como iOS no iPhone 4s e Windows Phone, Symbian, desde o N95, passando pelo N82 e terminando no N8.

                                                                • Vamos lá! Tipos de 2-em-1: o clássico livro (como o Lenovo Yoga) - fica com o teclado exposto, o 360 (HP x360) - que precisa levantar a tela, girar a base e descer a tela, o com tela destacável (Asus Transformer Book) - nada mais é que um tablet com um teclado que encaixa, slide (LG Slidepad) - quando em modo notebook não tem tanto ângulos ajustáveis e o mais adequado ao meu ver, tela rotatória (como o Dell XPS 12) ou uma tela secundária (Asus Taichi 21), mas ambos pecam pelo custo/benefício e o cuidado extremo necessário.

                                                                    • Sobre o peso, desde que apresentou o primeiro Kindle Touch, a Amazon só tem mudado duas coisas a cada geração: design (para ficar mais fácil de ser segurado) e peso (justamente para a pessoa poder ficar com o dispositivo na mão por longo tempo). Uma HQ tem umas ~25 páginas, imagina ler um arco inteiro (geralmente 10 edições ou mais) segurando um dispositivo de um quilo, eu não sei não hein...

                                                                        • Quanto ao Android, as coisas mudam. Mesmo aplicativos esticados, não há problema no uso (só a aparência do aplicativo mesmo), jogos são mais interessantes e até mais fáceis nos tablets. O tablet não lida com certos processos e hardware que um celular lida, aí a bateria dura mais e o desempenho é melhor. O preço de tablets com iOS ou Windows tornam eles proibitivos, e com exceção de aplicações próprias e uso de periféricos, não há exatamente algo que não dê para fazer num tablet Android. Vai da necessidade e uso da pessoa.

                                                                        • Não. Me referi aos 2-em-1 tipo Surfaces Pro.

                                                                            • O que são? Um tablet com um teclado que encaixa. Podem rodar o Windows comum mas não deixam de serem tablets. Ah, ainda sofre com o problema de não poder deixar a tela na posição desejada quando usado como um notebook, em pé, 90°, não dá.

                                                                                • Sim, exatamente como os Surfaces Pro. Apesar de terem uma aparencência de um Tablet, mesmo assim, internamente eles são Notebooks. Vc sabe disso. E é por isso que eles tem tudo para dominar. Mas só não vale colocar preços estratosféricos só porque eles são mais portáteis que um Notebook e mais produtivos do que um Tablet normal. Se os preços continuarem a subir muito, vai ser bem ruim ter boas vendas. Só acho.

                                                                              • Usei o Android da versão 2.0 até a versão 6.0.1 e nunca usei o Meego da Nokia. Tirando o Meego, o resto já usei. E o Android é de longe o pior entre os sistema operacionais. Principalmente para Tablet. Fato!

                                                                                  • Android não presta em tablet, o ios é até bom pois os apps são pensados para ele

                                                                                      • Por que vc acha que Android não presta para tablet (sem levar o lado hater em conta)? Cada pessoa tem um uso, e para o meu uso e de muitas outras pessoas, o Android serve muito bem para tablet. Muitos aplicativos já foram otimizados para o uso nesses dispositivos e rodam muito bem. Aquele papo de que os aplicativos ficam esticados e mal formatados aos poucos deixa de "colar". O que deve ser levado em consideração é o uso de cada um.

                                                                                          • Pois é. Agora pagar mais de 2.500 num Tablet só pra mídia é sem sentido. Muito melhor pagar mais caro e pegar os 2-em-1 da Microsoft que dá para consumir mídia e muitas outras coisas, como produtividade. Nada bate os 2-em-1, nada. Nem mesmo os iPads, mesmo a versão Pro. Agora, se a pessoa tem dinheiro e quer joga-lo no lixo, blz, compre os caríssimos Android para apenas ver vídeos e usar os mesmo aplicativos que tem no Smart. Porque Smart todos tem. Então os aplicativos podem muito bem serem usados no Smart. PS: Tenho uma porcaria travoso do Tablet Tab S da Samsung e que até agora só teve uma atualização. Sei do que estou falando. E os apps uso mais no Smart do que no Tablet.

                                                                                              • Quem pagou R$ 2.500,00 em um tablet? Você? Eu não paguei. Sempre acompanho promoções e comprei um Tab PRO por 600,00 reais. Não jogo dinheiro fora!! E vou dizer mais. Vez ou outra eu jogo no tablet. Jogos bobos, como BIA, FIFA e um ou outro de simulador de avião. E me atende muito bem!

                                                                                                  • Como vc falou, jogos bobos. Agora, onde vc comprou um Tab Pro por 600 reais? Era novo de loja? O preço estava realmente bom.

                                                                                                      • Sim, era novo. Eu acesso e acompanho o Hardmob/promocoes diariamente e sempre aparecem boas promoções por lá. Comprei em 2014 se não me engano. Eu me recuso a gastar muita grana em um aparelho desse tipo. Ainda mais depois da decepção que tive recentemente com a LG.

                                                                                                          • Paguei 1500, em um ipad mini e gostei muito, vendi porque usava muito o smartphone e o PC, já tive tablet Android e posso afirmar que é lixo.

                                                                                                              • Tambem tive um tab pro me lembro q comprei por 630 na americanas tambem em 2014 o tablet era show resolução otima e nunca recebia atualização kkkk mas fui roubado como gostei muito de tablets fui comprando outros ^^

                                                                                                                  • Somos dois. Nem quero pagar muito dinheiro nessas coisas. E tive várias decepções com a LG e a Samsung também.

                                                                                                                      • Essa LG cagou o pau no G4. Gastei uma grana boa e o aparelho deu um monte de problemas. Foi para a AT 3 vezes e eu resolvi pedir a grana de volta. Pelo menos já recebi o retorno e eles vão ressarcir o valor que paguei. Estou aguardando pois ainda está no prazo de devolução. Ainda me ofereceram um G5 SE como compensação. Logicamente eu não aceitei. Poderia até aceitar e tentar vender (provavelmente conseguiria mais do que vou receber pelo ressarcimento do G4), mas não quis arriscar. Ainda tenho um G3 aqui que está apagando a tela, mas como já passou o prazo de garantia eu vou ter que tentar por via judicial mesmo.

                                                                                                                          • Já notei nesse ano que a LG embute alguma coisa para que o aparelho dê problemas depois de um tempo pré determinado por ela. Que pode ser depois de um ano ou depois de 2 anos. Pouco tempo depois desses prazos. LG eu não quero nunca mais, mesmo se aparecerem em promoções.

                                                                                                                              • Cara, chega a ser assustador isso. Dê uma olhada no Reclame aqui ou na comunidade do G3 e G4 no G+. A quantidade de aparelhos com problemas que aparecem logo após o término da garantia é muito grande. Então, vou passar um bom tempo sem adquirir produtos da LG, pois estou escaldado com essa empresa.

                                                                                                                      • No final das contas, paguei mais de 2 mil para ver apenas vídeo. Que negoção eu fiz. SQN. Foi a pior compra de toda a minha vida. Joguei mais de 2 mil no lixo. Pois faria a mesma coisa no Smart. Como eu disse: Melhor seria se eu pegasse os 2-em-1 , assim, poderia fazer muito mais cosias do que apenas ver vídeos.

                                                                                                                      • Como falei antes lá no começo. Quem realmente entende sabe se Android presta.

                                                                                                                          • Ops! o comentário não foi pra mim. Sorry.

                                                                                                                              • Não foi mas eu respondo, sem problema. Acho que quem não entende de algo aqui não são os usuários de Android. Lamento te informar...

                                                                                                                                  • Já usou Symbian? iOS? Entende como eles funcionam? Já os usou de forma mas, digamos, Hardcore? Quem sabe assim, vc entenderia o que estou falando. Mas, quem tem dinheiro para jogar fora, fiquem a vontade para comprar.

                                                                                                                                      • Sim, usei Symbian, tive N 95, N 81, N 80 entre outros e usei bastante. Exigi muito dos aparelhos. iOS eu não uso e nem pretendo usar, pois na minha opinião, isso sim é jogar dinheiro fora. Sistema que não permite modificar quase nada. Que te prende e não te dá liberdade. E paga-se muito por tão pouco.

                                                                                                                                          • Vc é controverso!! acompanho site a algum tempo tem hora que Vc fala mal do iOs, tem hora que fala que é bom que usa e que é excelente em atualização que tem iPhone e blá bla bá.. Tem hora que Vc critica.. Só pra constar ainda lembro quando Vc teve um comentario deletado por falar que IPHONE É O SMARTPHONE DOS BOIOLA KKKKKKK agora vai dizer que não?!

                                                                                                                                              • kkkkk meu comentário foi excluído por que eu escrevi a respeito de design de aparelhos. Disse que era coisa de boiola sim. hehehe. Com relação ai iOS, eu até acho q pode ser bom e estável. Mas como eu escrevi acima eu não compraria pois acho caro e que não vale o que se paga por um dispositivo iOS. Mas isso não impede de eu achar um sistema estável e bom. Porém caro. Muito caro!!

                                                                                                                                                  • Eu ri até Hj.. aí a resposta que Vc deu pros caras que Te questionaram é que Vc não é politicamente correto, Eu aceito que iOs é excelente mas não pago o valor cobrado de jeito nenhum, até o raio do SE custa caro

                                                                                                                                                      • hehe. realmente não gosto desse negócio de politicamente correto. Eu procuro me esforçar muito para não ofender ninguém e sempre que erro e percebo meu erro eu faço questão de me desculpar. Agora os caras estavam cheios de mimimi... Aparelho tal é bonito por isso, outro é feio por aquilo e nem falavam das especificações. Aí eu chutei o balde e mandei aquela resposta. Os caras denunciaram e tomei uma clicada. kkkkk
                                                                                                                                                        Com relação ao iOS, eu também não tenho coragem de pagar o que pedem, por melhor que seja.

                                                                                                                                                    • Tirando a questão das amarras e dos preços altíssimos, obviamente.

                                                                                                                                                        • Essa é a questão principal em minha opinião (os valores abusivos). Apenas uma vez paguei mais de R$ 2.000 em um aparelho. Se arrependimento matasse... rsrsrs

                                                                                                                                              • Nem para Smartphones o Android é bom. Não em comparação ao Symbian, iOS e WP. Fato. Só que para Tablet, ele chega a ser pior ainda. E eles cobram muito caro por esses Tablets lixo com Android.

                                                                                                                                        • O futuro é o Surface e mais aparelhos híbridos!

                                                                                                                                            • Na verdade são limitados e caros!! Se for barato demais a tela é porca, se for melhor.. acaba compensando mais um notebook

                                                                                                                                                • Tablets são desnecessários. Uma vez quase comprei um, mas bastou um pouco de pensamento objetivo para perceber que não preciso de um. %u263A%uFE0F

                                                                                                                                                    • Eu hoje uso um tablet PC, não me arrependo, para mim é altamente produtivo e o windows 10, mesmo estando longe da perfeição, se adequou perfeitamente nesse conceito.

                                                                                                                                                        • Deem uma olhada nessa matéria:

                                                                                                                                                          http://www.winbeta.org/news/satya-nadella-hurting-microsoft-long-run-saviour-bill-gates-initially-believed

                                                                                                                                                          Depois de 2 anos nem mesmo os 2 em 1 foram o que esperavam.
                                                                                                                                                          Claro. Devido a queda em geral na venda de PCs.
                                                                                                                                                          Já tablets, hoje, não vejo graça já que posso ter um smartphone de 5,5" que serve de tablet e celular.

                                                                                                                                                          • Pra mim tem aplicação profissional, não posso viajar sem levar meu Nexus 10 que ainda não achei substituto em terras tupiniquins

                                                                                                                                                              • Na minha família (uma é cunhada outra é filha) não ficam sem um tablet apesar de terem celular de 5". Eles tem tudo que precisam mesmo sendo Android. Tem até o MSOffice.
                                                                                                                                                                Mas, no meu caso acho desnecessário.
                                                                                                                                                                Vai da necessidade de cada um.
                                                                                                                                                                Já esses tablets que os pais compram para filhos para brincar, são aqueles xing ling mesmo que acho que nem entram na conta.

                                                                                                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas